Teoria e Prática DAE – Avaliação, Intervenção & Diagnóstico – Vol. 03
O diagnóstico psicopedagógico, assim como a Avaliação e Intervenção são processos, contínuos e sempre revisáveis, onde o (a) psicopedagogo(a) inicia numa atitude investigativa, até a obtenção dos resultados.
Após o Psicopedagogo estar de posse de todas as informações importantes sobre a história do aprendente/paciente, desde sua gestação até sua chegada à escola é necessário planejar a avaliação diagnóstica inicial em todos os seus aspectos.
Por que adequar a Teoria a Prática?
Nesse processo é crucial determinar corretamente os instrumentos e os atores envolvidos para se obter o máximo possível de informações que contemplem a resolução das queixas apresentadas, levando em consideração que é durante esse período que deve ser estabelecido no planejamento os aspectos importantes do desenvolvimento do aprendente/paciente, com atividades muito bem planejadas, devendo ser avaliados, tais aspectos:
- Cognitivos;
- Memória(Memórias Mediatas (de longa duração/Memória Episódica);
- Semântica;
- Processual;
- Visual (Percepção e discriminação/Constância de percepção /Percepção de figura – fundo);
- Auditiva (Discriminação de sons/Discriminação auditiva figura – fundo);
- Percepção (Percepção visual/Percepção auditiva/Percepção Corporal/Percepção Tátil/Percepção Temporal/Percepção espacial/Ritmo);
- Atenção (sustentada/dividida/seletiva);
- Raciocínio Lógico (dedutivo/indutivo/abdutivo);
- Linguagem (Verbal/Não Verbal);
- Pensamento (criativo/crítico/analítico/síntese/dedutivo/indutivo/questionador/sistémico);
- Funções executivas;
- Aspectos Metacognitivos;
- Desenvolvimento Motor e Psicomotor;
- Aspectos pessoais/Interpessoais/Afetivos;
- Comunicação (oral/escrita);
- Avaliação das áreas de conhecimento dentre outros.
Nesse volume a avaliação e propostas de observação psicopedagógica tem como objetivo situar os recursos utilizados e as dificuldades da criança, jovem e até mesmo adultos no processo de apropriação do conhecimento. Os recursos favorecem a obtenção e compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo em seu processo de aprendizagem e adaptação escolar.
São 191 páginas com orientações, esclarecimentos, instruções e sugestões de entrevistas, formulários, dentre outros recursos com abordagens claras e objetivas sobre como aplicar a teoria no decorrer da prática.
Veja o que você vai encontrar nesse volume:
- Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico
- O Processo Diagnóstico
- A Hora do Jogo Psicopedagógico
- Testes e Provas
- Devolução Diagnóstica
- Diagnóstico e os Fatores que Influenciam no Processo
- Técnicas Diagnósticas Psicopedagógicas
- Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica
- Diagnóstico
- Prognóstico
- Indicações
- Como Descrever a Queixa
- Entrevista com o Sujeito
- Inventário da Figura Humana
- E.O.C. A – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
- Principais Obstáculos das Dificuldades de Aprendizagem
- Roteiro de Observação
- Observação Lúdica – Hora do Jogo
- Inventário da Hora do Jogo
- A Hora do Jogo é um Importante Instrumento de Análise e Levantamento de Dados no Diagnóstico Psicopedagógico.
- Diagnóstico Operatório
- Provas do Diagnóstico Operatório
- Quadro de Seleção de Provas Conforme a Idade
- Modalidades de Aprendizagem
- Da Modalidade do Processo Assimilativo-Acomodativo á Modalidade de Aprendizagem
- Uma Definição Ampliada das Modalidades de Aprendizagem
- Provas Operatórias Piagetianas
- Questões para a Causalidade
- Prova/Misturas
- Prova Noção de Distância
- Prova Noção de Longitude
- Prova Noção de Longitude
- Prova Noção de Superfície
- Técnicas Projetivas Psicopedagógicas
- Advertências Necessárias
- Análise das Provas Projetivas Psicopedagógicas
- Protocolo de Provas Projetivas
- Prova do Realismo Nominal
- Orientação Espacial da Leitura
- Avaliando a Leitura
- Prova de Leitura Sem Imagem
- Prova de Leitura Com Imagem
- Observação de Leitura
- Leitura Compreensiva
- Linguagem Oral
- Amostra da Linguagem Oral
- Teste de Audibilização
- Roteiro de Observações do Desempenho Lógico Matemático
- Orientação Temporal
- Informação Social
- Exercícios de Noção de Tempo / Orientação Temporal
- O Processo de Aquisição da Linguagem Escrita Realizado pela Criança
- Prova do Realismo Nominal
- Leitura de Palavras Escritas
- Níveis da Escrita
- Provas de Diagnóstico Operatório
- Sugestão de Instrumento de Planejamento
- Avaliação e Correção de Rumos