Inventário de Habilidades Escolares
Fazer o Inventário de Habilidades Escolares é de suma importância para compreender pontos fundamentais no desenvolvimento da criança, jovem ou até mesmo adulto.
As pedagogias diferenciadas não voltam as costas para o objetivo primordial da escola que é o de tentar garantir que todos os alunos tenham acesso a uma cultura de base comum. (…) considerar as diferenças é encontrar situações de aprendizagem ótimas para cada aluno, buscando uma educação sob medida. (…) procura-se substituir o ensino individualizado, em que cada aluno desenvolve isoladamente suas tarefas, por uma diferenciação no interior de situações didáticas abertas e variadas, confrontando cada aluno com aquilo que é obstáculo para ele na construção dos saberes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dados para o Inventário
NOME:
IDADE:
ANO DE ESCOLARIDADE:
HABILIDADES | REALIZA SEM SUPORTE | REALIZA COM APOIO | NÃO REALIZA | NÃO FOI OBSERVADO | |
A. COMUNICAÇÃO ORAL | |||||
1. | Relata acontecimentos simples de modo compreensível. | ||||
2. | Lembra-se de dar recados após, aproximadamente, dez minutos. | ||||
3. | Comunica-se com outras pessoas usando um tipo de linguagem (gestos, comunicação alternativa) que não seja a oral. | ||||
4. | Utiliza a linguagem oral para se comunicar. | ||||
B. LEITURA E ESCRITA | |||||
5. | Conhece as letras do alfabeto. | ||||
6. | Reconhece a diferença entre letras e números. | ||||
7. | Domina sílabas simples. | ||||
8. | Ouve histórias com atenção. | ||||
9. | Consegue compreender e recontar histórias. | ||||
10. | Participa de jogos, atendendo as regras. | ||||
11. | Utiliza vocabulário adequado para a faixa etária. | ||||
12. | Sabe soletrar. | ||||
13. | Consegue escrever palavras simples. | ||||
14. | É capaz de assinar seu nome. | ||||
15. | Escreve endereços (com objetivo de saber onde chegar). | ||||
16. | Escreve pequenos textos e/ou bilhetes | ||||
17. | Escreve sob ditado. | ||||
18. | Lê com compreensão, pequenos textos. | ||||
19. | Lê e segue instruções impressas. | ||||
20. | Utiliza a habilidade de leitura para saber informações, por exemplo em livros, jornais e revistas. | ||||
C. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | |||||
21. | Relaciona quantidade ao número. | ||||
22. | Soluciona problemas simples. | ||||
23. | Reconhece os valores dos preços de produtos. | ||||
24. | Identifica o valor do dinheiro | ||||
25. | Diferencia notas e moedas. | ||||
26. | Sabe agrupar o dinheiro para formar valores. | ||||
27. | Dá troco, quando necessário, nas atividades realizadas em sala de aula. | ||||
28. | Possui conceitos como cor, tamanho, formas geométricas, posição direita e esquerda, antecessor e sucessor. | ||||
29. | Reconhece a relação entre número e dias do mês (localização temporal). | ||||
30. | Identifica dias da semana. | ||||
31. | Reconhece horas. | ||||
32. | Reconhece horas em relógio digital. | ||||
33. | Reconhece horas exatas em relógios com ponteiros. | ||||
34. | Reconhece horas não exatas (meia hora, sete minutos) em relógio digital. | ||||
35. | Reconhece horas não exatas (meia hora, sete minutos) em relógio com ponteiros. | ||||
36. | Associa horários aos acontecimentos. | ||||
37. | Reconhece as medidas de tempo (ano, hora, minuto, dia, semana…). | ||||
38. | Compreende conceitos matemáticos, como dobro e metade. | ||||
39. | Resolve operações matemáticas (adição e subtração) com apoio de material concreto. | ||||
40. | Resolve operações matemáticas (adição e subtração) sem apoio de material concreto. | ||||
41. | Demonstra curiosidade. Pergunta sobre o funcionamento das coisas. | ||||
42. | Gosta de jogos envolvendo lógica, como quebra-cabeças e charadas, entre outros. | ||||
43. | Organiza figuras em ordem lógica. | ||||
D. INFORMÁTICA NA ESCOLA | |||||
44. | Usa o computador com relativa autonomia (liga, desliga, acessa arquivos e programas). | ||||
45. | Sabe usar o computador e a internet quando disponibilizados na escola. | ||||
Fonte: Pletsch (2010)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E. OBSERVAÇÕES |
Desenvolvimento cognitivo: |
Relacionamento social: |
Dificuldades encontradas: |
Possibilidades observadas: |
Tempo de escolaridade na escola atual e antes dela: |
Aprendizagens consolidadas (currículo escolar): |
Objetivos para este estudante: |
PLETSCH. Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. UERJ. 2010QWa
Links para baixar e imprimir os materiais:
PEI e Inventário de habilidades
INVENTÁRIO DE HABILIDADES ESCOLARES
Inventário de habilidades escolares 2
Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com
Leia também: Registro de Observações das Provas Piagetianas
Veja ainda: Questionário para Diagnóstico Psicopedagógico/Guia de Observação para Professores