Trabalhando as Emoções – Atividade para Imprimir – Parte II

Por que devemos conhecer e trabalhar melhor nossas emoções?

“Conhecer as emoções desde cedo é crucial. É reconhecendo as emoções que podemos compreendê-las, lidar melhor com as diversas situações do dia a dia e com aquilo que sentimos, solucionando conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento e mais tolerância. É o início do processo de inteligência emocional, que favorece também a aprendizagem.

Veja uma riquíssima sugestão para trabalhar as emoções com seus aprendentes e/ou pacientes:
EMOCIONOMETRO

O Emocionômetro ou o termômetro das emoções é um recurso educativo que pode ser utilizado por pais e professores para ensinar às crianças a identificar, medir e regular suas emoções e seus sentimentos.

Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal.

Como usar o termômetro das emoções?

O emocionômetro pode ser utilizado cada dia, uma vez por semana, ou em situações que você considere importante. Imagine que seu filho estava brincando com outras crianças e uma delas o machuca. Ele começa a chorar. A princípio você não sabe o que houve.

Abaixe-se para conversar com seu filho. Olhando em seus olhos e estando a seu mesmo nível, pergunte-lhe o que passou? No lugar de julgar o ocorrido ou de ignorar o sentimento da criança, dê-lhe o emocionômetro. Peça que ele diga que emoção está sentindo. Provavelmente dirá que tristeza ou raiva. Deixe que ele lhe mostre a intensidade da emoção.

Uma das coisas importantes é falar sobre a emoção. Perguntar-lhe o que poderia fazer para que a tristeza ou a raiva passasse.

Lembre-se, o termômetro das emoções serve sempre que possamos nós adultos ajuda-los não apenas a identificar o que sente, mas também a medir e a administrar essas emoções.

Obs. Pode ser utilizado por pais, professores, psicopedagogos e psicólogos e deve ser adaptado de acordo a realidade de cada um.

Orientações:

  • Imprimir em papel cartão ou se preferir em papel A4, que após ser recortado poderão ser plastificadas todas as partes;
  • Juntar as partes com cola (no caso de ter sido impresso no papel cartão) ou fita adesiva (no caso de ter sido plastificado);

Obs: Essas sugestões são para preservação do material (durabilidade).

emocionometro-emoji-emoções-psicoedu-1

Através de Atividades Lúdicas, a criança, adolescente e até mesmo adultos aprendem a explanarem suas tristezas e alegrias, trabalhando assim suas Emoções. Conheça algumas das atividades do nosso Kit Trabalhando as Emoções:

Amostra Emoções

Se você gostou dessas atividades, não perca tempo, conheça nosso Kit Trabalhando as Emoções:

Este material possui atividades lúdicas que nos rementem a sensações, emoções e lembranças. Foram selecionadas para auxiliar no aprendizado e no reconhecimento de emoções básicas. O mesmo permite reconhecermos os sentimentos que tem nos movido, e a partir desse reconhecimento será possível se reconectar com sentimentos positivos que reconstruam novas perspectivas.

Col_Trabalhando as Emoções 01

Não perca esta oportunidade incrível de adquirir um material riquíssimo para trabalhar as emoções com seus pacientes.

Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212
.botão chamar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp