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Situação & Resolução – Criança com agressividade e baixa tolerância à frustração.

Criança com comportamentos agressivos, crises de choro, gritos, empurrões ou recusa intensa diante de erros, perdas ou regras.

Esse comportamento pode estar relacionado a:

  • Dificuldades emocionais não verbalizadas
  • Transtornos de neurodesenvolvimento (TDAH, TEA etc.)
  • Estilo parental autoritário ou permissivo
  • Baixa autoestima e insegurança
  • Dificuldade de lidar com frustrações cotidianas (não conseguir realizar uma tarefa, perder em jogos, ser corrigido, etc.)

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🎯 OBJETIVOS TERAPÊUTICOS:

  • Compreender as causas da agressividade.
  • Ensinar estratégias para autorregulação emocional.
  • Melhorar a tolerância à frustração de forma lúdica.
  • Desenvolver habilidades sociais e empáticas.
  • Trabalhar autoestima, autoconfiança e controle de impulsos.

🔍 ETAPAS E AÇÕES DETALHADAS

1. Avaliação e Entrevistas

  • Realizar entrevista com os responsáveis, para entender histórico de comportamento e rotina familiar.
  • Aplicar instrumentos como:
    • Teste de Desenho da Família (avalia laços afetivos);
    • Inventário de Comportamentos (checklist de sintomas);
    • Observação lúdica com mediação mínima (para ver como reage a regras e perdas).
  • Avaliar atenção, linguagem, cognição, autoestima e percepção de regras.

2. Estabelecimento de Vínculo e Segurança

  • Nas primeiras sessões, investir no vínculo afetivo e no sentimento de acolhimento e segurança emocional.
  • Usar jogos cooperativos sem foco competitivo.
  • Trabalhar expressão de sentimentos com recursos como:
    • Fantoches;
    • Jogo das emoções (ex: “Como estou me sentindo hoje?”);
    • Cartas ilustradas com carinhas e situações.

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3. Intervenções Psicopedagógicas Direcionadas

A) Agressividade

  • Trabalhar por meio de histórias terapêuticas com identificação projetiva (ex: livros como “O monstro das cores”).
  • Jogo do Semáforo Emocional (verde: posso fazer / amarelo: pensar / vermelho: não posso).
  • Criação de um “Cantinho da Calma” com estratégias de respiração, massinha, bola de pelúcia, frasco da calma, etc.
  • Usar cartazes de regras combinadas em parceria com a criança.

B) Baixa Tolerância à Frustração

  • Utilizar jogos com perda controlada (ex: jogo da memória, torre de blocos, boliche de números), mediando a frustração em cada situação.
  • Desenvolver rotinas com tarefas de começo, meio e fim, elogiando o esforço e não só o acerto.
  • Incentivar atividades em grupo para promover espera, turnos e cooperação.
  • Trabalhar com histórias sociais sobre errar, esperar e perder.

C) Desenvolvimento de Habilidades Sociais

  • Roda de conversa com perguntas como: “O que posso fazer quando fico bravo?”
  • Dramatizações com bonecos ou encenações curtas de conflitos e resolução.
  • Diálogos guiados com foco em empatia e escuta (ex: “Como será que o colega se sentiu?”).

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📚 Sugestões de Materiais da Psiqueasy para essa situação:

  • Coleção Intervenção Psicopedagógica – volumes sobre comportamento, emoções e autorregulação.
  • Coleção Trabalhando as Emoções – para identificação de sentimentos.
  • Trabalhando as Habilidades Socioemocionais – com atividades práticas e histórias.
  • Coleção Cartas Terapêuticas – ferramenta versátil para clínica e escola.
  • Coleção Que Emoção é Essa? – Apresenta e ensina como lidar com as Emoções

🏡 Envolvimento Familiar

  • Criar com os pais um “plano de ação para crises em casa”, com respostas claras e firmes, porém afetivas.
  • Enviar uma lista com 5 estratégias práticas para aplicar em casa (respirar junto, rotina visual, elogio do comportamento positivo, nomear emoções, reforço positivo).
  • Propor um quadro de reforço com carinhas e prêmios afetivos.

📈 Acompanhamento

  • Avaliar semanalmente o comportamento nas sessões.
  • Reavaliar o controle emocional e impulsividade a cada 6 sessões.
  • Envolver a escola (caso necessário) com sugestões práticas e relatório profissional.
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