Você conhece o Esquema Evolutivo da Aprendizagem?
O processo de aprendizagem é um processo bastante complexo e delicado, porém é muito saudável que haja dúvidas, desequilíbrios, dificuldades e adaptações para se assimilar e acomodar novos conhecimentos. Tal complexidade do processo de aprendizagem humana leva Visca (1987) a concebê‑lo sob quatro diferentes níveis, denominados por ele de esquema evolutivo da aprendizagem, estendendo‑se do nascimento até a morte do indivíduo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![Advertisement](https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2024/06/a-jornada-do-autista.webp)
Protoaprendizagem ou 1º nível de aprendizagem – É a aprendizagem das primeiras relações vinculares, interação entre a criança e a mãe.
![](https://img.freepik.com/vetores-gratis/mae-e-bebe-mae-e-bebe-em-varias-acoes_7891-346.jpg)
Deuteroaprendizagem ou 2º nível de aprendizagem – Apreensão da cosmovisão do grupo familiar.
![](https://img.freepik.com/vetores-gratis/vector-cartoon-pessoas-andando-no-parque-urbano_81534-1279.jpg?size=626&ext=jpg)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![Advertisement](https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2024/02/testes-pp2.jpg)
Aprendizagem assistemática ou 3º nível de aprendizagem – Aquisição instrumental das técnicas e recursos que permitem o desempenho numa comunidade restrita.
![](https://static.vecteezy.com/ti/vetor-gratis/p1/2560529-criancas-brincando-com-brinquedos-vetor.jpg)
Aprendizagem sistemática ou 4º nível de aprendizagem – Dá-se na interação com reativos particulares selecionados, ou seja, as instituições escolares, que a sociedade veicula através de instituições de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior.
![](https://img.freepik.com/vetores-gratis/de-volta-a-escola-para-o-novo-conceito-normal-covid-19-criancas-usando-mascaras-sanitarias-gesto-de-estudantes-relacionados-ao-coronavirus_99715-222.jpg?size=626&ext=jpg&ga=GA1.2.2043750002.1640044800)
Segundo esse autor, se a criança estabelece um vínculo negativo em qualquer uma dessas etapas de sua vida, poderá gerar consequências em seu desenvolvimento, de maneira parcial ou total, produzindo déficits ou obstáculos à aprendizagem.
Por isso é fundamental acompanhar todos os níveis com bastante carinho e atenção.
Fontes de Pesquisa: