Qual a Receita para Ensinar bons Contos de Fadas?

A Importância da Leitura e Produção dos Contos de Fadas desde a Infância

Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os nossos próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres.

Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos.

É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história.

contos

A maioria das pessoas, quando eram crianças, ouvia contos de fadas.

Eles são muito importantes para desenvolver o lado lúdico das pessoas, principalmente das crianças, pois as faz viajar para reinos encantados com príncipes elegantes e princesas charmosas e delicadas, duendes e dragões, bruxas e vilões.

A maioria das pessoas vão ler para seus filhos contos de fada, mas há algo muito importante para se pensar quando se conta uma dessas histórias infantis.

A lição de moral.

Poucos são aqueles que percebem que na maioria desses contos há uma grande e significativa lição de moral a ser passada para as nossas crianças.

Ensinar as crianças a produzirem seus próprios contos de fadas é muito importante, pois ao criar contos as crianças, jovens e até mesmo adultos desenvolvem várias habilidades linguísticas e cognitivas, além de ser uma atividade com diversos pontos positivos e que pode ser apresentado de diversas formas para várias idades e níveis de conhecimento diferentes.


Observe como ensinar seus alunos/filhos a elaborarem seus próprios contos de fadas.

Como são os Contos de fadas-1


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

PsiquEasy

Veja também: Teste ABC para Verificação da Maturidade da Leitura e da Escrita

Leia ainda: Atividades e Questionários de Orientação Temporal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp