Mindfulness & Aprendizado – Na Infância e Adolescência
Você já sabe o que é Mindfulness?
![](https://img.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-pessoas-planas-fazendo-perguntas_23-2148922528.jpg?size=626&ext=jpg&ga=GA1.2.1448447155.1639094400)
Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, focas sua atenção em cada movimento, situação, respiração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![Advertisement](https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2017/09/propaganda-blog-1.png)
Em uma tradução livre e resumida, o significado de mindfulness pode ser definido como atenção plena.
Mas como chegar a tal “atenção plena” e quais seus benefícios? De uma maneira mais ampla, mindfulness designa um conjunto de práticas meditativas que visam promover o funcionamento psicológico saudável.
Por que mindfulness é importante?
![](https://www.sheknows.com/wp-content/uploads/2020/08/quick-mindfulness-tricks.png)
É durante a infância e a adolescência que muitos transtornos mentais incapacitantes e progressivos se manifestam. Nesse sentido, o mindfulness infantil pode ser uma excelente forma de promover a saúde mental e prevenir transtornos maiores.
Afinal, apesar da aptidão humana para demonstrar em maior ou menor grau processos de resiliência, o conhecimento teórico e empírico nos mostra que é crucial garantir e proporcionar condições de desenvolvimento saudável nas fases iniciais do ciclo vital.
Muitas das iniciativas com a finalidade de complementar o trabalho escolar têm se apoiado nas crescentes e populares adaptações de programas baseados em mindfulness.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![Advertisement](https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2024/02/sistema-banner.jpg)
Como o Mindfulness contribuiu no processo de aprendizagem?
![](https://aerp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/mindfulness.jpg)
O objetivo do mindfulness na infância é proporcionar novas formas de aprendizado para o desenvolvimento e o cultivo de qualidades positivas e a criação de novos hábitos mentais.
Tais formas buscam oferecer ferramentas pessoais que contribuam para a promoção ou refinamento de habilidades cognitivas.
Além disso, o mindfulness pode aperfeiçoar a estabilidade emocional, atencional e metacognitiva das crianças e adolescentes e adultos, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social.
Cabe destacar ainda que, aliado à relevância desses objetivos, a aplicação e o estudo destes programas é uma meio para a integração transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![Advertisement](https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2022/12/diagnostico.jpg)
Exercícios de mindfulness para crianças e adolescentes.
![Mindfulness-O-que-é-e-quais-são-os-benefícios](https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Mindfulness-O-que-e-e-quais-sao-os-beneficios.jpg)
Alguns exemplos de meditações do mindfulness podem incluir:
- A meditação da respiração (consciência da respiração);
- A meditação caminhando (consciência dos movimentos);
- O escaneamento corporal (consciência das diferentes partes do corpo);
- A meditação das sensações (consciência da percepção de diferentes estímulos sensoriais); exercícios de imaginação guiada;
- A prática da atenção plena com movimentos e posturas físicas;
Na educação, a inserção de práticas meditativas e contemplativas como o mindfulness é uma tendência nova no Ocidente, mas que parece promissora, conforme inúmeras pesquisas têm apontado.
Um aspecto importante dessas práticas quando utilizadas em escolas é que elas devem ser adaptadas às faixas etárias das crianças e adolescentes.
![](https://img.freepik.com/vetores-gratis/ok-ilustracao-do-conceito_114360-2039.jpg?w=2000)
Fonte: