Testes & Materiais Gratuitos

Atividades e Exercícios para Intervenção DAE

Quando falamos em dificuldades de aprendizagem, estamos nos referindo especificamente a alguns tipos de desordens, como: Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discalculia, TDA – TDAH, Atraso do Desenvolvimento Motor dentre outras.

Essas especificidades trazem consigo outros problemas associativos como: Memória Imediata, Vocabulário, Organização, Desorientação Espacial, Trocas de Letras e/ou números, dificuldades c/ cálculos, Raciocínio Lógico, Percepção etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Quais recursos preciso ter nas Intervenções?

Todo profissional precisa de recursos que facilitem e flexibilizem seu trabalho todos os dias. Para isso é necessário ter sempre em mãos recursos que o favoreça como: Orientações, Esclarecimentos, Sugestões, Atividades para Sondagens e Intervenções, Exames, Testes, provas, Fichas e Formulários para Entrevista e Diagnósticos, Protocolos, Avaliações bem como outros recursos. 

Algumas atividades, jogos e exercícios a primeira vista podem parecer simples e ineficazes. Esta ai o engano que muitos profissionais cometem nas intervenções. Pessoas com dificuldades de aprendizagem, seja qual for, não precisam de materiais complexos.

Separamos para você algumas atividades que contribuirão nas sessões para o desenvolvimento dos seus aprendentes. 

Dislexia

É importante aplicar atividades para identificar as letras, suas semelhanças e/ou diferenças. Realizar testes, exames, protocolos, avaliações, jogos, entre outros recursos é fundamental.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Disgrafia

Exercícios para intervenção da disgrafia, possibilitam o desenvolvimento das competências mecânicas da escrita.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Disortografia

A ortografia é importante porque prescreve regras e usos. Já pensou se não tivéssemos esse importantíssimo recurso para responder às nossas dúvidas? Estaríamos perdidos na complexidade de nossa língua portuguesa, especialmente em sua modalidade escrita.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Discalculia

A utilização das abelhas serve para que a atenção das crianças seja capturada, com a intenção delas ficarem imersas na atividade. Esse exercício vai fazer com que elas consigam desenvolver a lógica matemática e a utilizar operações da aritmética.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

TDA – TDAH

Atividades de Sequencia exigem pensamento, planejamento e memorização, as mesmas são excelentes para treinar e fortalecer a concentração e raciocínio lógico de aprendentes que apresentam essa DAE. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Psicomotricidade

O empilhamento de copos permite trabalhar a coordenação motora fina, a coordenação motora global e o esquema corporal. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Jogos Lúdicos

Através dos jogos que as crianças, jovens e adultos submetem-se às regras e normas, podendo desenvolver suas habilidades, seu raciocínioauto-imagemtolerar frustrações, saber ganhar ou perder, saber esperar sua vezplanejar uma situação e aprender a ouvir.

 Os jogos são recursos fundamentais nas intervenções das DAE’s.


Teoria e Prática Psicopedagógica

Testes Psicopedagógicos exercem um importantíssimo papel no trabalho dos profissionais da área, essas avaliações te auxiliaram em alguns acompanhamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Se você gostou das nossas sugestões e quer ter muito mais a sua disposição, conheça nossa coleção completa com mais de 2.200 páginas contendo:

Orientações, Esclarecimentos, Sugestões, Atividades para Sondagens e Intervenções, Exames, Testes, Provas, Fichas e Formulários para Entrevista e Diagnósticos, Protocolos, Avaliações bem como outros recursos. 

Coleção Completa de Materiais para Dificuldades Específicas de Aprendizagem
Quer obter mais informações sobre essa coleção riquíssima, basta clicar no botão abaixo “Quero saber mais” ou entrar em contato com nosso suporte pelo whatsapp.
 

Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212.botão chamar no whatsapp

8 thoughts on “Atividades e Exercícios para Intervenção DAE

  • Ângela Karla Martins de Sousa

    Boa noite, sou pedagoga e psicopedagoga, suas postagens tem me ajudado bastante. Muito obrigada!!

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Ângela, tudo bem?

      Nós agradecemos sua atenção e carinho. É muito gratificante saber que estamos ajudando de alguma forma. Tudo é feito com muito amor e dedicação para nossos leitores e clientes. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços….

      Resposta
    • Zulmira Caetano Silva

      O material postado por vocês têm sido de grande ajuda para mim, que atuo em EEAA/SEDF. Agradeço!

      Resposta
  • ANA PAULA DOS SANTOS

    Eu adoro o material da psiqueeasy. Sou professora de educação infantil e fundamental 1 e depois que descobri esse blog, tenho sempre comprado o material de vocês, para acrescentar no meu trabalho em sala de aula.Sou psicopedagoga e estudante de arterapia ! Vocês estão de parabéns! Obrigada!
    Ana Paula dos Santos Rodrigues.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Ana. tudo bem?

      Que bom Ana saber que gosta de nossos materiais e postagens. Fazemos tudo com muito amor e carinho para profissionais de excelência assim como você. Saiba que estamos a disposição. Ficamos muito felizes em receber mensagens como a sua, pois nos mostra que estamos no caminho certo. Abraços…

      Resposta
  • Tania

    Material excelente !!! Parabéns

    Resposta
  • Vaniaednamoreiralins

    Tecnologia andam lado a lado com a evolução educacional
    Preciso de material tecnológico pois preciso me deslocar para o trabalho
    E pois os materiais impresso dificulta um pouco

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Vania, tudo bem?

      Os e-books e materiais digitais são o que tem de mais tecnológico atualmente, pois você pode ter acesso quando quiser.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp