TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Teste de Competência de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) avalia processos de reconhecimento e decodificação na leitura silenciosa de itens isolados.
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O padrão de resposta permite identificar o estágio de desenvolvimento da leitura ao longo das etapas logográfica, alfabética e ortográfica.
Este estudo objetivou derivar tabelas de dados normativos para o TCLPP e seus sete subtestes, bem como correlacionar os desempenhos no TCLPP.
Em termos de escore total e em cada subteste, com Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças, Teste de Vocabulário por Figuras USP e Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral.
Frith (1990) identifica três estágios na alfabetização, durante os quais se desenvolvem diferentes rotas ou estratégias de leitura.
No primeiro, o logográfico, desenvolve-se a estratégia logográfica.
A criança faz reconhecimento visual direto de certas propriedades gerais da palavra escrita com base no contexto, na forma e na cor, mas não atenta à composição precisa das letras que formam a palavra, exceto usualmente pela primeira letra.
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Por exemplo, se forem trocadas as letras D por B, N por M, e D por P na palavra escrita McDonald’s, a criança não tenderá a notar a troca, desde que haja arcos dourados sobre fundo vermelho.
A criança trata as palavras escritas como se fossem desenhos e só consegue reconhecer palavras com as quais está bastante familiarizada, sendo incapaz de penetrar na composição grafêmica das palavras ou de ler palavras novas.
Tal leitura de natureza icônica e ideográfica limita-se ao reconhecimento do aspecto geral de palavras muito familiares.
No segundo estágio, o alfabético, desenvolve-se a rota ou estratégia fonológica.
A criança aprende a fazer decodificação grafofonêmica e passa a decodificar pseudopalavras e palavras novas, cuja forma ortográfica ainda não é familiar.
Contudo, a criança só pode ter sucesso no uso dessa estratégia se dominar a habilidade de decodificação grafofonêmica e se as palavras a serem lidas forem grafofonemicamente regulares.
Desse modo que a imagem fonológica resultante da decodificação soe familiar à criança. Como mais uma das palavras conhecidas já armazenadas em seu léxico auditivo lingüístico (isto é, léxico fonológico).
A decodificação de palavras grafofonemicamente irregulares tende a produzir erros de regularização fonológica e falhas de compreensão de leitura.
Crianças com dislexia fonológica mostram grande dificuldade em empreender decodificação grafofonêmica competente, o que ocorre em 67% dos casos de dislexia do desenvolvimento (F. Capovilla & Capovilla, 2004), e usualmente tentam adivinhar o que está escrito, cometendo freqüentes paralexias.
No terceiro estágio, o ortográfico, desenvolve-se a rota ou estratégia lexical.
A criança aprende a ler lexicalmente, fazendo reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras. Torna-se capaz de ler palavras grafofonemicamente irregulares, não mais cometendo erros de regularização grafofonêmica.
Desde que as palavras a serem lidas sejam comuns e familiares para a criança.
Crianças com dislexia morfêmica têm dificuldade em fazer esse reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras, o que ocorre em cerca de 10% dos casos de dislexia.
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ESCRITA |
FIGURA |
ITEM |
TIPO |
RESP |
RESP ALUNO |
PONT |
CR |
CI |
VS |
VV |
VF |
PH |
PE |
FADA | fada | 01 | CR | C | |||||||||
CACHORRO | camundongo | 02 | VS | X | |||||||||
XUNVACO | sanfona | 03 | PE | X | |||||||||
BRUXA | bruxa | 04 | CI | C | |||||||||
CAEBÇA | cabeça | 05 | VV | X | |||||||||
HAPELHA | abelha | 06 | VF | X | |||||||||
TÁXI | táxi | 07 | CI | C | |||||||||
PÁÇARU | pássaro | 08 | PH | X | |||||||||
ASPELO | coelho | 09 | PE | X | |||||||||
BATATA | batata | 10 | CR | C | |||||||||
GAIO | gato | 11 | VV | X | |||||||||
TREM | ônibus | 12 | VS | X | |||||||||
XADREZ | xadrez | 13 | CI | C | |||||||||
FACA | vaca | 14 | VF | X | |||||||||
FÊRA | pêra | 15 | VV | X | |||||||||
TOMADA | tomada | 16 | CR | C | |||||||||
CINAU | sinal | 17 | PH | X | |||||||||
MITU | óculos | 18 | PE | X | |||||||||
CALÇA | calça | 19 | CI | C | |||||||||
CANCURU | canguru | 20 | VF | X | |||||||||
TERRA | árvore | 21 | VS | X | |||||||||
CRIANQAS | crianças | 22 | VV | X | |||||||||
JÊLU | gelo | 23 | PH | X | |||||||||
RASSUNO | mão | 24 | PE | X | |||||||||
BUZINA | buzina | 25 | CR | C | |||||||||
SOFÁ | cama | 26 | VS | X | |||||||||
AGASALHO | agasalho | 27 | CI | C | |||||||||
MÁCHICO | mágico | 28 | VF | X | |||||||||
COBRA | peixe | 29 | VS | X | |||||||||
TESOURA | tesoura | 30 | CI | C | |||||||||
VENTILATOR | ventilador | 31 | VF | X | |||||||||
MAPA | mapa | 32 | CR | C | |||||||||
AUMOSSU | almoço | 33 | PH | X | |||||||||
DILHA | pião | 34 | PE | X | |||||||||
TEIEUISAO | televisão | 35 | VV | X | |||||||||
APATAR | apagar | 36 | VF | X | |||||||||
PINCEL | pincel | 37 | CI | C | |||||||||
MELOCE | palhaço | 38 | PE | X |
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ESCRITA |
FIGURA |
ITEM |
TIPO |
RESP |
RESP ALUNO |
PONT |
CR |
CI |
VS |
VV |
VF |
PH |
PE |
MAIÔ | maiô | 39 | CR | C | |||||||||
CAINELO | chinelo | 40 | VV | X | |||||||||
RÁDIO | telefone | 41 | VS | X | |||||||||
PIJAMA | pijama | 42 | CR | C | |||||||||
FOTIS | meia | 43 | PE | X | |||||||||
EXÉRCITO | exército | 44 | CI | C | |||||||||
OSPITAU | hospital | 45 | PH | X | |||||||||
XAPEL | chapéu | 46 | PH | X | |||||||||
PIPOTA | pipoca | 47 | VF | X | |||||||||
AVIÃO | águia | 48 | VS | X | |||||||||
JACAPÉ | jacaré | 49 | VV | X | |||||||||
MININU | menino | 50 | PH | X | |||||||||
BONÉ | boné | 51 | CR | C | |||||||||
JAMELO | tigre | 52 | PE | X | |||||||||
RELÓCHIO | relógio | 53 | VF | X | |||||||||
PRINCESA | princesa | 54 | CI | C | |||||||||
MAÇÃ | morango | 55 | VS | X | |||||||||
PAPOUE | parque | 56 | VV | X | |||||||||
SOCATI | urso | 57 | PE | X | |||||||||
MENINA | menina | 58 | CR | C | |||||||||
TÁCSI | táxi | 59 | PH | X | |||||||||
CHINELO | sapato | 60 | VS | X | |||||||||
EXERCÍCIO | exercício | 61 | CI | C | |||||||||
OFELHA | ovelha | 62 | VF | X | |||||||||
ESTERLA | estrela | 63 | VV | X | |||||||||
ÓMI | homem | 64 | PH | X | |||||||||
PONÉCA | boneca | 65 | VF | X | |||||||||
SORVETE | bombom | 66 | VS | X | |||||||||
BÓQUISSE | boxe | 67 | PH | X | |||||||||
PIPA | pipa | 68 | CR | C | |||||||||
CATUDO | tênis | 69 | PE | X | |||||||||
CADEPMO | caderno | 70 | VV | X |
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Subtotal | CR | CI | VS | VV | VF | PH | PE |
CR | CI | VS | VV | VF | PH | PE | Total Geral | |
Pontuação | ||||||||
Pontuação Padrão | ||||||||
Classificação – Série/Ano:_______ |
LEGENDA:
CLASSIFICAÇÃO:
CR = Aceitação de Palavras Corretas Regulares
CI = Aceitação de Palavras Corretas Irregulares
Pontuação Elevada = P. E.
VS = Rejeição de Palavras Vizinhas Semânticas
VV = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Visuais
Pontuação Média = P.M.
VF = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Fonológicas
PH = Rejeição de Pseudopalavras Homófonas
Pontuação Rebaixada = P. R.
PE = Rejeição de Pseudopalavras Estranhas Pontuação Muito Rebaixada = P. M. R.
PONTUAÇÃO GERAL DO TCLPP
1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
61 – 70 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
40 – 60 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
30 – 39 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
19 – 29 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
66 – 70 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
46 – 65 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
37 – 45 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
28 – 36 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
68 – 70 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
54 – 67 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
47 – 53 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
40 – 46 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
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4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
57 –70 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
51 – 56 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
44 – 50 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS REGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CR)
1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
05 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
03 – 04 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
01 – 02 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
07 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
06 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
04 – 05 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
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3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
08 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
07 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
06 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
09 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
08 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
07 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS IRREGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CI)
1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
04 – 09 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
01 – 03 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
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2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
06 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
04 – 05 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
02 – 03 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
07 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
06 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
04 – 05 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
08 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
07 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
05 – 06 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PALAVRAS VIZINHAS SEMÂNTICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VS)
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1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
06 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
04 – 05 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
02 – 03 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
08 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
06 – 07 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
04 – 05 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
08 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
07 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
06 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
09 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
08 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
07 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS VISUAIS DO TCLPP
(SUBTESTE VV)
1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
10 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
04 – 09 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
02 – 03 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 – 01 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
06 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
04 – 05 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
02 – 03 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
07 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
06 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
05 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
08 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
07 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
05 – 06 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS FONOLÓGICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VF)
1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
10 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
04 – 09 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
01 – 03 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
10 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
04 – 09 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
02 – 03 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 – 01 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
06 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
03 – 05 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
01 – 02 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
07 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
05 – 06 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
03 – 04 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS HOMÓFONAS DO TCLPP
(SUBTESTE PH)
1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
09 – 10 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
03 – 08 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
01 – 02 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
09 – 10 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
03 – 08 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
01 – 02 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
10 | PONTUAÇÃO ELEVADA |
04 – 09 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
01 – 03 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
05 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
03 – 04 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
00 – 02 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
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SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS ESTRANHAS DO TCLPP
(SUBTESTE PE)
1ª SERIE / 2º ANO |
PONTUAÇÃO |
07 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
05 – 06 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
03 – 04 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
2ª SERIE / 3º ANO |
PONTUAÇÃO |
08 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
07 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
05 – 06 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
3ª SERIE / 4º ANO |
PONTUAÇÃO |
09 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
08 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
07 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
4ª SERIE / 5º ANO |
PONTUAÇÃO |
09 – 10 | PONTUAÇÃO MÉDIA |
08 | PONTUAÇÃO REBAIXADA |
07 | PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA |
Para Frith (1990), “a dislexia do desenvolvimento pode ser compreendida como uma espécie de interrupção na progressão de uma a outra fase ao longo do desenvolvimento da leitura. Tal interrupção pode ocorrer já na passagem do estágio logográfico para o alfabético, como na dislexia fonológica; ou apenas na passagem do alfabético para o ortográfico, como na assim chamada da dislexia morfêmica”
Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000200007
Link para baixar teste: Teste TCLPP orientações
TCLPP TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
Leia também:Testes Psicopedagógicos para Impressão
Veja ainda:A importância da Rotina para Criança com Imagens para Imprimir
Você pode se interessar por:Como Interpretar os Desenhos das Crianças
Este teste (TCLPP) não tem como ser baixado?
Olá Ana Paula tem sim, o link esta no final da postagem. Abraços….
amei todos os testes
Olá Rosângela, agradecemos o carinho. Que bom que você gostou, toda semana postamos novidades. Continue nos visitando. Conheça também nosso Software vem com mais de 160 testes/materiais. Abraços carinhosos…
Gratidão por compartilhar todos esses materiais.
Olá Rose, nós agradecemos o carinho e atenção. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços
Oi pessoal, quero agradecer pois sou aluna de psicopedagogia e o blog tem me ajudado muito no estagio. Obrigada!
Olá Lucilene ficamos imensamente felizes em poder contribuir de alguma forma com seus estudos. Agradecemos o carinho e a atenção a nós dedicada. Saiba que estamos a disposição. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….
Precisop de ajuda! Não consegui encontrar os testes para baixar! Alguém pode me auxiliar?
Olá Maria Regina, tudo bem?
Desculpe não ter respondido antes, segue o link para você baixar o teste: https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Teste-TCLPP-orienta%C3%A7%C3%B5es-.pdf
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Cliquei no link mas não baixou😟
Olá Jaqueline, tudo bem?
Basta clicar com botão direito em cima do link:
Segue https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Teste-TCLPP-orienta%C3%A7%C3%B5es-.pdf
Não estou conseguindo baixar o TCLLP apenas as orientações
Olá Caliandra, tudo bem?
Basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “salvar como”
Estou precisando de ajudar não entendi como fazer o cálculo para chegar na pontuação padrão
Olá Monica, tudo bem?
Para você compreender melhor como utilizar deve adquirir o caderno de aplicação, nós não trabalhamos com esse material. Só apresentamos como opção para as avaliações.
Sou Neuropsicopedagoga posso usar esses mesmos testes ,gostaria de entender melhor sobre eles, como faço para adquirir os testes
Olá Cláudia, pode sim, para adquirir, basta acessar o link https://www.store.psiqueasy.com.br