Exame Motor – Atividades e Materiais para Imprimir
A importância de estimular a coordenação motora ampla e fina.
A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, no simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade tanto fina como ampla é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil, o desenvolvimento motor é um processo seqüencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica.
O educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis, e por ser fundamental no processo da escrita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos.
Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Então, é necessário que seja disponibilizado para as crianças materiais como: massa de modelar, folhas ou revistas que possa ser rasgadas, coladas, giz de cera para pintarem livremente.
Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ouaparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).
A coordenação motora grossa ou ampla é aquela que permite a criança dominar o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar, correr, dançar. As atividades motoras devem estar presentes no cotidiano das crianças.
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.
Fonte: Profª: Darlin Suziane Castilhos dos Santos Coisas da Profª. Darlin
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
-
Coordenação Fixa / Diadococinesia (Marionetes)
Coloca-se diante da criança com os braços dobrados na altura dos cotovelos, lateralmente, e balança as mãos de um lado para outro. Pedir a criança que observe e execute os mesmos movimentos que o profissional fizer (primeiro com uma e depois com as duas mãos).
Pianotages / (contar nos dedos)
Com os braços dobrados lateralmente na altura dos cotovelos, encostar suavemente a ponta de cada dedo na ponta do polegar. Pedir para a criança executar o mesmo movimento utilizando apenas uma e depois a outra mão.
Cópia
Colocar a folha na horizontal, lápis colorido. Pedir para que a criança pegue o lápis e copie o que está vendo.
- Coordenação Global
- Andar – andar pela sala livremente
- Correr – correr numa determinada direção
- Pegar e arremessar a bola com as duas mãos e depois com uma e com a outra mão.
- Equilíbrio Dinâmico
- Andar em uma linha reta
- Andar em uma linha curva
- Andar com um pé na frente do outro
- Equilíbrio Estático
- Ficar parado com os pés e os braços ao longo do corpo de olhos fechados (10 segundos).
- Ficar num pé só (perna dobrada na altura do joelho para traz, permanecer por 10 segundos). Repetir com o outro pé.
- Dissociação
- Abrir e fechar as mãos juntas
- A criança sentada com as mãos sobre a mesa faz o movimento com a “E” e “D”.
- Abrir e fechar as mãos alternadamente.
- Dissociação entre mão D e mão E: a criança bate as duas mãos sobre a mesa e depois só a direita, novamente as duas e depois só a esquerda.
- Dissociação entre mãos e pés: bater um pé e bater palmas, bater o outro e bater palmas.
- Lateralidade
- Qual a sua mão direita?
- Qual a sua mão esquerda?
- Qual seu pé direito?
- Qual seu pé esquerdo?
- Qual seu olho direito?
- Qual minha mão esquerda?
- Qual minha mão direita?
Coloque a:
- Mão E no olho D
- Mão D no olho E
- Mão E na orelha D
- Mão D na orelha E
- Mão E no olho E
- Mão D no olho D
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Predominância lateral
Dominância da mão
- Atirar a bola
- Pregar um prego
- Escovar os dentes
- Pentearse
- Girar o trinco da porta
- Escrever Dominância do olho
- Telescópio (tubo de cartolina)
- Rifle
Dominância dos pés
- Chutar a bola
- Jogo de amarelinha
- Esquema Corporal
Pedir que a criança reconheça as partes do corpo em si e no examinador. Se a criança tiver mais de 6 anos solicitar mais detalhadamente.
- Orientação Espacial
Pesquisar com a criança noções de espaço
- O que tem acima de você?
- O que tem abaixo de você?
- O que tem a sua frente?
- O que tem atrás de você?
- De que lado seu está o objeto?
Relação perto – longe
- O que tem perto de você aqui na sala?
- O que tem longe de você aqui na sala?
- Você mora perto ou longe da cidade?
- A clínica é perto ou longe da sua casa?
- Qual das duas (casa ou clínica) é mais perto da cidade?
- Orientação Temporal
Noção de velocidade
- Pedir para a criança andar devagar
- Pedir para a criança andar bem depressa
- Pedir para a criança andar de pressa e você faz o mesmo percurso a passos lentos e pergunta quem chegou primeiro e por que?
- O que anda mais depressa: o coelho ou a tartaruga?
- Como você chega primeiro em um lugar, correndo ou pulando?
Noção de tempo
- O que você estava fazendo antes de vir aqui?
- Qual o exercício que você fez antes deste?
- Para você entrar numa sala em que a porta está fechada, o que você precisa fazer?
- O que você fez depois que entramos aqui?
- O que você faz depois que põe o pijama?
- O que você faz antes do almoço?
- O que você faz depois do almoço?
- Ritmo
- Pedir à criança que bata com o lápis sobre a mesa no ritmo dela.
- Pedir à criança que bata com o lápis na mesa em um ritmo lento e depois mais rápido.
- Pedir à criança que escute bem e faça como o examinador. Suspender após quatro estruturas erradas. (colocar um anteparo para que a criança não veja o lápis enquanto bate).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PSICOMOTRICIDADE
NOME:
DATA: / / EXAMINADOR:
PSICOMOTRICIDADE CONDUTAS OBSERVADAS | OBSERVAÇÃO | |
Coordenação fina | Diacocinesia | |
Pianotagem | ||
Cópia | ||
Coordenação global | Andar livremente | |
Pegar com as duas mãos | ||
Arremessar com uma das mãos | ||
Equilíbrio dinâmico | Trocar e jogar a bola | |
Andar em linha reta | ||
Andar em linha curva | ||
Andar com um pé na frente do outro | ||
Equilíbrio estático | Ficar parado em pé | |
Manterse em um pé | ||
Manterse no outro pé | ||
Dissociação | Abrir e fechar as mãos juntas | |
Abrir e fechar as mãos alternadas | ||
Dissociação entre mão D e E | ||
Dissociação entre mãos e pés | ||
Lateralidade | Simples em si | |
Simples em outro | ||
Imitar gestos | ||
Predominância lateral | Olhos | |
Pés | ||
Mãos | ||
Esquema corporal | Denominação em si | |
Denominação o outro | ||
Orientação espacial | Posição no espaço | A |
B | ||
C | ||
D | ||
E | ||
Relação perto longe | A | |
B | ||
C | ||
D | ||
E | ||
F | ||
Orientação temporal | Noção de velocidade | A |
B | ||
C | ||
D | ||
E | ||
F | ||
Noção de tempo | A | |
B | ||
C | ||
D | ||
E | ||
F | ||
G | ||
Ritmo | Próprio ritmo da criança | A |
Ritmo lento e rápido | B | |
Imitar batidas do examinador | C 1 2 3 4 5 6 7 8 |
Material de Apoio para estudo e impressão
FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR
Leia ainda: Anamnese Psicopedagógica
Veja também: E.O.C.A. Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
Estou pesquisando as anamneses e avaliações psicológicas. Estou adorando as leituras.
Olá Marta ficamos felizes em poder contribuir de alguma forma com suas pesquisas. Agradecemos o carinho. Estamos a disposição caso precise de algo. Abraços carinhosos.
Simplesmente demais.
Obrigada por compartilhar conosco.?
Olá Amanda que bom que gostou, fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….
Bom dia gostei muito da postagem. Gostaria de saber quem é o autor desse teste? Grata, Sabrina.
Bom dia Sabrina, tudo bem?
Recebemos muitas contribuições e esse não veio com a assinatura do autor.