Testes & Materiais Gratuitos

Trabalhando as Emoções – Atividade para Imprimir – Parte II

Por que devemos conhecer e trabalhar melhor nossas emoções?

“Conhecer as emoções desde cedo é crucial. É reconhecendo as emoções que podemos compreendê-las, lidar melhor com as diversas situações do dia a dia e com aquilo que sentimos, solucionando conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento e mais tolerância. É o início do processo de inteligência emocional, que favorece também a aprendizagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Veja uma riquíssima sugestão para trabalhar as emoções com seus aprendentes e/ou pacientes:
EMOCIONOMETRO

O Emocionômetro ou o termômetro das emoções é um recurso educativo que pode ser utilizado por pais e professores para ensinar às crianças a identificar, medir e regular suas emoções e seus sentimentos.

Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal.

Como usar o termômetro das emoções?

O emocionômetro pode ser utilizado cada dia, uma vez por semana, ou em situações que você considere importante. Imagine que seu filho estava brincando com outras crianças e uma delas o machuca. Ele começa a chorar. A princípio você não sabe o que houve.

Abaixe-se para conversar com seu filho. Olhando em seus olhos e estando a seu mesmo nível, pergunte-lhe o que passou? No lugar de julgar o ocorrido ou de ignorar o sentimento da criança, dê-lhe o emocionômetro. Peça que ele diga que emoção está sentindo. Provavelmente dirá que tristeza ou raiva. Deixe que ele lhe mostre a intensidade da emoção.

Uma das coisas importantes é falar sobre a emoção. Perguntar-lhe o que poderia fazer para que a tristeza ou a raiva passasse.

Lembre-se, o termômetro das emoções serve sempre que possamos nós adultos ajuda-los não apenas a identificar o que sente, mas também a medir e a administrar essas emoções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Obs. Pode ser utilizado por pais, professores, psicopedagogos e psicólogos e deve ser adaptado de acordo a realidade de cada um.

Orientações:

  • Imprimir em papel cartão ou se preferir em papel A4, que após ser recortado poderão ser plastificadas todas as partes;
  • Juntar as partes com cola (no caso de ter sido impresso no papel cartão) ou fita adesiva (no caso de ter sido plastificado);

Obs: Essas sugestões são para preservação do material (durabilidade).

emocionometro-emoji-emoções-psicoedu-1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Através de Atividades Lúdicas, a criança, adolescente e até mesmo adultos aprendem a explanarem suas tristezas e alegrias, trabalhando assim suas Emoções. Conheça algumas das atividades do nosso Kit Trabalhando as Emoções:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Amostra Emoções
Se você gostou dessas atividades, não perca tempo, conheça nosso Kit Trabalhando as Emoções:

Este material possui atividades lúdicas que nos rementem a sensações, emoções e lembranças. Foram selecionadas para auxiliar no aprendizado e no reconhecimento de emoções básicas. O mesmo permite reconhecermos os sentimentos que tem nos movido, e a partir desse reconhecimento será possível se reconectar com sentimentos positivos que reconstruam novas perspectivas.

Col_Trabalhando as Emoções 01
Não perca esta oportunidade incrível de adquirir um material riquíssimo para trabalhar as emoções com seus pacientes.
botão chamar no whatsapp

Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp