Testes & Materiais Gratuitos

#4 Atividades Psicopedagógicas – Jogo de formação de Palavras_Parte IV

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.

Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano. A compreensão e sentido daquilo que o cerca inicia-se quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os sons, os odores, o toque, o paladar, de acordo com Martins (1994) são os primeiros passos para aprender a ler.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

  “Os jogos educativos são aqueles que contribuem para formação das crianças e geralmente são direcionados para a educação infantil”. Essas autoras ainda elucidam teoricamente que os jogos são divididos em dois grupos: os de enredo e os de regras. (Souza 2011)

Sugestão de Jogo para baixar e imprimir gratuitamente:

Jogo de formação de palavras.pdf · versão 1-3_001

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Para fazer o Download das imagens basta clicar com o botão direito do Mouse, escolher a opção “Salvar Como ou  Copiar Imagem”

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).

Em sua visão é pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. A criança que brinca livremente, no seu nível, à sua maneira, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

O brincar está relacionado ao prazer. 

Prancha Braille e Libras

antes-depois-do-psiqueasy

Leia ainda:#3 Atividades Psicopedagógicas – Prancha do Alfabeto em Braile e Libras – Parte III

Veja também: #2 Atividades Psicopedagógicas para Imprimir – Lógica Matemática – Parte II

25 comentários sobre “#4 Atividades Psicopedagógicas – Jogo de formação de Palavras_Parte IV