Psicopedagogia

Psicopedagogia e Alfabetização – Unindo Teoria e Prática

A Psicopedagogia está se tornando cada vez mais presente na educação infantil, principalmente no processo de alfabetização. Entenda como!

Sabemos que a Psicopedagogia é a união dos principais conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia. Juntos eles têm o objetivo de identificar e trabalhar os diversos tipos de distúrbios do neurodesenvolvimento ou as dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Geralmente essas dificuldades são apresentadas em momentos específicos do processo de aprendizagem, como, por exemplo, na fase de alfabetização. É nesse momento que o psicopedagogo deve contribuir, de forma construtiva, com a escola, os pais e principalmente com a criança.

Então quais são as contribuições da Psicopedagogia para a Alfabetização?

A forma com que a alfabetização é vista mudou de forma significativa conforme o tempo. Os educadores estão cada vez mais empenhados em alfabetizar de forma social, ou seja, possibilitando através do ensino, que as crianças saibam usar as suas habilidades de leitura e escrita no cotidiano, já que vivemos cercados por suas diversas formas como: vídeos, jogos, brinquedos, embalagens, peças publicitárias, textos informativos, etc.

Reprodução: Freepik

Nesse sentido, a Psicopedagogia possui dois pilares fundamentais. O primeiro é de fazer com que os educadores compreendam a sua importância no processo de alfabetização, principalmente de crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, salientando a necessidade de observar o desempenho de cada aluno de forma individual e, se necessário, adaptando sua didática para cada realidade.

Já o segundo pilar diz respeito ao acompanhamento direto à criança que apresenta dificuldades. O profissional, nesses casos, investiga a origem da queixa e só então trabalham com recursos para cada dificuldade específica, promovendo a estimulação e fazendo com que elas se sintam mais motivadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Outros benefícios da Psicopedagogia para o processo de alfabetização são:

  • Melhora na memória;
  • Ampliação da capacidade de conceituação;
  • Desenvolvimento de consciência fonológica;
  • Entre outros.

Sendo assim, o papel fundamental da Psicopedagogia é humanizar o processo, considerando a individualidade de cada aprendente/paciente, apresentando soluções mais eficazes.

Nós da PsiquEasy, também preocupados em tornar o processo de alfabetização cada vez mais completo, criamos um material exclusivo com Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar, o PPpA.


Conheça mais sobre o nosso lançamento!

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar

Vem aí, PPpA – Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar.

Você já sabe o que é o PPpA?

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar – Primeiros Volumes + Edição Especial


Referências: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/154/114

https://pedagogiaaopedaletra.com/a-contribuicao-da-psicopedagogia-para-o-processo-de-alfabetizacao-e-letramento/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp