Trabalhando as Emoções – Atividade para Imprimir – Parte I
Todas as emoções são importantes pois exercem um papel fundamental na vida das pessoas.
Atividades sobre as emoções é uma categoria que traz uma variedade de recursos educativos interessantes para trabalhar as emoções com as crianças, adolescentes, adultos e idosos. É importantíssimo que auxiliemos nossos aprendentes e/ou pacientes no aprendizado das emoções. Eles devem ser capazes de reconhecer, identificar e aprender a manejá-las adequadamente nas distintas situações.
JOGO: “AS EMOÇÕES”
INSTRUÇÕES: Recorte as fichas, as imagens e os nomes das emoções básicas. Pronto! Agora só preencher o espaço da ficha com o nome da emoção e as imagens correspondentes (São imagens de cada).
Aplicação: O paciente/aprendente deverá preencher de acordo o que esta sentindo. O profissional ou pais deverão fazer perguntas como:
- Como você se sente quando esta com seus colegas? Mostre -me preenchendo esse quadro com esses rostinhos.
- Como você se sente quando esta com sua família? Mostre -me preenchendo esse quadro com esses rostinhos.
As perguntas deverão ser elaboradas de acordo a situação apresentada na queixa pelos pais ou responsáveis. O objetivo é identificar como o paciente/aprendente esta se sentindo diante das situações apresentadas e como tem lidado com as mesmas.
EXEMPLO:
Através de Atividades Lúdicas, a criança, adolescente e até mesmo adultos aprendem a explanarem suas tristezas e alegrias, trabalhando assim suas Emoções. Conheça algumas das atividades do nosso Kit Trabalhando as Emoções:
Se você gostou dessas atividades, não perca tempo, conheça nosso Kit Trabalhando as Emoções:
Adquira sua atividade sem marca d’água
Esse material também é indicado para pais trabalharem com seus filhos.
As emoções são importantes para o desenvolvimento dos pequenos ajude-os a identifica-las e lidar melhor com elas. Sente-se com seu filho, fale com ele. Tente explicar-lhe o que está sentindo. Está chateado? Sentiu raiva? Por quê? Faça com que ele responda a todas essas perguntas e, sobretudo, faça com que entenda que nenhuma dessas emoções são ruins. Todas, absolutamente todas, são necessárias.
É importante entender também que o que uma criança vive, pode não parecer nada para um adulto, mas para ela, em seu universo, é de extrema importância, é real. Esses sentimentos e sensações, se desprezados por seus responsáveis, fazem diferença para uma vida emocional saudável. Portanto, merecem toda a atenção.