Psicopedagogia

A Informatização na Administração Psicopedagógica

A Informatização tornou-se, cada vez mais necessária na Administração dos espaços psicopedagógicos. Não informatizar significa deixar de empreender por completo.

Você já ouviu falar sobre informatização na psicopedagogia?

Uma verdadeira prioridade para todos aqueles que necessitam minimizar o tempo no decorrer do seus dias de atendimentos.

Há muitos anos atrás iniciou-se a história da organização. Naquele tempo quando o homem, somente vivia para o seu dia-a-dia. No entanto, foi evoluindo de acordo com suas necessidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Pouco a pouco foram criados fundamentos da sociedade moderna. Na medida em que houve necessidade de comercialização da produção com outros povos.

A partir do avanço da sociedade moderna foi gerada a necessidade de criar regulamentos e organizações para proteger as pessoas e regular os acordos.

Diante do avanço das tecnologias na área da informática, a grande maioria dos espaços psicopedagógicos enfrentam desafios relacionados às contínuas transformações.

Essas mudanças são ocasionadas pela velocidade com que são gerados os conhecimentos no quesito informatização.

O psicopedagogo(a) deve conhecer os fatores importantes na sua administração e implementação.

Para isso deverá enfocar sempre as tendências e as transformações provocadas pelo uso das tecnologias da Informática em geral.

Sobre o seu conceito de administração, observa-se Houssais (2001):

Administração é ato, processo ou efeito de administrar, ato de reger, governar ou gerir. Esse processo pode acontecer em negócios públicos ou particulares modo como se rege, governa ou gerir negócios públicos;

  • a direção;
  • a chefia no organograma de um estabelecimento público ou particular;
  • conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter à produtividade a um controle de qualidade;
  • para obtenção de um resultado eficaz; a prática;
  • a execução de tais normas e funções;
  • qualquer secretária;
  • repartição;
  • divisão dentre outros.

Em suma, que tenha em sua chefia um administrador; corpo de funcionários administrativos de uma empresa particular ou repartição público, instalação, prédio, de uma empresa, instituição.

A administração como ciência de hoje tem sua evolução ao longo dos tempos com afirma Chiavenato (1999) onde é citado uma passagem bíblica onde Moisés e seu sogro Jetro conversam sobre a situação em que Moisés o único responsável pelas decisões do povo Hebreu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Jetro sugere a Moisés a divisão das responsabilidades, surge então à divisão de funções o que hoje em toda a empresa possui (organograma).

Com o passar do tempo a administração foi aprimorada a partir das diversas influências que obteve no decorrer dos anos adaptando-se as necessidades de cada momento da história até os dias atuais.

A partir dos grandes avanços a necessidade de simplificar e organizar as coisas de modo mais ágil e rápido foi aumentando.

Surge então a Tecnologia que são recursos utilizados para aplicar o conhecimento científico (técnicos) na execução de tarefas.

Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, que esteja aplicado no produto que esteja aplicado no processo.

Atualmente nos espaços psicopedagógicos bem sucedidos a maneira mais moderna e efetiva de gestão de dados é a utilização do Sistema Psicopedagógico – PsiquEasy.

PsiquEasy utiliza protocolo https (Hyper Text Transfer Protocol Secure) utilizado por bancos e operadoras de cartão de crédito no mundo inteiro.

Essa camada (https) adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais, essa é, atualmente a forma mais moderna e segura de trafegar dados na internet.

O sistema utiliza ainda a tecnologia de ACL desenvolvida por Taylor Otwell, engenheiro americano, autoridade na área de  engenharia de sistemas para web e responsável pela segurança em grandes sistemas no mundo inteiro.

Já deve ser da compreensão de todos os psicopedagogos que hoje em dia nos encontramos na Era da Informação e do compartilhamento, os quais são feitos com extrema mobilidade e acessibilidade.

A estrutura da informatização pode ser composta e realizada de várias formas: Pessoas, Banco de Dados e Rede remota de computadores.

Uma das tendências do empreendedorismo é o processo de Informatização nos ambientes psicopedagógicos. E ficar de fora utilizando um aglomerado de papéis não é mais uma opção. Informatizar é necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Os espaços psicopedagógicos têm, hoje em dia, a enorme necessidade e a capacidade de gerar documentos. Entre eles estão: testes, entre tantos outros materiais para seus clientes.

Por isso, é necessário compreendermos que a melhor maneira de gerenciar todas essas informações é através da informatização.

Utilizar um sistema psicopedagógico (PsiquEasy) seguro, moderno e específico para sua área é de suma importância para êxito do seu espaço psicopedagógico.

A principal dica é que o empreendedor foque primeiro em criar e filtrar as informações. Em seguida, manipular e administrar os dados.

A informatização é parte do processo de inovação necessário para o profissional da Psicopedagogia, ela é, e deve ser vista como uma das vertentes do empreendedorismo. Não podemos falar em empreender, sem antes compreendermos a importância de inovar, ou seja, informatizar.

PsiquEasy

Leia também: Psicopedagogia e o Atendimento Humanizado

Visite o Site:Sistema Psicopedagógico PsiquEasy

2 thoughts on “A Informatização na Administração Psicopedagógica

  • Renata Maria de Oliveira

    Estou gostando muito de conhecer essa plataforma. Sou professora da rede estadual (ciências e biologia), pedagoga e psicopedagoga sem atuação no momento. Estou na fase de pesquisa para abrir meu espaço e o psiqueasy abriu uma nova possibilidade de otimizar de forma mais organizada meu tempo.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Renata, que bom que esta gostando, nossa equipe desenvolveu tudo com muito carinho pensando na necessidade dos profissionais da área de educação e saúde mental. Nosso Blog tem muitos artigos que foram feitos pensando em profissionais como você que esta planejando e se organizando para começar atuar na área da Pp. Fique a vontade para explorar tanto o Blog como o Software, temos certeza que irá encontrar neles uma forma econômica, organizada e segura de iniciar seu negócio. Se tiver dúvida ou precisar de mais orientações entre em contato também pelo whatsapp 021 7421-7212, ficaremos felizes em te atender e poder auxiliar nessa sua nova caminhada. Abraços carinhosos.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp