Psicopedagogia

Como a Depressão Infantil afeta a Aprendizagem?

Durante muitos anos, a depressão infantil não era reconhecida e depois disto, era considerada raridade. Atualmente tem se observado o crescente número de adolescentes e crianças diagnosticados com depressão.

O comportamento depressivo poderá, primeiramente, ser verificado no ambiente escolar. E um dos primeiros sinais seria e baixo rendimento escolar e mudança no comportamento. De modo que, o comportamento depressivo compromete de forma negativa o desenvolvimento global da criança e do adolescente. Podemos verificar na afirmação de Chabrol (1990, p. 90).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A depressão compromete e degrada a adaptação social e familiar, escolar e profissional. … Os comportamentos depressivos podem induzir atitudes de incompreensão, rejeição e hostilidade do meio, atitudes estas que reforçam sua visão negativa de si mesmo e dos outros: os pais e os professores veem a criança e o adolescente deprimido como preguiçoso, irresponsável, imaturo e insubordinado.

É importante ressaltar que o diagnóstico de depressão infantil não é papel dos educadores, porém a escola e o professor desempenham uma função extremamente relevante no reconhecimento dos sintomas de depressão, sabendo-se que a depressão interfere no rendimento do aluno. Sendo assim, a queda no rendimento escolar pode ser utilizada como um sinal para pais e educadores de que a criança ou adolescente possa estar vivenciando sintomas de depressão.

crianca_triste psiqueasy
Para tanto Adriola e Cavalcante (1999) enfatizam que:

Quando a depressão e dificuldades escolares ocorrem em uma mesma pessoa, é importante considerar se a depressão é primária e, portanto causa da dificuldade escolar ou se é secundária, pois somente depois dessa avaliação é possível a indicação do tratamento mais adequado. (WEINBERG E COLS, 1989 apud ADRIOLA E CAVALCANTE, 1999).

Embora as crianças e adolescentes com sintomas depressivos apresentem dificuldades escolares. Brumback e cols. (1980) apud Cruvinel e Boruchovitch (2003) observaram que essas crianças e adolescentes são capazes intelectualmente, não apresentando nenhum déficit de inteligência. Essa constatação sugere que o baixo rendimento pode ser consequência da depressão, pois apresenta falta de interesse e motivação em participar das atividades escolares demonstrando também um sentimento de autodesvalorização.

É fundamental que o professor conheça os efeitos do fracasso escolar na vida psíquica do aluno e adote estratégias que previnam maiores dificuldades. Faz-se necessário também criar um ambiente que favoreça a aprendizagem para que o aluno se sinta acolhido e motivado.

Diante da depressão infantil, segundo Sommerhalder e Stela (2001) apud Cruvinel e Boruchovitch (2003) as funções cognitivas como atenção, concentração, memória e raciocínio encontram-se alteradas, o que interfere no desempenho escolar resultando em desinteresse pelas atividades, apresentando dificuldade em permanecer atenta nas tarefas interferindo de forma negativa na aprendizagem deste aluno.

           

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Segundo Fassler e Dumas (2002):

O vínculo entre distúrbio de aprendizagem e depressão é forte. Esses distúrbios partilham de muitos sintomas, tais como declínio nas notas escolares, atenção mínima, dificuldade em prestar atenção à aula e falta de interesse na escola. Além disso, os distúrbios de aprendizagem podem levar à depressão.

Podemos observar que crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar apresentem mais sintomas depressivos do que as sem dificuldades escolares. Sabendo-se que um indivíduo com uma limitação cognitiva dificilmente alcança um nível de desempenho esperado, não sendo reconhecido e elogiado pelos colegas e professores.

depressão na adolescencia

Por outro lado crianças e adolescentes com sintomas de depressão tendem a apresentar baixo rendimento escolar, pois devido ao seu estado de prostração não consegue atingir as expectativas dos outros, gerando cobrança, sentimentos negativos de frustração, inferioridade e incapacidade.

Entretanto, caso a criança ou adolescente demonstrar algum problema de aprendizagem, Fassler e Dumas (2002) nos apresenta os seguintes sintomas à que devemos estar atentos.

Um período especialmente curto de atenção, sobretudo quando comparado a outras crianças da mesma idade; dificuldade para compreender e seguir instruções; problemas para dominar a leitura, escrita ou habilidades matemáticas; troca de letras ou números, como confundir 62 com 26, ou b com d ou rato com tora; problemas de coordenação nos esportes ou em pequenas tarefas motoras, como segurar um lápis ou tentar dar um laço no sapato; notas escolares que parecem estar bem abaixo da capacidade da criança; pertences guardados constantemente em lugares errados; hiperatividade ou inquietação.  (p.126)

Uma vez, detectado algum problema, o encaminhamento precoce e o tratamento são a melhor forma de ajudar a criança e adolescente a superarem os problemas emocionais. E em muitos casos pais e professores deverão trabalhar juntos com o mesmo objetivo que é de formar, na criança ou adolescente, sua confiança e fortalecer sua autoestima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Devido à complexidade do diagnóstico, para Colbert & cols (1992) apud Cruvinel e Boruchovitch (2003) a dificuldade de profissionais na identificação de ambos os problemas (depressão e dificuldade de aprendizagem) e a necessidade de um olhar cauteloso e crítico diante da criança e adolescente, já que um diagnóstico incorreto implica em orientação, encaminhamento e intervenção inadequados.

Diante desse quadro, faz-se necessário, cada vez mais, estudos que contribuam para o conhecimento acerca da depressão infantil, principalmente no Brasil. É necessário viabilizar dados e estudos sistemáticos para que sejam compartilhados com educadores, pois somente assim os mesmos terão recursos necessários para melhor compreender a depressão e suas relações com a aprendizagem.

Sugestões para trabalhar as Emoções com crianças e adolescentes:
Coleção - Que Emoção é Essa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp