Entrevista Inicial com os Pais ou Responsáveis
Nesse tipo de diagnóstico, o grau de importância da entrevista com os pais ou responsável pode variar.
Há casos em que ela deve ser realizada no início e no final do processo. Em outros casos é feita uma vez, quando não, em conjunto com os professores. Vai depender da natureza do caso. Essa variação ocorre porque geralmente não são os pais que solicitam o atendimento, mas o professor.
Por esta razão cabe ao psicopedagogo pedir a colaboração da família para amenizar os conflitos que por vezes eles nem sabem que existe. Portanto, os objetivos das entrevistas podem ser diferentes, dependendo de cada caso. A avaliação das informações obtidas nesta etapa oferece uma grande contribuição para o planejamento dos demais processos, por isso é indispensável.
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ROTEIRO PARA ENTREVISTA INICIAL
(com os pais ou responsáveis)
- Já receberam queixa do filho(a) no que se refere à aprendizagem? Quais são os problemas?
- Quando começou o problema? Ou quais fatos associam o problema?
- Quais foram e quais são as atitudes do casal diante desse problema?
- E o que vocês sentem diante dessa problemática?
- O que os professores dizem a respeito e o que vocês pensam e sentem?
- E em casa, como é? (queixa secundária)
- Fale-me sobre o dia do(a) filho(a) desde o levantar-se até o deitar e dormir.
- Fale-me sobre a rotina de um final de semana dele?
- Como é o comportamento do filho(a) ao fazer as lições?
- E como vocês reagem?
- Existe algum outro problema?
- Quais são as qualidades e eficiências de seu filho(a)?
- E os outros filhos como são?
- Conscientizar os pais sobre a função do psicopedagogo e questionar: O que vocês esperam de mim? (Levantar as fantasias de cura e a transferência de responsabilidades para o agente corretor.)
- Quero esclarecer que o seu filho será diagnosticado dentro de um determinado contexto: família, escola. Por esse motivo vocês deverão participar ativamente do processo. O que pensam sobre isso? (início do enquadramento.)
- Acrescento que sem a cooperação da família não será possível realizar um diagnóstico sobre o problema em questão. O que pensam sobre isso?
- Se houver concordância em prosseguir, vocês serão chamados para fornecer esclarecimentos e participar ativamente da fase diagnóstica, pois parecem ver que o problema se encontra no filho(a) e não percebem que a família tem contribuído para a instalação dessa dificuldade.
- (Neste momento, apontam alguns déficits na família e minimiza-se a culpa dizendo que os pais erram, muitas vezes com o intuito de acertar.). Faz-se uma pausa e espera-se o que fluirá dessa colocação.
- O diagnóstico será efetuado da seguinte forma… (fornecer os esclarecimentos nos dias e horários.). O que acham?
- Buscarei detectar o que é do aluno(a), da família e da escola e, no final do processo, apontarei os resultados e discutiremos a viabilidade do tratamento, horários e conscientização do filho(a) sobre o problema (entrevista devolutiva).
- Gostariam de acrescentar algo?
- Então, na próxima sessão serão coletados dados sobre a história de vida do seu filho(a).
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ENTREVISTA INICIAL
(com os pais ou responsáveis)
Data do estudo ____/____/_______
Nome do aluno(a):___________________________________
Série:_____________ Período:_________________________
Responsável:_______________________________________
Observações:
_______________________________ _______________________________
Psicopedadogo(a) Responsável
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Boa tarde, é de suma importância saber que podemos contar com vcs do psiqueasy, muito obrigada 🌷.
Boa tarde Edvana, tudo bem?
Somos gratos por contar com sua mensagem tão calorosa. Nós é que ficamos imensamente felizes em saber que estamos contribuindo de alguma forma com profissionais de excelência assim como você. Conte sempre conosco, pois é com muito amor e carinho que fazemos nosso trabalho. Abraços carinhosos.
Pp. Daliane Oliveira