Psicopedagogia

A Importância de Identificar os Transtornos de Aprendizagem.

Deve existir “emergência” identificar precocemente os Transtornos de Aprendizagem.

O transtorno de aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento relacionado a dificuldades específicas. Esses problemas devem-se a diferentes fatores isolados ou associados entre si. Somente a avaliação e intervenção precoce das dificuldades podem levar ao sucesso no aprendizado escolar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Os transtornos de aprendizagem têm sempre forte impacto sobre a vida da criança e sobre seu entorno, pelos prejuízos em todas as áreas do desenvolvimento, assim como sua aceitação e participação.

Nos últimos anos, a relevância da identificação precoce dos Transtornos de Aprendizagem tem se tornado maior, principalmente pelos professores, psicopedagogos, família, fonoaudiólogos, psicólogos e pedagogos.

Ao se estabelecer um diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem, cria-se uma organização de atendimento e estruturação de apoio que visam suprir as necessidades e o desenvolvimento de estratégias compensatórias destes indivíduos.

Quando os Transtornos são identificados ainda na infância, o prognóstico é mais favorável e o processo de reabilitação mais rápido. É muito mais simples do que transpor estas mesmas barreiras em uma criança de 12 anos.

Outro grande motivador para o diagnóstico precoce reside no fato de que quanto mais a criança é exposta a eventos frustrantes e traumáticos relacionados à vida acadêmica, os sentimentos de fracasso afetam adversamente sua motivação e receptividade. Assim, muitos profissionais reconhecem que o trabalho com as crianças menores se desenvolve com mais facilidade, pois estas ainda não experimentaram estes sentimentos.

Contudo, ainda temos a questão financeira, uma vez que, identificado precocemente estes alterações, o tratamento de reabilitação seguramente é mais barato, pois a necessidade das sessões é menor do que em casos de diagnóstico tardio.

Transtornos da Aprendizagem

Conheça algumas características dos transtornos de aprendizagem:

  • Início dos comportamentos ou atrasos ocorrem sempre na infância.
  • O transtorno está sempre ligado a maturação biológica do sistema nervoso central.
  • As funções afetadas incluem geralmente a linguagem, habilidades espaciais e condições motoras.
  • Há evidências de histórico familiar, para transtornos de aprendizagem e fatores genéticos são de grande valia no conjunto de possíveis causas.
  • Lentidão na aquisição das noções de espaço e tempo, domínio pobre de conceitos abstratos, dificuldade no planejamento de tarefas, dificuldade na realização de tarefas acadêmicas, dificuldade na aquisição de normas e em aprendizagens cognitivas e problemas sociais.
  • Problemas de linguagem: de articulação, aquisição, vocabulário, restrito interesse em ouvir histórias, dificuldades em seguir instruções orais, soletração, vocabulário empobrecido, dificuldade em argumentar, problemas em redigir e resumir.
  • Problemas com a memória: dificuldades no aprendizado de números, recordar fatos, adquirir novas habilidades, recordar conceitos, manipulação de conceitos abstratos e de informações globais presentes no dia a dia.
  • Atenção: dificuldades em concentrar- se em algo que não seja de seu interesse pessoal, planejamento, controle inibitório, impulsividade e atenção inconstante.
  • Motricidade: dificuldades na aquisição de comportamentos de autonomia ex: amarrar sapatos, vestir-se, ir ao banheiro sozinho. Relutância para desenhar, problemas grafo- -motores, escrita ilegível e relutância em escrever.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Os principais transtornos de aprendizagem são: Dislexia, a qual se refere a trocas e omissões de letras no processo de leitura e escrita. Discalculia, dificuldade em realizar operações matemáticas, dar trocos e fazer manipulação mental de informações, Disgrafia que se refere a dificuldades relacionadas à escrita cursiva e legível e Dislalia, dificuldade relaciona à fala. Outras comorbidades podem estar relacionadas com os transtornos de aprendizagem, a mais conhecida delas é o transtorno de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH).

O diagnóstico desses transtornos devem ser realizados por profissionais especializados, em equipe multiprofissional para garantir todo planejamento e intervenção objetivando minimizar os efeitos de tais distúrbios na vida da criança.

