TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Teste de Competência de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) avalia processos de reconhecimento e decodificação na leitura silenciosa de itens isolados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O padrão de resposta permite identificar o estágio de desenvolvimento da leitura ao longo das etapas logográfica, alfabética e ortográfica.
Este estudo objetivou derivar tabelas de dados normativos para o TCLPP e seus sete subtestes, bem como correlacionar os desempenhos no TCLPP.
Em termos de escore total e em cada subteste, com Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças, Teste de Vocabulário por Figuras USP e Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral.
Frith (1990) identifica três estágios na alfabetização, durante os quais se desenvolvem diferentes rotas ou estratégias de leitura.
No primeiro, o logográfico, desenvolve-se a estratégia logográfica.
A criança faz reconhecimento visual direto de certas propriedades gerais da palavra escrita com base no contexto, na forma e na cor, mas não atenta à composição precisa das letras que formam a palavra, exceto usualmente pela primeira letra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, se forem trocadas as letras D por B, N por M, e D por P na palavra escrita McDonald’s, a criança não tenderá a notar a troca, desde que haja arcos dourados sobre fundo vermelho.
A criança trata as palavras escritas como se fossem desenhos e só consegue reconhecer palavras com as quais está bastante familiarizada, sendo incapaz de penetrar na composição grafêmica das palavras ou de ler palavras novas.
Tal leitura de natureza icônica e ideográfica limita-se ao reconhecimento do aspecto geral de palavras muito familiares.
No segundo estágio, o alfabético, desenvolve-se a rota ou estratégia fonológica.
A criança aprende a fazer decodificação grafofonêmica e passa a decodificar pseudopalavras e palavras novas, cuja forma ortográfica ainda não é familiar.
Contudo, a criança só pode ter sucesso no uso dessa estratégia se dominar a habilidade de decodificação grafofonêmica e se as palavras a serem lidas forem grafofonemicamente regulares.
Desse modo que a imagem fonológica resultante da decodificação soe familiar à criança. Como mais uma das palavras conhecidas já armazenadas em seu léxico auditivo lingüístico (isto é, léxico fonológico).
A decodificação de palavras grafofonemicamente irregulares tende a produzir erros de regularização fonológica e falhas de compreensão de leitura.
Crianças com dislexia fonológica mostram grande dificuldade em empreender decodificação grafofonêmica competente, o que ocorre em 67% dos casos de dislexia do desenvolvimento (F. Capovilla & Capovilla, 2004), e usualmente tentam adivinhar o que está escrito, cometendo freqüentes paralexias.
No terceiro estágio, o ortográfico, desenvolve-se a rota ou estratégia lexical.
A criança aprende a ler lexicalmente, fazendo reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras. Torna-se capaz de ler palavras grafofonemicamente irregulares, não mais cometendo erros de regularização grafofonêmica.
Desde que as palavras a serem lidas sejam comuns e familiares para a criança.
Crianças com dislexia morfêmica têm dificuldade em fazer esse reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras, o que ocorre em cerca de 10% dos casos de dislexia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ESCRITA
FIGURA
ITEM
TIPO
RESP
RESP ALUNO
PONT
CR
CI
VS
VV
VF
PH
PE
FADA
fada
01
CR
C
CACHORRO
camundongo
02
VS
X
XUNVACO
sanfona
03
PE
X
BRUXA
bruxa
04
CI
C
CAEBÇA
cabeça
05
VV
X
HAPELHA
abelha
06
VF
X
TÁXI
táxi
07
CI
C
PÁÇARU
pássaro
08
PH
X
ASPELO
coelho
09
PE
X
BATATA
batata
10
CR
C
GAIO
gato
11
VV
X
TREM
ônibus
12
VS
X
XADREZ
xadrez
13
CI
C
FACA
vaca
14
VF
X
FÊRA
pêra
15
VV
X
TOMADA
tomada
16
CR
C
CINAU
sinal
17
PH
X
MITU
óculos
18
PE
X
CALÇA
calça
19
CI
C
CANCURU
canguru
20
VF
X
TERRA
árvore
21
VS
X
CRIANQAS
crianças
22
VV
X
JÊLU
gelo
23
PH
X
RASSUNO
mão
24
PE
X
BUZINA
buzina
25
CR
C
SOFÁ
cama
26
VS
X
AGASALHO
agasalho
27
CI
C
MÁCHICO
mágico
28
VF
X
COBRA
peixe
29
VS
X
TESOURA
tesoura
30
CI
C
VENTILATOR
ventilador
31
VF
X
MAPA
mapa
32
CR
C
AUMOSSU
almoço
33
PH
X
DILHA
pião
34
PE
X
TEIEUISAO
televisão
35
VV
X
APATAR
apagar
36
VF
X
PINCEL
pincel
37
CI
C
MELOCE
palhaço
38
PE
X
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ESCRITA
FIGURA
ITEM
TIPO
RESP
RESP ALUNO
PONT
CR
CI
VS
VV
VF
PH
PE
MAIÔ
maiô
39
CR
C
CAINELO
chinelo
40
VV
X
RÁDIO
telefone
41
VS
X
PIJAMA
pijama
42
CR
C
FOTIS
meia
43
PE
X
EXÉRCITO
exército
44
CI
C
OSPITAU
hospital
45
PH
X
XAPEL
chapéu
46
PH
X
PIPOTA
pipoca
47
VF
X
AVIÃO
águia
48
VS
X
JACAPÉ
jacaré
49
VV
X
MININU
menino
50
PH
X
BONÉ
boné
51
CR
C
JAMELO
tigre
52
PE
X
RELÓCHIO
relógio
53
VF
X
PRINCESA
princesa
54
CI
C
MAÇÃ
morango
55
VS
X
PAPOUE
parque
56
VV
X
SOCATI
urso
57
PE
X
MENINA
menina
58
CR
C
TÁCSI
táxi
59
PH
X
CHINELO
sapato
60
VS
X
EXERCÍCIO
exercício
61
CI
C
OFELHA
ovelha
62
VF
X
ESTERLA
estrela
63
VV
X
ÓMI
homem
64
PH
X
PONÉCA
boneca
65
VF
X
SORVETE
bombom
66
VS
X
BÓQUISSE
boxe
67
PH
X
PIPA
pipa
68
CR
C
CATUDO
tênis
69
PE
X
CADEPMO
caderno
70
VV
X
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Subtotal
CR
CI
VS
VV
VF
PH
PE
CR
CI
VS
VV
VF
PH
PE
Total Geral
Pontuação
Pontuação Padrão
Classificação – Série/Ano:_______
LEGENDA:
CLASSIFICAÇÃO:
CR = Aceitação de Palavras Corretas Regulares
CI = Aceitação de Palavras Corretas Irregulares Pontuação Elevada =P. E.
VS = Rejeição de Palavras Vizinhas Semânticas
VV = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Visuais Pontuação Média =P.M.
VF = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Fonológicas
PH = Rejeição de Pseudopalavras Homófonas Pontuação Rebaixada = P. R.
PE = Rejeição de Pseudopalavras Estranhas Pontuação Muito Rebaixada = P. M. R.
PONTUAÇÃO GERAL DO TCLPP
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
61 – 70
PONTUAÇÃO ELEVADA
40 – 60
PONTUAÇÃO MÉDIA
30 – 39
PONTUAÇÃO REBAIXADA
19 – 29
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
66 – 70
PONTUAÇÃO ELEVADA
46 – 65
PONTUAÇÃO MÉDIA
37 – 45
PONTUAÇÃO REBAIXADA
28 – 36
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
68 – 70
PONTUAÇÃO ELEVADA
54 – 67
PONTUAÇÃO MÉDIA
47 – 53
PONTUAÇÃO REBAIXADA
40 – 46
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
57 –70
PONTUAÇÃO MÉDIA
51 – 56
PONTUAÇÃO REBAIXADA
44 – 50
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS REGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CR)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
05 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 04
PONTUAÇÃO REBAIXADA
01 – 02
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
06
PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
07
PONTUAÇÃO REBAIXADA
06
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
08
PONTUAÇÃO REBAIXADA
07
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS IRREGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CI)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
04 – 09
PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05
PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
06
PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
07
PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PALAVRAS VIZINHAS SEMÂNTICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VS)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05
PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
06 – 07
PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
07
PONTUAÇÃO REBAIXADA
06
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
08
PONTUAÇÃO REBAIXADA
07
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS VISUAIS DO TCLPP
(SUBTESTE VV)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
10
PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09
PONTUAÇÃO MÉDIA
02 – 03
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 01
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05
PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
06
PONTUAÇÃO REBAIXADA
05
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
07
PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS FONOLÓGICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VF)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
10
PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09
PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
10
PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09
PONTUAÇÃO MÉDIA
02 – 03
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 01
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 05
PONTUAÇÃO REBAIXADA
01 – 02
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
05 – 06
PONTUAÇÃO REBAIXADA
03 – 04
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS HOMÓFONAS DO TCLPP
(SUBTESTE PH)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10
PONTUAÇÃO ELEVADA
03 – 08
PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 02
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10
PONTUAÇÃO ELEVADA
03 – 08
PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 02
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
10
PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09
PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
05 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 04
PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 02
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS ESTRANHAS DO TCLPP
(SUBTESTE PE)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
05 – 06
PONTUAÇÃO REBAIXADA
03 – 04
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
07
PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
08
PONTUAÇÃO REBAIXADA
07
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10
PONTUAÇÃO MÉDIA
08
PONTUAÇÃO REBAIXADA
07
PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
Para Frith (1990), “a dislexia do desenvolvimento pode ser compreendida como uma espécie de interrupção na progressão de uma a outra fase ao longo do desenvolvimento da leitura. Tal interrupção pode ocorrer já na passagem do estágio logográfico para o alfabético, como na dislexia fonológica; ou apenas na passagem do alfabético para o ortográfico, como na assim chamada da dislexia morfêmica”
Olá Rosângela, agradecemos o carinho. Que bom que você gostou, toda semana postamos novidades. Continue nos visitando. Conheça também nosso Software vem com mais de 160 testes/materiais. Abraços carinhosos…
Olá Lucilene ficamos imensamente felizes em poder contribuir de alguma forma com seus estudos. Agradecemos o carinho e a atenção a nós dedicada. Saiba que estamos a disposição. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….
Para você compreender melhor como utilizar deve adquirir o caderno de aplicação, nós não trabalhamos com esse material. Só apresentamos como opção para as avaliações.
Este teste (TCLPP) não tem como ser baixado?
Olá Ana Paula tem sim, o link esta no final da postagem. Abraços….
amei todos os testes
Olá Rosângela, agradecemos o carinho. Que bom que você gostou, toda semana postamos novidades. Continue nos visitando. Conheça também nosso Software vem com mais de 160 testes/materiais. Abraços carinhosos…
Gratidão por compartilhar todos esses materiais.
Olá Rose, nós agradecemos o carinho e atenção. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços
Oi pessoal, quero agradecer pois sou aluna de psicopedagogia e o blog tem me ajudado muito no estagio. Obrigada!
Olá Lucilene ficamos imensamente felizes em poder contribuir de alguma forma com seus estudos. Agradecemos o carinho e a atenção a nós dedicada. Saiba que estamos a disposição. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….
Precisop de ajuda! Não consegui encontrar os testes para baixar! Alguém pode me auxiliar?
Olá Maria Regina, tudo bem?
Desculpe não ter respondido antes, segue o link para você baixar o teste: https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Teste-TCLPP-orienta%C3%A7%C3%B5es-.pdf
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Cliquei no link mas não baixou😟
Olá Jaqueline, tudo bem?
Basta clicar com botão direito em cima do link:
Segue https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Teste-TCLPP-orienta%C3%A7%C3%B5es-.pdf
Não estou conseguindo baixar o TCLLP apenas as orientações
Olá Caliandra, tudo bem?
Basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “salvar como”
Estou precisando de ajudar não entendi como fazer o cálculo para chegar na pontuação padrão
Olá Monica, tudo bem?
Para você compreender melhor como utilizar deve adquirir o caderno de aplicação, nós não trabalhamos com esse material. Só apresentamos como opção para as avaliações.
Sou Neuropsicopedagoga posso usar esses mesmos testes ,gostaria de entender melhor sobre eles, como faço para adquirir os testes
Olá Cláudia, pode sim, para adquirir, basta acessar o link https://www.store.psiqueasy.com.br