Como contornar as Dificuldades de Aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada à inúmeros fatores, tais como: métodos pedagógicos utilizados, ambiente físico ou até mesmo motivos relacionadas ao próprio aluno e seu contexto de vida.
O termo refere-se a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a um barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional. Por se tratar de questões pedagógicas, as dificuldades de aprendizagem podem ser resolvidas no ambiente escolar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os distúrbios de aprendizagem estão relacionados a problemas que não decorrem de causas educativas. Isso significa que, mesmo após uma mudança na abordagem educacional do professor, o aluno continua apresentando os mesmos sintomas. Isso aponta para a necessidade de uma investigação mais profunda, que determinará quais são as causas da dificuldade em questão.
Essas dificuldades são pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, geralmente associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Porém, é arriscado falar somente em uma causa biológica. Frequentemente, alunos que apresentam sintomas relativos a problemas de atenção, ansiedade ou agitação desenvolvem esses problemas por causa de algum conflito pessoal ou familiar — e não unicamente por razões de ordem fisiológica.
Quais são os principais distúrbios de aprendizagem?
Alguns exemplos de transtornos de aprendizagem mais conhecidos são:
- Dislexia
- Disgrafia
- Discalculia
- Disortografia
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja as sugestões de atividades que separamos para você aplicar e contornar as dificuldades de aprendizagem dos seus aprendentes/clientes.
A avaliação da ortografia deve trazer informações do nível ortográfico que a criança se encontra, revelando quais são os tipos de erros ortográficos e sua frequência de ocorrência na escrita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ter um bom desenvolvimento na escrita é necessário trabalhar com o aprendente os movimentos motores que são indispensáveis para o aprimoramento da mesma”.
O Tangram, também chamado de jogo das sete peças é um quebra cabeça chinês formado por sete figuras geométricas: dois triângulos grandes isósceles e congruentes, um triângulo isóscele médio, um paralelogramo, um quadrado e dois triângulos pequenos isósceles e congruentes (todos os triângulos semelhantes entre si.). Suas peças poligonais, juntas podem adquirir formas humanas abstratas e de diferentes tamanhos, de acordo com a forma e organização das peças, adquirindo assim um alto grau de dificuldade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A disortografia abrange um modelo de escrita que foge às regras ortográficas determinadas, geralmente é confundida com dislexia porém são distintas, uma vez que a criança com dislexia geralmente é disortográfica, enquanto que, a disortográfica nem sempre e disléxica. Atividades com essa ajudam aprendentes a contornar tais dificuldades.
A ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor, que é inerente, ela tem sido utilizada como recurso psicopedagógico. Os Jogos Matemáticos podem ser aplicados nas sessões, associados aos outros recursos utilizados, facilitando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico.
É de suma importância utilizar jogos e brinquedos para estimular o processo de aquisição do conhecimento.
Gostou dos exemplos que selecionamos para você baixar e imprimir gratuitamente? Temos muitas opções de atividades, brincadeiras, exercícios, jogos, testes dentre outros recursos para atender de maneira lúdica e eficiente seus aprendentes. Uma oportunidade incrível para tornar suas sessões cada vez mais criativas e exitosas.
Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp 021-97421-7212.
Se você ainda não conhece e quer saber mais sobre cada volume individualmente, veja nos links a seguir:
- TDA – TDAH – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 01
- Jogos Lúdicos /DAE – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 02
- Teoria e Prática – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 03
- Disgrafia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 04
- Disortografia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 05
- Dislexia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 06
- Discalculia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico -Vol. 07
- Psicomotricidade – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 08
Boa noite!
Gostaria de saber se consigo comprar os livros já encadernados.
Olá Nivaldeti, tudo bem?
Sim, basta entrar em contato com um dos nossos atendente para tirar todas as suas dúvidas e realizar sua compra caso tenha interesse. Whatsapp: (21) 97421-7212
Abraços…