Psicopedagogia

Comportamento Aprendido, você sabe o que é?

Mas, afinal o que é comportamento aprendido e como adquirimos?

gostou

Comportamento aprendido => Aquele que o ser desenvolve ao longo da vida através de experiências. Exemplo de comportamento inato: Todo recém-nascido chora quando precisa de algo, ninguém ensinou a ele que chorar faz com que lhe supram as necessidades. O choro, sucção e grito de bebês para ter alimento também são exemplos de comportamentos inatos. Os recém-nascidos muitas vezes saem do útero chorando; portanto, essa resposta para a fome, o medo ou desconforto é pré-determinado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

baby chorando

Como adquirimos comportamento aprendido?

Comportamento aprendido é moldado através da experiência, tal como através da aplicação de recompensas, castigos ou condicionado constante. Formas de comportamento aprendido observadas através da experimentação são habituação, sensibilização, imprinting, resposta condicionada, condicionamento instrumental e conceitos.

Em geral, um comportamento aprendido é aquele que um organismo desenvolve como resultado da experiência. Comportamentos aprendidos contrastam com comportamentos inatos, que são geneticamente programados e podem ser realizados sem qualquer experiência prévia ou treinamento. É claro, alguns comportamentos têm tanto elementos inatos quanto aprendidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Comportamentos aprendidos são muitas vezes desenvolvidos através da repetição. Os pais e/ou cuidadores tentam motivar comportamentos desejáveis ao premiar determinadas ações e implementação de consequências ruins para ações indesejáveis.

Se você gostou do post – Curta e comenta o que achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp