Psicopedagogia

Como ajudar crianças e adolescentes com ansiedade e tédio na pandemia?

Seus filhos estão agitados, ansiosos ou entediados na pandemia? Confira nossas dicas de como lidar e quais atividades realizar.

Durante dos últimos meses percebemos a nossa rotina se transformar completamente. A maioria das atividades que antes realizávamos presencialmente, hoje passou a ganhar uma versão remota e digital devido ao isolamento social, necessário para o enfrentamento da pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Essas mudanças refletem diretamente em nossa saúde mental e física. Segundo os estudos da Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS), nos meses de maio, junho e julho de 2020 a população brasileira tornou-se 80% mais ansiosa e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que nós somos o país mais ansioso do mundo. Informações preocupantes, não é mesmo?

Desenho animado exausto mulher sentada, mesa e trabalhando Vetor grátis
Reprodução: Freepik

Várias crianças, adolescentes, adultos e idosos convivem diariamente com a sensação de ansiedade, medo do futuro, incerteza ou até mesmo o tédio causado por tanto tempo em casa com uma rotina que não muda. Esses sentimentos podem ser difíceis de lidar, mas existem algumas maneiras de evita-las ou amenizá-las.

Antes de falarmos sobre ela, vamos entender o conceito de ansiedade e tédio:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Ansiedade

Você já se sentiu agitado (a) antes de realizar uma nova tarefa ou função, imaginando o que viria pela frente? Essa é uma definição clássica do que é ansiedade em nosso dia a dia.

A depender da intensidade da ansiedade, ela pode ser indicada, pelo profissional, como um transtorno, pois, além de causar preocupação em excesso, ela pode causar sintomas físicos ou sensações difíceis de controlar.

Menino e menina sentados no chão e tristes Vetor Premium
Reprodução: Freepik

Conforme o Ministério da Saúde, pessoas com Transtorno de Ansiedade podem ter crises (constantes ou não) sem motivo aparente ou após vivenciar uma experiência que tenha gerados gatilhos mentais negativos. Outros sintomas que devem ser considerados são:

  • Preocupações, tensões ou medo exagerados onde a pessoa não consegue relaxar ou se controlar;
  • Sensação constante de que algo muito ruim está prestes a acontecer;
  • Falta de controle sobre pensamentos e atitudes;
  • Sensação de desespero depois de uma situação conturbada;
  • Dificuldade de concentração em tarefas simples;
  • Sintomas físicos como: falta de ar, náusea, tontura, tremor nas mãos ou no corpo, cansaço, boca seca e outros.

Diante disso é que os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao comportamento das crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de diálogo, onde ela se sinta a vontade para falar sobre seus sentimentos e expectativas. Só assim é possível perceber se elas estão bem ou não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Tédio

O tédio é uma sensação muito subjetiva, por vezes sentimos que o tempo não está passando, em outros momentos não conseguimos manter o foco nas tarefas ou então perdemos o interesse em algo que já chamou nossa atenção.

Atualmente, depois de meses reclusos, as crianças e adolescentes encontram dificuldades em se interessar por coisas novas e estão constantemente entediados ou aborrecidos com a rotina previsível que os cerca.

Grupo internacional de crianças tristes punição por mau comportamento personagens de desenhos animados fofos Vetor Premium
Reprodução: Freepik

E novamente se faz necessária à presença e atenção dos pais para que o tédio não se transforme em algo doloroso para os pequenos. Algumas atividades podem ajudar a diminuir a ansiedade e o tédio, como:

Jogos de cartas ou tabuleiro:

Conceito de atividades em casa da família. feliz menino e menina com pais jogando jogos de tabuleiro com cartas e dados na sala de estar. para entretenimento, união, ter tópicos juntos Vetor grátis
Reprodução: Freepik

Um tempo em família e um jogo divertido são excelentes maneiras de diminuir os sintomas de ansiedade e também de tédio. Nossas sugestões de jogos são: UNO, Detetive, Monopoly, Cara a Cara, Imagem e Ação, e muito mais.

Sessão Pipoca:

Garoto bonito feliz assistir tv com a família junto Vetor Premium
Reprodução: Freepik

Vários filmes e séries incríveis estão sendo lançados, que tal reunir a galera de casa, preparar lanches e dar o play na TV? É só escolher o filme favorito e aproveitar o momento de distração ao lado de pessoas especiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Piquenique:

Festa de churrasco em família. feliz mãe, pai, avós e criança cozinhando carne para churrasco e jantando no quintal. ilustração vetorial para fim de semana, lazer, piquenique, união Vetor grátis
Reprodução: Freepik

Outra atividade divertida e saudável para fazer no final de semana ou feriado. Aposte no quintal de casa, na varanda ou, se necessário, num parque próximo sem se esquecer de respeitar as medidas de segurança (uso de álcool gel, máscara, etc) e também ficar atendo ao decreto do seu município ou estado.

Caça ao tesouro:

Realistic velho estilo pirata baú Vetor grátis
Reprodução: Freepik

Desperte a curiosidade dos pequenos com pistas espalhadas pela casa e um prêmio no final do percurso. Garantimos que será um momento bastante divertido e lúdico para todos.

Jardinagem:

Casal regando desenho de árvore em crescimento isolado no branco Vetor Premium
Reprodução: Freepik

Se você ama plantinhas e quer dividir esse conhecimento com seus filhos, chegou o momento perfeito. Ensine sobre a história de cada planta, como regar, como ver se elas estão saudáveis ou não.

Essas são algumas das várias maneiras que você pode ajudar as crianças e adolescentes ansiosos ou entediados. Mas, se você perceber que nenhuma dessas atividades estão animando as crianças e adolescentes, procure ajuda profissional para lidar melhor com cada caso.

Gostou das dicas? Conte para gente nos comentários.


Referências: https://bit.ly/3eJCWDp
https://bit.ly/33EPghE
https://bit.ly/3fm5vWG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp