Psicopedagogia

Escala de Avaliação ASRS-18 – ADULTOS

Adult Self-Report Scale (ASRS)

Os critérios mais utilizados para o diagnóstico de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são aqueles listados pela 5ª edição do Diagnostic and Statistical Manual (DSM-V) da Associação Americana de Psiquiatria, baseados em estudos de campo com crianças e adolescentes.

A Adult Self-Report Scale (ASRS) foi desenvolvida para adaptar os sintomas listados no DSM-V para o contexto da vida adulta. O presente estudo consistiu em uma adaptação transcultural do instrumento original em inglês para uma versão final para uso corrente no Brasil.

Os resultados indicaram uma equivalência satisfatória entre as versões, tendo sido realizadas alterações após o debriefing, ressaltando a importância dessa etapa em estudos desta natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Como Avaliar

Se os itens de desatenção da parte A (1 a 9) E/OU os itens de hiperatividade-impulsividade da parte B (1 a 9) tiverem várias respostas marcadas como FREQUENTEMENTE ou MUITO FREQUENTEMENTE existem chances do paciente ser portador de TDAH (pelo menos 4 em cada uma das partes).

O questionário ASRS-18 é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.

CRITÉRIO A: Sintomas (vistos na tabela abaixo).

CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (antes dos 12 anos).

CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., no trabalho, na vida social, na faculdade e no relacionamento conjugal ou familiar).

CRITÉRIO D: Há problemas evidentes por conta dos sintomas.

CRITÉRIO E: Se existe um outro transtorno (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.

IMPORTANTE:

Este questionário é apenas um ponto de partida para levantamento de alguns possíveis sintomas primários do TDAH.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Muitos dos sintomas abaixo relacionados podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Lembre-se sempre que qualquer diagnóstico só pode ser fornecido por um profissional médico.

Fonte:

http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/diagnostico-adultos.html

Link para baixar e imprimir:

lEscala Tdah Adultos ASRS-18-final

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

Veja ainda: Blocos Lógicos no Processo de Aprendizagem

Leia também: Como conseguir clientes para minha “Clínica” Psicopedagógica?

9 thoughts on “Escala de Avaliação ASRS-18 – ADULTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp