Mindfulness & Aprendizado – Na Infância e Adolescência
Você já sabe o que é Mindfulness?
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Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, focas sua atenção em cada movimento, situação, respiração.
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Em uma tradução livre e resumida, o significado de mindfulness pode ser definido como atenção plena.
Mas como chegar a tal “atenção plena” e quais seus benefícios? De uma maneira mais ampla, mindfulness designa um conjunto de práticas meditativas que visam promover o funcionamento psicológico saudável.
Por que mindfulness é importante?
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É durante a infância e a adolescência que muitos transtornos mentais incapacitantes e progressivos se manifestam. Nesse sentido, o mindfulness infantil pode ser uma excelente forma de promover a saúde mental e prevenir transtornos maiores.
Afinal, apesar da aptidão humana para demonstrar em maior ou menor grau processos de resiliência, o conhecimento teórico e empírico nos mostra que é crucial garantir e proporcionar condições de desenvolvimento saudável nas fases iniciais do ciclo vital.
Muitas das iniciativas com a finalidade de complementar o trabalho escolar têm se apoiado nas crescentes e populares adaptações de programas baseados em mindfulness.
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Como o Mindfulness contribuiu no processo de aprendizagem?
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O objetivo do mindfulness na infância é proporcionar novas formas de aprendizado para o desenvolvimento e o cultivo de qualidades positivas e a criação de novos hábitos mentais.
Tais formas buscam oferecer ferramentas pessoais que contribuam para a promoção ou refinamento de habilidades cognitivas.
Além disso, o mindfulness pode aperfeiçoar a estabilidade emocional, atencional e metacognitiva das crianças e adolescentes e adultos, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social.
Cabe destacar ainda que, aliado à relevância desses objetivos, a aplicação e o estudo destes programas é uma meio para a integração transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento.
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Exercícios de mindfulness para crianças e adolescentes.
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Alguns exemplos de meditações do mindfulness podem incluir:
- A meditação da respiração (consciência da respiração);
- A meditação caminhando (consciência dos movimentos);
- O escaneamento corporal (consciência das diferentes partes do corpo);
- A meditação das sensações (consciência da percepção de diferentes estímulos sensoriais); exercícios de imaginação guiada;
- A prática da atenção plena com movimentos e posturas físicas;
Na educação, a inserção de práticas meditativas e contemplativas como o mindfulness é uma tendência nova no Ocidente, mas que parece promissora, conforme inúmeras pesquisas têm apontado.
Um aspecto importante dessas práticas quando utilizadas em escolas é que elas devem ser adaptadas às faixas etárias das crianças e adolescentes.
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