Como é o Tratamento?

Multidisciplinar, neurologista, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, professor e a família. Algumas crianças apresentam necessidade do uso de medicação, porém o principal trabalho é realizado com o profissional da psicopedagogia e psicologia que trabalham e promovem estratégias cognitivas para o aprendizado, além do trabalho das questões psíquicas, assim como a importância do profissional da fonoaudiologia para trabalhar as dificuldades de fala.

Como nossos materiais podem ajudar nesse processo?

Importância_de_Identificar_

A PsiquEasy atende milhares de profissionais em todo país. Nossa interação com esses profissionais tem sido cada vez mais intensa. Dessa forma, os mesmos têm apresentado suas reais necessidades e nós temos ouvido cada um deles com muita atenção, amor e carinho. A cada situação apresentada temos nos dedicado ao máximo para desenvolver e oferecer o que a de melhor e mais eficiente. Sabe por quê? Queremos tornar seus atendimentos cada vez mais exitosos, flexíveis, lúdicos, prazerosos e eficazes.

Nossos materiais estão fundamentados nas teorias de estudiosos e especialistas de todo mundo. O DSM tem sido nosso guia, nosso “livro de cabeceira” com alguns costumam dizer. Nossos estudos tem se intensificado dia após dia quase que incansavelmente. Pois temos um objetivo, uma meta, uma visão, uma missão, diversos valores e o melhor, um sonho a ser construído.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

 Sabe qual é? Estar ao seu lado, dia após dia, te auxiliar, apoiar, motivar, inspirar, guiar, te mostrar o caminho, te ajudar a vencer nessa caminhada e se preciso for, segurar nas tuas mãos pra fazer com que você chegue lá.

Sabe onde? No auge do sucesso profissional e satisfação pessoal. Nossos materiais e software são mais que recursos e ferramentas para obter resultados, eles foram feitos para te ajudar a alcançar suas metas, superar as suas expectativas e principalmente as dos seus clientes e o melhor, te ajudar a VENCER.

Amamos o que fazemos e só fazemos porque vocês são mais que especiais para nós. Vocês certamente são o futuro da nossa sociedade. E nós ACREDITAMOS em todos vocês, pois sabemos que lutarão muito para chegarem onde estão. Já são vitoriosos desde o inicio e estamos aqui para garantir que continuaram sendo.


Você vai amar conhecer nosso lançamento especial EXCLUSIVO “Testes Psicopedagógicos″
Combo_pt2_-_digital Testes Pp
Combo com 615 páginas


botão chamar no whatsapp

Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212.


emogis dúvidas
Dúvidas Frequentes sobre o volume 03

Este material é para qual faixa etária?
É indicado para crianças a partir dos 07 anos, adolescentes e adultos.

O material tem orientações de como utilizar?
Sim, todos os testes possuem as devidas orientações e protocolos para correção.

Qual é o conteúdo do material?
Testes para investigar as habilidades da: Discalculia, Disgrafia, Dislexia, Disortografia, Dislalia, TDAH e Psicomotricidade. Servem ainda para fornecer um amplo leque de informações para o procedimento de Investigação Psicopedagógica que é bem mais do que ouvir e aceitar as queixas, na verdade é encontrar respostas para elas. Testes psicopedagógicos é um conjunto de testes que auxiliam no processo de observação, investigação e levantamento de dados, que permitirão compreender diversos fatores durante as sessões.

Que profissional pode utilizar esse material?
Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicólogos, Psicomotricistas, Especialistas em Educação Inclusiva dentre outros.

O que vai no material impresso?
Apostila encadernada com 192 páginas com recursos cruciais para identificação dos possíveis transtornos de aprendizagem.


Fonte da Pesquisa:

https://rsaude.com.br/cuiaba/materia/emergencia-do-diagnostico-precoce-dos-transtornos-de-aprendizagem/9141

http://fundacaoholhos.com.br/artigos/a-importancia-do-diagnostico-precoce-dos-transtornos-de-aprendizagem/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp