Psicopedagogia

Segurança da Informação na Psicologia

PsiquEasy é um sistema fácil e gratuito para psicólogos.

O PsiquEasy é de uso dos diversos profissionais da saúde mental como psicólogos. Feito pensando na necessidade de organização e segurança dos dados obtidos nos atendimentos.

O Código de Ética do Psicólogo aborda a questão do sigilo no seu artigo 9º – “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.” 

O psicólogo então visto o artigo acima é obrigado a respeitar o sigilo profissional, protegendo a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade e não revelando fatos que possam comprometer a intimidade das pessoas, grupos e instituições sob seu atendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Como se deve, contudo, lidar com esses tipos de documentos e informações de forma a garantir o necessário sigilo e, ao mesmo tempo, atender outras exigências da prática profissional? Enfim, como proteger esses dados?

Os seus dados não estão protegidos dentro de uma gaveta, nem em um armário, ou em uma sala trancada, nem tão pouco dentro do seu computador.

Por quê?

Vamos compreender o que pode acontecer nas situações citadas e que expõe você e a qualidade do seu trabalho.

Pense comigo:

Em uma gaveta mesmo que tenha chave não impede de ser arrombada por ladrões a procura de dinheiro ou informações que custam para alguns tanto quanto. Assim é também com o armário e com a sala trancada.

No caso do computador nada impede de ser invadido, estamos em uma era onde se descobrir senhas é uma coisa muito fácil, além de que com um simples vírus todos os seus dados poderão vir à tona, o que seria péssimo para qualquer profissional.

Outro fator que pode pegar de surpresa em todos os casos citados é um desastre como fogo. Imagine se sua sala pegar fogo e você não tiver tempo para resgatar nada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O que você poderá fazer?

Eu digo: NADA. Você pode estar pensando: essas coisas são muito difíceis de acontecer e comigo então, quase que impossível. Eu não corro esses riscos.

Será mesmo?
O que é risco ou falta de segurança?

Desde os primórdios da humanidade, incertezas, ameaças e oportunidades sempre andaram de mãos dadas. Hoje, assim como no passado, os riscos continuam fazendo parte do nosso dia-a-dia. Ao nos levantar, locomover, executar tarefas, divertir, participamos de eventos que nos expõem a riscos positivos e negativos e com as mais variadas intensidades.

Dada a onipresença do risco desde os primórdios da humanidade era de se esperar que a definição da palavra risco não fosse polêmica, mas unânime, porém não é o que acontece nem em relação á sua derivação nem a sua definição. No que tange á definição, segundo o dicionário Aurélio risco é: “um perigo”.

Já para Webster´s Dictionary risco é: “a possibilidade de perda ou prejuízo ou alguém criar um perigo.”

Nos dois casos as definições são no mínimo incompletas uma vez que consideram apenas o aspecto negativo do risco, não referenciando o lado positivo.

Para a ISO 31000 risco é: “O efeito da incerteza nos objetivos”.

A definição no meu entender ao colocar o risco como efeito também não o define corretamente, porque risco não é o efeito, mas a associação da incerteza com o efeito. Já o Institute for Risk Management define risco como: “A combinação da probabilidade de um evento e suas consequências”.

Entendo ser esta a definição mais próxima do que é risco, uma vez que expressa, de forma clara, que todos os riscos tem como característica três componentes, o evento, a probabilidade e o impacto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O componente evento estabelece a relação de causa e efeito.
Todo o risco tem uma origem ou causa e ao se materializar gera uma consequência ou efeito.

Os outros dois componentes a probabilidade, está associada à causa do evento e o impacto ao efeito da materialização desse evento. Ou seja, ao agirmos sobre as causas do evento alteramos a probabilidade de ocorrer e ao agirmos sobre o efeito alteramos o impacto. Das três condições as duas primeiras independem do gestor, estando sob seu controle apenas a redução das vulnerabilidades da segurança.

Observe então, que todos nós corremos risco, todos os dias, no entanto, podemos diminui-los e o PsiquEasy permite-nos proteger os dados obtidos nos atendimentos que são tão importantes para nossos pacientes. Proteger tais informações faz com que os pacientes se sintam mais confiantes e seguros, pois percebem que o profissional é organizado e certamente muito responsável.

Objetivos do PsiquEasy
  • Controlar cadastro de pacientes e responsáveis;
  • Controlar agendamento e atendimentos dos pacientes;
  • Controlar testes e atividades complementares;
  • Emitir Relatórios, Laudos, dentre outros documentos.
  • Gerenciar os Locais de Atendimento.
  • Controle Financeiro;
  • Segurança dos dados e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

 Mas nosso objetivo principal é garantir a segurança e organização dos seus dados. Fique a vontade para dar sugestões, opiniões ou tirar dúvidas.

Leia também: Software de Gestão para Psicólogos

Veja ainda: Materiais de Pedagogia, Psicopedagogia e Psicologia para baixar e Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp