IPI – Investigação Psicopedagógica Intensiva
Investigação Psicopedagógica é bem mais do que ouvir e aceitar as queixas apresentadas, na verdade é encontrar respostas para elas.
Investigar dentre outros coisas é colocar problemas aos problemas que por vezes foram ingenuamente ou preguiçosamente julgados resolvidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigar é criar problemas às fórmulas prontas-a-consumir, é criar mecanismos sempre cada vez mais profundos e rigorosos no sentido de analisar a realidade social para além das formas e das fórmulas crédulas e superficiais pelas quais julgamos ter resolvido o problema ou os problemas de análise.
O que é IPI e como ele pode contribuir no Processo de Investigação?
É um conjunto de materiais que auxiliam no processo de observação, investigação e levantamento de dados para compreensão da queixa apresentada.
Como surgiu a proposta?
O IPI surgiu a partir de aproximadamente 252 estudos de casos reais em todo o Brasil e alguns países do exterior, onde brasileiros oferecem o atendimento psicopedagógico. A pesquisa revelou que a maioria dos psicopedagogos utilizam como ponto de partida apenas a Anamnese.
Quando e como utilizar?
Você pode utilizar os Formulários, Questionários, Fichas e outros materiais de investigação de acordo com a necessidade e sempre nas primeiras sessões, para se obter a maior quantidade de informações possíveis sobre o paciente/aprendente e a situação que se encontra.
Todos os materiais deverão após preenchidos serem interpretados e comparados com as respostas realizadas na Anamnese. Observe cada resposta, cada detalhe, cada sentimento percebido durante as entrevistas realizadas. Como um bom investigador não deixe nada passar. Avalie, interprete e observe tudo com muita atenção e cautela. Por fim, descreva suas suspeitas, definindo para cada situação alguns procedimentos.
Qual o Objetivo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Intensificar a investigação no processo de acompanhamento psicopedagógico, diminuindo os riscos de erros nos diagnósticos.
Por que devo utilizar o IPI?
Com o passar do tempo, os avanços da tecnologia e a perda de valores na sociedade atual, o comportamento humano foi modificando. A verdade é que não sabemos mais em quem podemos acreditar. O diagnóstico psicopedagógico sempre girou em torno inicialmente da Entrevista com o Sujeito e da Anamnese. Tudo que ouvimos nas primeiras sessões determinam de certa forma na escolha dos procedimentos que serão realizados.
- Quantas vezes você enquanto profissional se deparou com a incerteza?
- Sentiu aquela sensação de que tinha algo errado na descrição da queixa?
- Que o pai e(ou) responsável mentiu ou omitiu algo importante?
E vamos mais além, “Quantas vezes você descobriu que realmente os pais ou os responsáveis omitiram ou mentiram para você?”
Por não contarem tudo o que deveriam, você teve muitas dificuldades para ajudar seu paciente/aprendente. E isso causou um desgaste psicológico enorme em você. Quem esta iniciando não deve ter passado por isso ainda, mas existem muitos profissionais que já estão a anos atendendo e já viram muitas coisas, acredite. Muitos profissionais querem resolver tudo em apenas 3 ou 4 sessões, e sabemos que mesmo quando já existe um diagnóstico (laudo) é necessário investigar bem cada caso.
Não ter pressa, manter o foco, ter cautela, investigar, sondar todas as possibilidades é fundamental para se obter êxito no atendimento.
Se você tem outras dúvidas sobre como o IPI poderá te ajudar na sua prática, deixe em comentários, vamos esclarece-las para você. .
Quer conhecer um pouco sobre a autora? Basta clicar no botão abaixo.
.
Dúvidas whatsapp: (21) 9.7421-7212
Leia também: Material de Investigação Psicopedagógica Intensiva
O que eu preciso comprar para ter acesso a estes materiais?
Até 500 materiais psicopedagógicos em PDF grátis
Olá Marli, tudo bem?
A promoção de 500 materiais já encerrou não temos mais essa oferta. Mas, temos outras promoções de materiais, segue o link para que a senhora possa conferir. Link:https://blog.psiqueasy.com.br/category/nossos-materiais/
Qualquer dúvida fique a vontade para entrar em contato pelo whatsapp: (21) 97421-7212