Testes & Materiais Gratuitos

Alfabetização – Atividades para Imprimir

A Importância da Alfabetização na Vida de todos os Seres Humanos

No dicionário Básico da Língua Portuguesa Aurélio (1988, p.29) a palavra Alfabetização se “caracteriza pela ação de alfabetizar, de propagar o ensino da leitura”;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Alfabetizar significa “ensinar a ler, dar instrução primária”, ou seja, a ação de apropriação do código da língua oral e escrita.

Soares conceitua (2004, p. 15): “[…] Etimologicamente, o termo de alfabetização não ultrapassa o significado de levar a aquisição do alfabeto, ou seja, ensinar o código da língua escrita, ensinar habilidades de ler e escrever.”.

 Compreende-se que a alfabetização se caracteriza pelo domínio de leitura e escrita, a aprendizagem inicial “do aprender a ler e escrever”.

Este processo de aquisição de habilidades de leitura e escrita constitui uma das fases mais importantes para o desenvolvimento do educando, pois alicerce para as séries vindouras.

Sabemos que a alfabetização mantém uma proximidade com o âmbito da vida cotidiana. Ao mesmo tempo em que ela estabelece um elo na passagem para o âmbito da vida não-cotidiana, pois, sem a linguagem escrita, o ingresso nesse universo é quase impossível.

A alfabetização permite a construção das bases intelectuais para a aquisição dos conceitos científicos, através da possibilidade de desenvolvimento da linguagem escrita. Ao mesmo tempo em que a alfabetização mantém uma proximidade com o âmbito da vida cotidiana.

A aprendizagem não começa só na idade escolar, ela existe também na idade pré-escolar. Uma investigação futura provavelmente mostrará que os conceitos espontâneos são um produto da aprendizagem pré-escolar tanto quanto os conceitos científicos são um produto da aprendizagem escolar (VIGOTSKI, 2001, p. 388).

A alfabetização põe nas mãos dos indivíduos um poderoso instrumento, tanto para a apropriação dos conceitos científicos, como para a objetivação do pensamento científico. O mesmo podemos afirmar em relação à filosofia e a certos campos da arte. A alfabetização pode se constituir em um momento preparador para o ingresso nesses universos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Por meio da alfabetização, a conquista da linguagem escrita favorece o processo de apropriação de conceitos científicos. Os quais, por sua vez, promovem de cima para baixo uma reestruturação e reelaboração dos conceitos cotidianos.

O processo de alfabetização em especial, permite uma percepção generalizante que desempenha um papel importante e decisivo na conscientização que a criança terá de seus próprios processos mentais. Sendo assim, o processo de alfabetização deve propiciar uma aprendizagem reflexiva, voltada para um estudo atraente e que seja importante na vida de seus educandos.

Links das Apostilas para baixar e imprimir:

alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-serie-dupla-dinamica-partes-das-palavras

Apostila-alfabetização-39-pág

ALFABETIZAÇÃO+-+MAIS+DE+40+PÁGS+-+MARAVILHOSO4

APOSTILA-DE-MÚSICAS-INFANTIS-ALFABETIZAÇÃO

APOSTILA-DE-MÚSICAS-INFANTIS-ALFABETIZAÇÃO (1)

Apostila_alfabetização_parlendasEadivinhas.pdf

Alfabetização Divertida 1-1

Enviando Apostila Alfabetização AEE

CANTIGAS POPULARES INFANTIL – PRÉ-ALFABETIZAÇÃO

APOSTILA DE MATEMATICA ALFABETIZAÇÃO 2º ANO 5 (1)

APOSTILA ALFABETIZAÇÃOCOMPLETA METODO FONICO 1 (1)

300-atividades-de-alfabetizacao

APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO ESPECIAL

atvividades para ALFABETIZAÇÃO.pdf

PsiquEasy

Leia também:Avaliação Psicopedagógica sugestões para Imprimir – Iªparte

Veja ainda:Atividades Psicopedagógicas – Cartões para construir Histórias e Imprimir

Você irá gostar:Materiais de Pedagogia, Psicopedagogia e Psicologia para baixar e Imprimir

3 thoughts on “Alfabetização – Atividades para Imprimir

  • Patrícia

    Obrigada por proporcionar estes conteúdos ,pois nos ajuda a conhecer metodologias novas para o aprendizados estou muito grata!!!

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Patrícia, nós que agradecemos o seu carinho e atenção, é muito importante saber que estamos contribuindo de alguma forma. Forte abraço…

      Resposta
  • Gustavo Woltmann

    Muito boa as dicas de alfabetização.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp