Distúrbios de Aprendizagem-Dispraxia
Dificuldade em realizar movimentos voluntários coordenados.
No que se refere ao desenvolvimento de atividades laborais, uma dificuldade de aprendizagem que se revela é a dispraxia. O prefixo dis tem significado etimológico que revela a anormalidade, enquanto que a práxis tem sentido etimológico da ação, do labor, da operação.
Portanto, a dispraxia é um transtorno nas aprendizagens espacial e cinestésica-corporal, pois a lateralidade, a organização do espaço, o desenvolvimento de atividades motoras finas criam habilidades e competências cognitivas.
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Este fato contribui para o fracasso escolar. Há desvios no desenvolvimento humano que criam limitações para que o educando atinja a fase de operações concretas. Há uma perturbação do esquema corporal. Quando a dispraxia é no olhar, além das perturbações perceptivas, há dificuldades de postura e de equilíbrio físico.
O que fazer?
Este questionamento é pertinente, pois cada reflexão que fazemos deve contribuir, também, para o saber fazer pedagógico. São em atividades de jogos cooperativos, construção de mosaicos, escultura, pintura, montagem de cartazes, recorte e colagem que constituem laboratórios de observação das dificuldades motoras dos educando de modo a encaminharmos soluções no âmbito escolar ou clínico com especialistas se necessário. O único cuidado é não banalizar.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgyyAAB/disturbios-aprendizagem
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Sugestões de Atividades para trabalhar a Dispraxia:
ATIVIDADES PARA: dispraxia, discalculia, dislexia e disgrafia (letra feia)
Indicação de Leitura: Psicopedagogia/Psicologia/Psiquiatria/Fonoaudiologia e demais áreas da educação e saúde da mente.
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