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Como os Jogos ajudam na Intervenção das DAE?

Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Discalculia, Dislexia, Disgrafia e Disortografia)

Há algum tempo, os jogos eram considerados uma péssima influência para a evolução do ensino, na justificativa de distraírem os educandos. Entretanto, hoje em dia, eles são amplamente utilizados por profissionais em seus atendimentos, uma vez que vários estudos e instituições estão provando que o uso de jogos lúdicos é benéfico em diversos contextos.

Educadores, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e outros profissionais já utilizam jogos como instrumento em suas práticas de trabalho, e eles podem sim contribuir positivamente nos processos educativos. Dessa forma, alguns dos benefícios que essa prática pode trazer, quando bem empregada, é o estímulo de ensinamentos importantes como:

  • Noção espacial;
  • Vocabulário;
  • Raciocínio lógico.

Por se tratar de uma atividade lúdica, esse fator sozinho já chama a atenção do aprendente, que terá sua concentração voltada para a atividade, gerando uma melhor capacidade de memorização dos conteúdos. Ou seja, informação e diversão fazem uma ótima dupla.

Como os Jogos são utilizados no Atendimento?

A utilização dessa prática é bastante democrática, uma vez que os jogos podem ser aplicados nas mais diferentes idades, observando as capacidades de cada faixa etária. Isso demonstra uma quebra de monotonia, já que os jogos despertam o interesse de qualquer pessoa, independente da idade. Além disso, podem ser adotados em diferentes contextos, em conjunto com a capacidade de cada faixa etária.

Os jogos lúdicos possibilitam a realização de atividades de forma dinâmica, motivadora e proativa, trabalhando indiretamente conceitos como colaboração, competição, seguimento de regras e superação de problemas.

Em resumo, adotar os jogos no processo de Intervenção das D.A.E (Dificuldades de Aprendizagem Específicas) é uma excelente e importante forma de complementar o acompanhamento tradicional, tornando alguns conceitos mais palpáveis e memoráveis na cabeça dos aprendentes/pacientes, uma vez que utilização desses métodos inovadores auxiliam a despertar o interesse no aprendizado, combatendo assim a desmotivação.

Nós separamos alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados na intervenção das D.A.E especialmente para você:
Jogos para Discalculia:

Conforme as necessidades, essa atividade visa desenvolver a memória e percepção do sistema de numeração e estimular a associabilidade, a noção de sequência e a contagem.

Em suma, essa atividade permite treinar a memória e percepção. Exercitando a inteligência e imaginação, o aprendente poderá criar sua imagem de acordo sua memória e lógica, enriquecendo, assim, o acervo já existente.

Jogos para Dislexia, Disgrafia e Disortografia:

Esse jogo vai permitir que o aprendente desenvolva algumas palavras que não conheça, além de trabalhar a atenção e a paciência.

A fim de melhorar a atenção do aprendente, a grande variedade de cores dessa atividade libera a vontade de aprendizado e permite que o indivíduo desenvolva uma capacidade de memorização mais favorável.

Ao permitir que a criança formule diferentes maneiras até chegar a palavra correta, essa atividade estimula a atenção e o conhecimento.

Gostou dos exemplos? Caso queira mais atividades e jogos para atender de maneira lúdica seus aprendentes, nosso material “Jogos Lúdicos para DAE – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 02” está repleto de modelos em suas 278 páginas, todos para Discalculia, Dislexia, Disgrafia e Disortografia.
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