Psicopedagogia

Dificuldades na Aprendizagem? Seu Filho Precisa de um Psicopedagogo?

Crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de dificuldade, principalmente nessa transição entre aulas online e presenciais, precisam de mais atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Quem diria que manter o(s) filho(o) sentado(s) e atento(s) tempo suficiente para conseguir assistir uma videoaula era algo tão difícil? Lidar então com as dificuldades de aprendizagem, tem sido algo quase que impossível não é mesmo? No entanto, essas tem sido grandes dificuldades enfrentadas por muitos pais durante o período de estudos em casa. Com o isolamento social, a rotina de muitas famílias mudou essa é a verdade.

A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios a muitos pais e responsáveis. O cenário de confinamento provocado pela Covid-19, que gerou a necessidade das aulas online, permitiu aos pais observarem dificuldades de aprendizagem em seus filhos.

É tanta coisa que mal sobra tempo para respirar! Com tanta correria, tem sido difícil perceber se o período de aprendizagem está mesmo valendo a pena. “A distância dificulta o trabalho pela ausência da proximidade, do olhar, da análise das emoções frente ao conteúdo apresentado”. Mas para que esse novo formato de aulas dê certo, é necessário fazer alguns ajustes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Aqui estão algumas dicas práticas para organização das aulas online:

  • Defina os horários específicos para o momento das aulas;
  • Separe um espaço adequado e sem distrações;
  • Esteja sempre por perto, afinal sempre surgem algumas dúvidas;
  • Insira jogos e brincadeiras durante o processo – Algumas ferramentas podem tornar o tempo de estudo mais divertido, seja criativo.

As crianças e adolescentes precisarão de muita atenção dos educadores e dos pais ou responsáveis e, caso identifique alguma dificuldade, a escola deve oferecer o acompanhamento psicopedagógico ou orientar a família a procurar um Psicopedagogo para ajudar.

A busca pelo atendimento psicopedagógico aumentou por parte dos familiares ao observarem dificuldades de aprendizagem. Talvez a maior proximidade tenha facilitado essa percepção.

As aulas virtuais, com muito tempo na tela do computador, têm gerado uma maior ansiedade nas crianças e adolescentes e até podem ocasionar ganho de peso e dificuldades no sono

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

É necessário ficar atento as mudanças, acompanhar as atividades e perceber o quanto antes se seu filho necessita de acompanhamento psicopedagógico.

Juntos na pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp