Síndrome do Cri Du Chat – Deficiência Intelectual
O distúrbio é caracterizado por deficiência intelectual e atraso no desenvolvimento, além disso, os pacientes costumam apresentar microcefalia (pequeno tamanho da cabeça), baixo peso ao nascer e tônus muscular fraco (hipotonia) na infância.
Cri-du-chat, ou síndrome 5p-, é uma condição rara que resulta quando um pedaço do cromossomo 5 está faltando. Também é conhecida como síndrome do choro de gato, já que bebês com essa condição geralmente têm um choro agudo que soa como o de um gato.
Indivíduos afetados também têm características faciais distintas, incluindo olhos amplamente fixados (hipertelorismo), orelhas baixas, uma mandíbula pequena e um rosto arredondado. Algumas crianças com síndrome de cri-du-chat nascem com algum problema cardíaco.

Você conhece os Sinais e Sintomas?
O diagnóstico dessa condição pode acontecer ainda antes do nascimento com um teste genético, chamado amniocentese. No entanto, a síndrome costuma ser identificada nos primeiros anos de vida e geralmente apresenta os seguintes sintomas:
- Choro que é incomumente agudo e soa como um gato
- Baixo peso ao nascer e crescimento lento
- Deficiência intelectual
- Desenvolvimento lento ou incompleto de habilidades motoras
- Cabeça pequena (microcefalia)
- Pequena mandíbula (micrognatia)
- Olhos arregalados
- Inclinação para baixo para os olhos
- Uma dobra extra de pele sobre o canto interno do olho (dobras Epicanthal)
- Orelhas de configuração baixa ou anormal
- Marcas de pele apenas na frente da orelha
- Correia parcial ou fusão de dedos ou dedos dos pés
- Única linha na palma da mão
- Tônus muscular baixo
- Hérnia inguinal
- Separação dos músculos na área da barriga (diástase recta)
- Problemas com a dobra das orelhas externas
Intervenções Pedagógicas com crianças com Síndrome Cri Du Chat.
Amorim (2011) traz, em seu estudo, importantes intervenções pedagógicas que auxiliam na alfabetização, inclusão social e escolar, e também cuidados com a higiene corporal para estudantes que possuem Síndrome Cri-Du-Chat. A autora aponta o método fônico para a alfabetização dos educandos. Este método consiste na utilização da fala (fonemas) e das letras (grafemas) para análises fonológicas por parte dos estudantes e a construção de palavras com letras soltas. Exercícios com a boca são realizados em frente ao espelho, para que haja uma percepção por parte do estudante entre os movimentos realizados e os sons emitidos. Após isso, as letras soltas são unidas para a construção da palavra escrita, configurando-se, assim, em uma abordagem multissensorial para o aprendizado de leitura e escrita.
A partir do exposto, aventa-se que com a educação especial precocemente desenvolvida e enriquecida com técnicas diferenciadas e adequadas à realidade de cada aluno, e também com o apoio da família, algumas crianças com Síndrome Cri-Du-Chat podem conquistar patamares sociais e psicomotores presentes em uma criança sem Cri-Du-Chat, ou qualquer outro comprometimento, de cerca de seis anos de idade. As habilidades motoras finas são sim atrasadas, mas há casos em que algumas crianças estão conseguindo aprender a escrever (LEITE e CABELLO, 2013).

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