DestaqueMateriais Psicopedagogia e NPpPsicopedagogia

Teoria e Prática DAE – Avaliação, Intervenção & Diagnóstico – Vol. 03

O diagnóstico psicopedagógico, assim como a Avaliação e Intervenção são processos, contínuos e sempre revisáveis, onde o (a) psicopedagogo(a) inicia numa atitude investigativa, até a obtenção dos resultados.

Após o Psicopedagogo estar de posse de todas as informações importantes sobre a história do aprendente/paciente, desde sua gestação até sua chegada à escola é necessário planejar a avaliação diagnóstica inicial em todos os seus aspectos.

Por que adequar a Teoria a Prática?

Nesse processo é crucial determinar corretamente os instrumentos e os atores envolvidos para se obter o máximo possível de informações que contemplem a resolução das queixas apresentadas, levando em consideração que é durante esse período que deve ser estabelecido no planejamento os aspectos importantes do desenvolvimento do aprendente/paciente, com atividades muito bem planejadas, devendo ser avaliados, tais aspectos:

  • Cognitivos;
  • Memória(Memórias Mediatas (de longa duração/Memória Episódica);
  • Semântica;
  • Processual;
  • Visual (Percepção e discriminação/Constância de percepção /Percepção de figura – fundo);
  • Auditiva (Discriminação de sons/Discriminação auditiva figura – fundo);
  • Percepção (Percepção visual/Percepção auditiva/Percepção Corporal/Percepção Tátil/Percepção Temporal/Percepção espacial/Ritmo);
  • Atenção (sustentada/dividida/seletiva);
  • Raciocínio Lógico (dedutivo/indutivo/abdutivo);
  • Linguagem (Verbal/Não Verbal);
  • Pensamento (criativo/crítico/analítico/síntese/dedutivo/indutivo/questionador/sistémico);
  • Funções executivas;
  • Aspectos Metacognitivos;
  • Desenvolvimento Motor e Psicomotor;
  • Aspectos pessoais/Interpessoais/Afetivos;
  • Comunicação (oral/escrita);
  • Avaliação das áreas de conhecimento dentre outros.

Nesse volume a avaliação e propostas de observação psicopedagógica tem como objetivo situar os recursos utilizados e as dificuldades da criança, jovem e até mesmo adultos no processo de apropriação do conhecimento.  Os recursos favorecem a obtenção e compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo em seu processo de aprendizagem e adaptação escolar.

São 191 páginas com orientações, esclarecimentos, instruções e sugestões de entrevistas, formulários, dentre outros recursos com abordagens claras e objetivas sobre como aplicar a teoria no decorrer da prática.

Veja o que você vai encontrar nesse volume:
  • Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico
  • O Processo Diagnóstico
  • A Hora do Jogo Psicopedagógico
  • Testes e Provas
  • Devolução Diagnóstica
  • Diagnóstico e os Fatores que Influenciam no Processo
  • Técnicas Diagnósticas Psicopedagógicas
  • Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica
  • Diagnóstico
  • Prognóstico
  • Indicações
  • Como Descrever a Queixa
  • Entrevista com o Sujeito
  • Inventário da Figura Humana
  • E.O.C. A – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
  • Principais Obstáculos das Dificuldades de Aprendizagem
  • Roteiro de Observação
  • Observação Lúdica – Hora do Jogo
  • Inventário da Hora do Jogo
  • A Hora do Jogo é um Importante Instrumento de Análise e Levantamento de Dados no Diagnóstico Psicopedagógico.
  • Diagnóstico Operatório
  • Provas do Diagnóstico Operatório
  • Quadro de Seleção de Provas Conforme a Idade
  • Modalidades de Aprendizagem
  • Da Modalidade do Processo Assimilativo-Acomodativo á Modalidade de Aprendizagem
  • Uma Definição Ampliada das Modalidades de Aprendizagem
  • Provas Operatórias Piagetianas
  • Questões para a Causalidade
  • Prova/Misturas
  • Prova Noção de Distância
  • Prova Noção de Longitude
  • Prova Noção de Longitude
  • Prova Noção de Superfície
  • Técnicas Projetivas Psicopedagógicas
  • Advertências Necessárias
  • Análise das Provas Projetivas Psicopedagógicas
  • Protocolo de Provas Projetivas
  • Prova do Realismo Nominal
  • Orientação Espacial da Leitura
  • Avaliando a Leitura
  • Prova de Leitura Sem Imagem
  • Prova de Leitura Com Imagem
  • Observação de Leitura
  • Leitura Compreensiva
  • Linguagem Oral
  • Amostra da Linguagem Oral
  • Teste de Audibilização
  • Roteiro de Observações do Desempenho Lógico Matemático
  • Orientação Temporal
  • Informação Social
  • Exercícios de Noção de Tempo / Orientação Temporal
  • O Processo de Aquisição da Linguagem Escrita Realizado pela Criança
  • Prova do Realismo Nominal
  • Leitura de Palavras Escritas
  • Níveis da Escrita
  • Provas de Diagnóstico Operatório
  • Sugestão de Instrumento de Planejamento
  • Avaliação e Correção de Rumos
Veja o que estão comentando sobre nossos materiais nas redes sociais:

Comentários sobre os materiais da PsiquEasy


Coleção Materiais para Dificuldades Específicas de Aprendizagem – DAE

Estamos com uma super promoção para quem deseja adquirir a coleção completa, clique no botão a seguir ‘Saber Mais’

Saber Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp