Como a Cromoterapia pode ajudar pessoas com Autismo?
A percepção das cores por pessoas com autismo varia conforme a história, experiência e o contexto em que o indivíduo se encontra.
A cromoterapia, tratamento feito por intermédio das cores, é uma das intervenções que tem se mostrado eficaz no autismo, e tem surpreendido na maioria dos casos. É importante que seja feito sempre com um acompanhamento do médico e da equipe multidisciplinar, avaliando cuidadosamente as condições de cada pessoa.
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Quando se trata de pessoas com autismo, a percepção das cores não necessariamente se manifesta de acordo com essas experiências, pois a cor pode causar sobrecarga sensório-visual, ou ser objeto de obsessão e alívio, de acordo com a hiper ou hipossensibilidade de cada indivíduo com autismo.
A pessoa com autismo, na maior parte das vezes, apresenta muitas dificuldades no processo de discriminação cromática independentemente de existir ou não alguma hipersensibilidade.
Algumas cores geram sentimentos e emoções específicas em pessoas com autismo. Por exemplo, a cor azul estimula o sentimento da calma e de maior equilíbrio nas pessoas com o transtorno neurológico, enquanto que a cor está associada à influência da verbalização das pessoas em um âmbito geral. Então, caso aconteça uma sobrecarga sensorial como citado anteriormente no texto, o azul auxilia para o bem-estar do indivíduo, trazendo mais tranquilidade e leveza para o autista.
Já as cores laranja e amarela, por serem muito próximas, podem ajudar no estímulo social das pessoas com autismo. Elas quebram uma monotonia, e são muito usadas ao despertar a alegria e bom-humor de uma maneira relevante no indivíduo. As cores conseguem ultrapassar as barreiras da mente, levando um pouco de equilíbrio emocional ao autista.
Ensinando as cores para um Autista
Ensinar cores para autistas não é uma tarefa muito fácil, já que é difícil para elas fazer associações. Por isso, não sobrecarregue a pessoa com muitas opções de cores, tente limitar as escolhas dela de modo que ela se sinta confiante a respeito do que deve escolher, uma vez que, caso a pessoa tenha muitas alternativas para escolher, pode sentir-se um pouco confusa.
Para que a pessoa não crie implicações desnecessárias, tente limitar as escolhas do autista modo que ele se sinta confiante a respeito do que deve escolher. Por exemplo:
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- Coloque apenas duas cores de tonalidades distintas sobre a mesa.
Esteja ciente de que algumas crianças podem ter fortes reações a determinadas cores.
Antes de começar a intervenção por meio das cores, é importante que o profissional conheça seu aprendente e suas opções individuais, pois algumas pessoas autistas podem ter fortes preferências quando se trata de cores, de modo que os possíveis sentimentos de desejo ou desgosto podem interferir em sua aprendizagem.
Nós da PsiquEasy separamos alguns exemplos para você realizar suas Intervenções com Autistas:
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As três FORMAS GEOMÉTRICAS apresentadas, o quadrado, retângulo e octógono, estão representados em cores diferentes, isso fará com que a pessoa com autismo possa separar as cores, como também irá facilitar seu processo de aprendizagem.
Nesta imagem, a pessoa com autismo pode pintar as diferentes formas geométricas da maneira que lhe for desejável. Essa atividade é importante para trabalhar a diferenciação das cores e também fazê-la se adaptar com as formas geométricas.
Ola, gosraia de usar as informações do deste artigo no meu TCC. Gostaria de saber se vc tem formação em cima do tema, ou se usou alguma referencia sobre.
Obrigada
Olá Amanda, tudo bem?
Segue o link utilizado para elaboração da postagem: https://blog.rhemaeducacao.com.br/como-ensinar-cores-no-autismo-e-quais-os-seus-poderes/
Boa noite.
Estou cursando Licenciatura em Pedagogia, iniciando o meu TCC. Gostaria da sua ajuda, se possível, tem como eu utilizar as informações deste artigo no meu TCC?
Sou artesã, gostaria de fazer sobre a arte e as cores para o autismo.
Você tem formação em cima do tema, ou se usou alguma referencia sobre?
Se puder me indicar algum livro como referência para a minha pesquisa.
Muito obrigada,
Mônica
Olá Mônica, tudo bem?
Sim, você pode utilizar as informações desse artigo em seu TCC. Segue outras fontes para pesquisa sobre o assunto:
https://www.r-crio.com/blog/conscientizacao-novos-tratamentos-para-autismo/#:~:text=Cromoterapia.,e%20quem%20n%C3%A3o%20tem%20autismo.
https://scholar.google.com.br/scholar?q=cromoterapia+e+autismo&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart
https://blog.rhemaeducacao.com.br/como-ensinar-cores-no-autismo-e-quais-os-seus-poderes/#:~:text=Em%20testes%20sobre%20a%20percep%C3%A7%C3%A3o,tudo%20em%20tons%20de%20cinza.
https://institutoneurosaber.com.br/5-tipos-de-terapia-para-criancas-autistas/
https://institutoneurosaber.com.br/como-e-classificacao-de-cores-no-autismo/
https://m.facebook.com/fatima.terapia/videos/autismo-e-cromoterapia-emo%C3%A7%C3%B5esa-cromoterapia-basicamente-%C3%A9-o-uso-das-cores-como-/305508117692958/