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TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Teste de Competência de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) avalia processos de reconhecimento e decodificação na leitura silenciosa de itens isolados.

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O padrão de resposta permite identificar o estágio de desenvolvimento da leitura ao longo das etapas logográfica, alfabética e ortográfica.

Este estudo objetivou derivar tabelas de dados normativos para o TCLPP e seus sete subtestes, bem como correlacionar os desempenhos no TCLPP.

Em termos de escore total e em cada subteste, com Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças, Teste de Vocabulário por Figuras USP e Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral.

TCLPP-PRD
Frith (1990) identifica três estágios na alfabetização, durante os quais se desenvolvem diferentes rotas ou estratégias de leitura.

No primeiro, o logográfico, desenvolve-se a estratégia logográfica.

A criança faz reconhecimento visual direto de certas propriedades gerais da palavra escrita com base no contexto, na forma e na cor, mas não atenta à composição precisa das letras que formam a palavra, exceto usualmente pela primeira letra.

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Por exemplo, se forem trocadas as letras D por B, N por M, e D por P na palavra escrita McDonald’s, a criança não tenderá a notar a troca, desde que haja arcos dourados sobre fundo vermelho.

A criança trata as palavras escritas como se fossem desenhos e só consegue reconhecer palavras com as quais está bastante familiarizada, sendo incapaz de penetrar na composição grafêmica das palavras ou de ler palavras novas.

Tal leitura de natureza icônica e ideográfica limita-se ao reconhecimento do aspecto geral de palavras muito familiares.

No segundo estágio, o alfabético, desenvolve-se a rota ou estratégia fonológica.

A criança aprende a fazer decodificação grafofonêmica e passa a decodificar pseudopalavras e palavras novas, cuja forma ortográfica ainda não é familiar.

Contudo, a criança só pode ter sucesso no uso dessa estratégia se dominar a habilidade de decodificação grafofonêmica e se as palavras a serem lidas forem grafofonemicamente regulares.

Desse modo que a imagem fonológica resultante da decodificação soe familiar à criança. Como mais uma das palavras conhecidas já armazenadas em seu léxico auditivo lingüístico (isto é, léxico fonológico).

A decodificação de palavras grafofonemicamente irregulares tende a produzir erros de regularização fonológica e falhas de compreensão de leitura.

Crianças com dislexia fonológica mostram grande dificuldade em empreender decodificação grafofonêmica competente, o que ocorre em 67% dos casos de dislexia do desenvolvimento (F. Capovilla & Capovilla, 2004), e usualmente tentam adivinhar o que está escrito, cometendo freqüentes paralexias.

No terceiro estágio, o ortográfico, desenvolve-se a rota ou estratégia lexical.

A criança aprende a ler lexicalmente, fazendo reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras. Torna-se capaz de ler palavras grafofonemicamente irregulares, não mais cometendo erros de regularização grafofonêmica.

Desde que as palavras a serem lidas sejam comuns e familiares para a criança.

Crianças com dislexia morfêmica têm dificuldade em fazer esse reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras, o que ocorre em cerca de 10% dos casos de dislexia.

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ESCRITA
 FIGURA
 ITEM
 TIPO
 RESP
RESP ALUNO
 PONT
 CR
 CI
 VS
VV
 VF
 PH
PE
FADAfada01CRC         
CACHORROcamundongo02VSX         
XUNVACOsanfona03PEX         
BRUXAbruxa04CIC         
CAEBÇAcabeça05VVX         
HAPELHAabelha06VFX         
TÁXItáxi07CIC         
PÁÇARUpássaro08PHX         
ASPELOcoelho09PEX         
BATATAbatata10CRC         
GAIOgato11VVX         
TREMônibus12VSX         
XADREZxadrez13CIC         
FACAvaca14VFX         
FÊRApêra15VVX         
TOMADAtomada16CRC         
CINAUsinal17PHX         
MITUóculos18PEX         
CALÇAcalça19CIC         
CANCURUcanguru20VFX         
TERRAárvore21VSX         
CRIANQAScrianças22VVX         
JÊLUgelo23PHX         
RASSUNOmão24PEX         
BUZINAbuzina25CRC         
SOFÁcama26VSX         
AGASALHOagasalho27CIC         
MÁCHICOmágico28VFX         
COBRApeixe29VSX         
TESOURAtesoura30CIC         
VENTILATORventilador31VFX         
MAPAmapa32CRC         
AUMOSSUalmoço33PHX         
DILHApião34PEX         
TEIEUISAOtelevisão35VVX         
APATARapagar36VFX         
PINCELpincel37CIC         
MELOCEpalhaço38PEX         

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ESCRITA
 FIGURA
 ITEM
 TIPO
 RESP
RESP ALUNO
 PONT
 CR
 CI
 VS
 VV
 VF
 PH
 PE
MAIÔmaiô39CRC         
CAINELOchinelo40VVX         
RÁDIOtelefone41VSX         
PIJAMApijama42CRC         
FOTISmeia43PEX         
EXÉRCITOexército44CIC         
OSPITAUhospital45PHX         
XAPELchapéu46PHX         
PIPOTApipoca47VFX         
AVIÃOáguia48VSX         
JACAPÉjacaré49VVX         
MININUmenino50PHX         
BONÉboné51CRC         
JAMELOtigre52PEX         
RELÓCHIOrelógio53VFX         
PRINCESAprincesa54CIC         
MAÇÃmorango55VSX         
PAPOUEparque56VVX         
SOCATIurso57PEX         
MENINAmenina58CRC         
TÁCSItáxi59PHX         
CHINELOsapato60VSX         
EXERCÍCIOexercício61CIC         
OFELHAovelha62VFX         
ESTERLAestrela63VVX         
ÓMIhomem64PHX         
PONÉCAboneca65VFX         
SORVETEbombom66VSX         
BÓQUISSEboxe67PHX         
PIPApipa68CRC         
CATUDOtênis69PEX         
CADEPMOcaderno70VVX         

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SubtotalCRCIVSVVVFPHPE
       
 CRCIVSVVVFPHPETotal Geral
Pontuação        
Pontuação Padrão        
Classificação – Série/Ano:_______        
                                                                        LEGENDA:                                                                                                    
     CLASSIFICAÇÃO:

CR = Aceitação de Palavras Corretas Regulares         

CI = Aceitação de Palavras Corretas Irregulares           
Pontuação Elevada = P. E.

VS = Rejeição de Palavras Vizinhas Semânticas        

VV = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Visuais       
Pontuação Média = P.M.

VF = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Fonológicas     

PH = Rejeição de Pseudopalavras Homófonas               
Pontuação Rebaixada = P. R.

 PE = Rejeição de Pseudopalavras Estranhas                                                                                                Pontuação Muito Rebaixada = P. M. R.

PONTUAÇÃO GERAL DO TCLPP
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
61 – 70PONTUAÇÃO ELEVADA
40 – 60PONTUAÇÃO MÉDIA
30 – 39PONTUAÇÃO REBAIXADA
19 – 29PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
66 – 70PONTUAÇÃO ELEVADA
46 – 65PONTUAÇÃO MÉDIA
37 – 45PONTUAÇÃO REBAIXADA
28 – 36PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
68 – 70PONTUAÇÃO ELEVADA
54 – 67PONTUAÇÃO MÉDIA
47 – 53PONTUAÇÃO REBAIXADA
40 – 46PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

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4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
57 –70PONTUAÇÃO MÉDIA
51 – 56PONTUAÇÃO REBAIXADA
44 – 50PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS REGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CR)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
05 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 04PONTUAÇÃO REBAIXADA
01 – 02PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
06PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

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3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
07PONTUAÇÃO REBAIXADA
06PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
08PONTUAÇÃO REBAIXADA
07PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS IRREGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CI)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
04 – 09PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03PONTUAÇÃO REBAIXADA
00PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

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2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
06PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
07PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PALAVRAS VIZINHAS SEMÂNTICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VS)

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1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
06 – 07PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
07PONTUAÇÃO REBAIXADA
06PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
08PONTUAÇÃO REBAIXADA
07PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS VISUAIS DO TCLPP
(SUBTESTE VV)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
10PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09PONTUAÇÃO MÉDIA
02 – 03PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 01PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
06PONTUAÇÃO REBAIXADA
05PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
07PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS FONOLÓGICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VF)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
10PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03PONTUAÇÃO REBAIXADA
00PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
10PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09PONTUAÇÃO MÉDIA
02 – 03PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 01PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 05PONTUAÇÃO REBAIXADA
01 – 02PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
05 – 06PONTUAÇÃO REBAIXADA
03 – 04PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS HOMÓFONAS DO TCLPP
(SUBTESTE PH)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10PONTUAÇÃO ELEVADA
03 – 08PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 02PONTUAÇÃO REBAIXADA
00PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10PONTUAÇÃO ELEVADA
03 – 08PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 02PONTUAÇÃO REBAIXADA
00PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
10PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03PONTUAÇÃO REBAIXADA
00PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
05 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 04PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 02PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS ESTRANHAS DO TCLPP
(SUBTESTE PE)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
05 – 06PONTUAÇÃO REBAIXADA
03 – 04PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
07PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
08PONTUAÇÃO REBAIXADA
07PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10PONTUAÇÃO MÉDIA
08PONTUAÇÃO REBAIXADA
07PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
Para Frith (1990), “a dislexia do desenvolvimento pode ser compreendida como uma espécie de interrupção na progressão de uma a outra fase ao longo do desenvolvimento da leitura. Tal interrupção pode ocorrer já na passagem do estágio logográfico para o alfabético, como na dislexia fonológica; ou apenas na passagem do alfabético para o ortográfico, como na assim chamada da dislexia morfêmica”
Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000200007

Link para baixar teste: Teste TCLPP orientações

TCLPP TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

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18 comentários sobre “TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

    • Olá Ana Paula tem sim, o link esta no final da postagem. Abraços….

      Resposta
    • Olá Rosângela, agradecemos o carinho. Que bom que você gostou, toda semana postamos novidades. Continue nos visitando. Conheça também nosso Software vem com mais de 160 testes/materiais. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • Gratidão por compartilhar todos esses materiais.

    Resposta
    • Olá Rose, nós agradecemos o carinho e atenção. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços

      Resposta
  • Oi pessoal, quero agradecer pois sou aluna de psicopedagogia e o blog tem me ajudado muito no estagio. Obrigada!

    Resposta
    • Olá Lucilene ficamos imensamente felizes em poder contribuir de alguma forma com seus estudos. Agradecemos o carinho e a atenção a nós dedicada. Saiba que estamos a disposição. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….

      Resposta
  • Maria Regina Carvalho da Silva

    Precisop de ajuda! Não consegui encontrar os testes para baixar! Alguém pode me auxiliar?

    Resposta
  • Não estou conseguindo baixar o TCLLP apenas as orientações

    Resposta
    • Olá Caliandra, tudo bem?

      Basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “salvar como”

      Resposta
  • Estou precisando de ajudar não entendi como fazer o cálculo para chegar na pontuação padrão

    Resposta
    • Olá Monica, tudo bem?

      Para você compreender melhor como utilizar deve adquirir o caderno de aplicação, nós não trabalhamos com esse material. Só apresentamos como opção para as avaliações.

      Resposta
  • Cláudia Eliane Canabarro de Camargo Souza

    Sou Neuropsicopedagoga posso usar esses mesmos testes ,gostaria de entender melhor sobre eles, como faço para adquirir os testes

    Resposta

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