Testes, Exercícios e Jogos Verbais para Dislexia

Dificuldades de aprendizagem da leitura Exemplos de testes, exercícios e jogos verbais para Dislexia

  • Segmentação e reconhecimento de sons (exercício oral para Dislexia)

Qual destas quatro palavras que vou dizer é que começa com sons diferentes? (um dos grupos serve de exemplo)

casa canteiro Paulo bloco pato régua prato manta
calo carvão parvo belo pago relva preta manga
capa porteiro pargo blusa peta rola praça minta
mala cartão parque bloqueio pala recta prata manjerico
droga falcão frade mesa nada luva fita caldo
dragão fel fresco medo neta luta fila cola
doutor FALSO fralda mata nata lota fisga calo
drama falta ferramenta menos nave lula fala calvo
  • Segmentação e reconhecimento de sons (exercício oral para Dislexia)

Qual das palavras que vou dizer é que não rima com as outras? (Um dos grupos serve de exemplo)

pão gato

nabo

jardim

laranjal

tigela

amor

papelaria
cão pato

cabo

fim

batatal

gela

amar

papeleira
mão rato

rabo

botim

toranja

melga

horror

padaria
mano rabo

calo

motim

matagal

beringela

andor

mercearia
  • Discriminação de fonemas (exercício oral para Dislexia)

Qual é a diferença entre as palavras que vou dizer? (Um dos pares serve de exemplo)

gato

casa

maca

caça

nabo

nota

banho mano

pato

capa

mala

cara

cabo

bota

ranho pano

dia

gelo

sede

sapo

papo

pedra

rosca

roda

pia

pelo

rede

papo

trapo

Pedro

mosca

moda
  • Produção de palavras (oral e escrito para Dislexia)
Segmento constante Palavras a formar Unidades distintivas
ato gato, pato, rato, mato t, p, r, m
ga o galo, gamo l, m
pr_to prato, preto a, e
_ão pão, mão p, m
_ar par, mar, lar p, m. l
mu_o muro, muco, murro r, rr, c
ca_o caso, cacto, carro, calo, cabo s, t, rr, l, b
_anela janela, panela, canela j, p, c
ama cama, lama, fama c, l, f
cam_o campo, canto p, t
  • Anagramas (exercício escrito e/ou com letras móveis)

Forma outra palavra com as letras da palavra dada (Uma dos casos serve de exemplo: há outras palavras possíveis em vários casos)

Palavra

apresentada

pedra

sapo

papo

vela

rato

cabo

amor

gola
Palavra a formar

padre

sopa

popa

leva

rota

boca

Roma

galo
Palavra

apresentada

galo

casa

caso mala

maca

medo

trela

trapo
Palavra a formar

lago

saca

soca lama

cama

demo

letra

potra
  • Morfologia derivacional (oral ou escrito para Dislexia)

Escreve (diz) palavras que contenham a parte principal da palavra que eu vou dizer (Um dos casos serve de exemplo)

casa casar casamento casal casarão casinha casario casado
pesca pescar pescaria repescar pescado pescador
estalo estalar estalado estaladiço
pensar pensador pensamento pensativo
cantar cantiga cantarolar cantora
estrela estrelado estrelar
amar amado amador amante amor
  • Trava-línguas para Dislexia

Decora e repete rapidamente o seguinte trava-línguas. Que som é que se repete mais?

O potro da pata torta trota pelo porto.

Por que porto trota o potro que a pata entorta? O potro trota pelo porto do Porto.

(Não gostam deste? Que pena! É da minha autoria!)

A pia pega e pinga.

O pinto pega e pia.

Quanto mais o pinto pia, mais e mais a pia pinga. Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão

o papa papava tudo seria o papa papão.

O rato rói a rolha da garrafa do rei da Rússia

Os três tristes tigres Copo, copo, gericopo, Copo, copo, cá

Quem não disser três vezes Copo, copo, gericopo Copo, copo cá.

Por este copo não beberá

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem.

O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.

Num ninho de mafagafos

há cinco mafagafinhos quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será.

  • Distintividade (exercício oral para Dislexia)

A diferença entre a primeira e a última palavra principal é a mesma nas três frases. Descobre qual é.

O carro é caro

Dá um murro no muro O mouro mora no morro

  • Rimas infantis
  1. Constrói rimas com a mesma estrutura, utilizando pares de palavras tirados da lista abaixo.

Pai Natal, Pai Natal, Dá-me uma boneca,

Não faz mal, Não faz mal Que seja careca.

Pai Natal, Pai Natal, Dá-me um avião

Não faz mal, Não faz mal Que ande pelo chão.

Lista de palavras:
alças barato barro brinquedo calças caneta carro

discos

fato fel limão
medo mel miragem motor pão preta riscos

tractor

viagem

NOTA – Muitas canções infantis- caracterizadas pela rima e pelo paralelismo – permitem um trabalho similar a este, como é o caso de

Arre burro / de Azeitão / traz / queijo e pão” que permite, dada a fórmula, produzir muitas variantes “Arre burro / para Caldas / leva o bebé / com as

fraldas”. Neste caso, bastará dar uma lista de localidades e palavras que com elas rimam.

Lá vai o comboio… pára em Lisboa, entra uma leoa… Bombarral… general, Abrantes… casal de elefantes, …. Sintra… pelintra … Cascais… dois pardais Ansião … Leão (a lista de palavras tem de ser dada, pois não é fácil descobrir rimas; aqui trata-se apenas de seleccionar)

  1. Fazer frases em rima com os nomes dos amigos:

O Luís foi a Paris e assoou o nariz O João come pão com melão.

A Anabela é bela A Sofia desconfia

A Maria anda na ria.

A Joana gosta da mana O Gonçalo tem um calo

  1. Identifica as palavras que rimam e as que têm os mesmos sons:

TANTA TINTA

Ah! A menina tonta, toda suja de tinta mal o sol desponta! (Sentou-se na ponte, muito desatenta…

E agora se espanta: Quem é que a ponte pinta com tanta tinta?…

A ponte aponta e se desaponta. A tontinha tenta limpar a tinta, ponto por ponto

e pinta por pinta…

Ah! a menina tonta

Não viu a tinta da ponte!

SONHOS DA MENINA

A flor com que a menina sonha está no sonho

ou na fronha? Sonho risonho:

O vento sozinho

no seu carrinho De que tamanho seria o rebanho?

A vizinha

apanha

a sombrinha

da teia de aranha… Na lua há um ninho de passarinho

A lua com que a menina sonha é o linho do sonho

ou a lua da fronha?

(Poemas de Cecília Meireles, de Ou isto ou aquilo; veja os numerosos autores portugueses e brasileiros que têm poesia infantil, como é o caso de Matilde Rosa Araújo, Afonso Lopes Vieira, Patrícia Joyce; veja também as recolhas de poesia tradicional de Adolfo Coelho, Alice Vieira e outros; utilize o dicionário de rimas de Teófilo de Braga para produzir alternativas, quando elas, infelizmente não nos chegam espontaneamente à cabeça)

  • Métodos mais sistemáticos(Dislexia)
Discriminação de sons (atenção fonológica – “fonological awareness”)

Escrever, com as letras móveis, palavras que a criança propõe

Selecionar palavras que tenham uma parte de som comum que interessa trabalhar

Retirar letras e deixar essa parte comum (gato, rato, pato, mato; pão, cão, mão). Os padrões comuns podem ser iniciais, mediais ou finais.

A criança aprende que o conjunto destacado corresponde a uma unidade de som e de grafia e observa a transformação que o acrescentar de consoantes diferentes terá sobre o conjunto) (Do método de Bryant e Bradley)

  • Soletração

A criança propõe uma palavra

O professor forma-a com as letras de plástico A criança nomeia a palavra (lê-a)

A criança escreve-a ao mesmo tempo que nomeia as letras que escreve A criança repete o processo três vezes mais

Pratica a palavra durante seis dias até conseguir escrevê-la sem olhar para o modelo. (Seg proposta de Bryant e Bradley)

(C)Método de Lundberg

Um duende diz palavras desajeitadas – um som de cada vez A criança tem que juntar os sons separados em palavras

A criança tem que categorizar ilustrações pelos sons iniciais dos seus nomes


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