Inventário de Habilidades Escolares
Fazer o Inventário de Habilidades Escolares é de suma importância para compreender pontos fundamentais no desenvolvimento da criança, jovem ou até mesmo adulto.
As pedagogias diferenciadas não voltam as costas para o objetivo primordial da escola que é o de tentar garantir que todos os alunos tenham acesso a uma cultura de base comum. (…) considerar as diferenças é encontrar situações de aprendizagem ótimas para cada aluno, buscando uma educação sob medida. (…) procura-se substituir o ensino individualizado, em que cada aluno desenvolve isoladamente suas tarefas, por uma diferenciação no interior de situações didáticas abertas e variadas, confrontando cada aluno com aquilo que é obstáculo para ele na construção dos saberes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados para o Inventário
NOME:
IDADE:
ANO DE ESCOLARIDADE:
| HABILIDADES | REALIZA SEM SUPORTE | REALIZA COM APOIO | NÃO REALIZA | NÃO FOI OBSERVADO | |
A. COMUNICAÇÃO ORAL | |||||
| 1. | Relata acontecimentos simples de modo compreensível. | ||||
| 2. | Lembra-se de dar recados após, aproximadamente, dez minutos. | ||||
| 3. | Comunica-se com outras pessoas usando um tipo de linguagem (gestos, comunicação alternativa) que não seja a oral. | ||||
| 4. | Utiliza a linguagem oral para se comunicar. | ||||
B. LEITURA E ESCRITA | |||||
| 5. | Conhece as letras do alfabeto. | ||||
| 6. | Reconhece a diferença entre letras e números. | ||||
| 7. | Domina sílabas simples. | ||||
| 8. | Ouve histórias com atenção. | ||||
| 9. | Consegue compreender e recontar histórias. | ||||
| 10. | Participa de jogos, atendendo as regras. | ||||
| 11. | Utiliza vocabulário adequado para a faixa etária. | ||||
| 12. | Sabe soletrar. | ||||
| 13. | Consegue escrever palavras simples. | ||||
| 14. | É capaz de assinar seu nome. | ||||
| 15. | Escreve endereços (com objetivo de saber onde chegar). | ||||
| 16. | Escreve pequenos textos e/ou bilhetes | ||||
| 17. | Escreve sob ditado. | ||||
| 18. | Lê com compreensão, pequenos textos. | ||||
| 19. | Lê e segue instruções impressas. | ||||
| 20. | Utiliza a habilidade de leitura para saber informações, por exemplo em livros, jornais e revistas. | ||||
C. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | |||||
| 21. | Relaciona quantidade ao número. | ||||
| 22. | Soluciona problemas simples. | ||||
| 23. | Reconhece os valores dos preços de produtos. | ||||
| 24. | Identifica o valor do dinheiro | ||||
| 25. | Diferencia notas e moedas. | ||||
| 26. | Sabe agrupar o dinheiro para formar valores. | ||||
| 27. | Dá troco, quando necessário, nas atividades realizadas em sala de aula. | ||||
| 28. | Possui conceitos como cor, tamanho, formas geométricas, posição direita e esquerda, antecessor e sucessor. | ||||
| 29. | Reconhece a relação entre número e dias do mês (localização temporal). | ||||
| 30. | Identifica dias da semana. | ||||
| 31. | Reconhece horas. | ||||
| 32. | Reconhece horas em relógio digital. | ||||
| 33. | Reconhece horas exatas em relógios com ponteiros. | ||||
| 34. | Reconhece horas não exatas (meia hora, sete minutos) em relógio digital. | ||||
| 35. | Reconhece horas não exatas (meia hora, sete minutos) em relógio com ponteiros. | ||||
| 36. | Associa horários aos acontecimentos. | ||||
| 37. | Reconhece as medidas de tempo (ano, hora, minuto, dia, semana…). | ||||
| 38. | Compreende conceitos matemáticos, como dobro e metade. | ||||
| 39. | Resolve operações matemáticas (adição e subtração) com apoio de material concreto. | ||||
| 40. | Resolve operações matemáticas (adição e subtração) sem apoio de material concreto. | ||||
| 41. | Demonstra curiosidade. Pergunta sobre o funcionamento das coisas. | ||||
| 42. | Gosta de jogos envolvendo lógica, como quebra-cabeças e charadas, entre outros. | ||||
| 43. | Organiza figuras em ordem lógica. | ||||
D. INFORMÁTICA NA ESCOLA | |||||
| 44. | Usa o computador com relativa autonomia (liga, desliga, acessa arquivos e programas). | ||||
| 45. | Sabe usar o computador e a internet quando disponibilizados na escola. | ||||
Fonte: Pletsch (2010)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E. OBSERVAÇÕES |
| Desenvolvimento cognitivo: |
| Relacionamento social: |
| Dificuldades encontradas: |
| Possibilidades observadas: |
| Tempo de escolaridade na escola atual e antes dela: |
| Aprendizagens consolidadas (currículo escolar): |
| Objetivos para este estudante: |
PLETSCH. Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. UERJ. 2010QWa
Links para baixar e imprimir os materiais:
PEI e Inventário de habilidades
INVENTÁRIO DE HABILIDADES ESCOLARES
Inventário de habilidades escolares 2
Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

Leia também: Registro de Observações das Provas Piagetianas
Veja ainda: Questionário para Diagnóstico Psicopedagógico/Guia de Observação para Professores
