Plano de Atendimento Individual – PAI
O PAI que é um Plano de Atendimento Individual para alunos com TGD deve ser elaborado após a avaliação inicial da habilidades desenvolvidas e necessidades do estudante.
O mais importante neste momento é o planejamento das Estratégias que o professor especializado da sala de recursos adotará para auxiliar o aluno a avançar nas áreas de maior necessidade, de acordo com o que já foi apontado no Avaliação do aluno.
Analise qual (is) a(s) área(s) prioritária(s) de intervenção para planejar, detalhadamente (o quê e como desenvolver aquela habilidade) sua (s) estratégia(s), visando o avanço em relação àquilo que o aluno ainda não realiza sozinho ou que realiza apenas com ajuda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados para Atendimento
Nome do professor especializado:
Diretoria de Ensino:
Escola da sala de recursos:
Nome do estudante:
Data de nascimento:
Escola de frequência sala comum:
Série/ano do estudante:
Data do Atendimento: Horário: Tempo de Duração:
Informações adicionais:
- Descrição das potencialidades desenvolvidas pelo estudante.
- Descrição das habilidades a serem desenvolvidas pelo estudante a curto, médio e longo prazo.
- Descrição das habilidades a serem desenvolvidas nas salas de recursos a curto, médio e longo prazo.
| Habilidades a serem desenvolvidas | Prazo | ||
| curto | médio | longo | |
| Atenção e concentração | |||
| Raciocínio e compreensão | |||
| Percepção e memória visual | |||
| Percepção e memória auditiva | |||
| Orientação espaçotemporal | |||
| Habilidades motoras | |||
| Coordenação grafomanual | |||
| Linguagem oral | |||
| Linguagem escrita | |||
| Compreensão verbal | |||
| Fluência verbal | |||
| Raciocínio lógico-matemático | |||
- Atendimentos Educacionais Especializados: outros acompanhamentos que o estudante participe fora da escola.
- Levantamento de informações referentes aos interesses do estudante.
- Estratégias.
| Habilidades a serem desenvolvidas | Estratégias | |
| Atenção e concentração | ||
| Raciocínio e compreensão | ||
| Percepção e memória visual | ||
| Percepção e memória auditiva | ||
| Orientação espaçotemporal | ||
| Habilidades motoras | ||
| Coordenação grafomanual | ||
| Linguagem oral | ||
| Linguagem escrita | ||
| Compreensão verbal | ||
| Fluência verbal | ||
| Raciocínio lógico-matemático |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Materiais e recursos.
| Habilidades a serem desenvolvidas | Materiais e recursos | |
| Atenção e concentração | ||
| Raciocínio e compreensão | ||
| Percepção e memória visual | ||
| Percepção e memória auditiva | ||
| Orientação espaçotemporal | ||
| Habilidades motoras | ||
| Coordenação grafomanual | ||
| Linguagem oral | ||
| Linguagem escrita | ||
| Compreensão verbal | ||
| Fluência verbal | ||
| Raciocínio lógico-matemático |
- Observações relevantes.
Local, _____de ___________________Ano
________________________________________
Nome e assinatura do(a) professor(a) especializado(a)
Outras Assinaturas caso necessário
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Link para baixar e imprimir o material: plano-de-atendimento-individual_tgd_modelo
Se você tem outras sugestões de atividades sobre PAI, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com
Leia ainda: Como a Intervenção Psicopedagógica/Neuropsicopedagógica pode evitar o Suicídio Infantil?
Veja também: Quanto custa montar meu Espaço Psicopedagógico?

MATERIAL EXCELENTE. Nunca me senti tão à vontade como fiquei com esse material. Parabens!
Olá Dalva, que bom que gostou,fazemos tudo com muito carinho. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos