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Teste de Snellen (“E” MÁGICO) *

Tabela (teste) de Snellen

tabela (teste) de Snellen, também conhecida como optótico de Snellen ou escala optométrica de Snellen, é um diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa.

A Criança não precisa saber ler para executar este teste.

Deve ser apresentado mais ou menos a 6 metros de distância. A criança tem que apontar ou falar para que lado o “E” está virado.

É aplicado normalmente em idade escolar.

Tampa-­se um olho da criança com um papel, e depois o outro. Este teste vai medir a acuidade visual de ambos os olhos.

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Observações durante a avaliação

Observada               Não Obs.

Se a criança inclina a cabeça                                                                                                  (     )                        (     )

Se a criança vira a cabeça para o lado                                                                                   (     )                        (     )

Se os olhos da criança estão lacrimejantes                                                                           (     )                        (     )

Se a criança franze a testa ou aperta os olhos                                                                    (     )                        (     )

Se a criança fecha um olho                                                                                                    (     )                        (     )

Se a criança pisca muito                                                                                                         (     )                        (     )

 

Sintomas Físicos

Se existe acúmulo de secreção nos cílios                                                                              (     )                        (     )

Se os olhos estão inchados (conjuntivite)                                                                             (     )                        (     )

Se as pálpebras estão inflamadas ou vermelhas                                                                   (     )                        (     )

Se existe secreção                                                                                                                   (     )                        (     )

Falta de coordenação na focalização dos olhos                                                                   (     )                        (     )

Sensibilidade anormal à luz                                                                                                     (     )                        (     )

 

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Comportamento e reclamações

Esfrega os olhos constantemente                                                                                         (     )                        (     )

Tentas melhorar a imagem                                                                                                     (     )                        (     )

Apresenta tontura ou náusea após ler ou escrever                                                          (     )                        (     )

Nistagma                                                                                                                                    (     )                        (     )

Reclama que os olhos estão queimando ou coçando                                                        (     )                        (     )

 

Quando a criança está olhando para objetos distantes

Se a criança fica com o corpo tenso ou bem rígido                                                          (     )                        (     )

Se existem contorções no rosto para enxergar melhor                                                   (     )                        (     )

Se a criança lança a cabeça para frente                                                                              (     )                        (     )

 

Quando a criança está lendo

Se pisca continuamente                                                                                                          (     )                        (     )

Se segura o livro perto demais                                                                                               (     )                        (     )

Se segura o livro longe demais                                                                                               (     )                        (     )

Se está sempre mudando o livro de posição                                                                      (     )                        (     )

Se é desatento a leitura                                                                                                          (     )                        (     )

Se cansa muito durante a leitura                                                                                           (     )                        (     )

Se cobre um olho com a mão                                                                                                (     )                        (     )

Se inclina a cabeça                                                                                                                   (     )                        (     )

Se substitui letras parecidas                                                                                                  (     )                        (     )

Apresenta tendência a perder­se nos parágrafos                                                                (     )                        (     )

OBS: qualquer destas trocas pode ser problema de acuidade visual:

o ­a;  h – n;  e – ç;  n – m;  f – t

Link indicado: http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/tabela-snellen-uso-e-interpretacao.pdf

Leia também: A Importância da Gestão da Informação na Psicopedagogia

Visite o site: Sistema Psicopedagógico

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