Testes & Materiais Gratuitos

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

“Se a gente só alfabetizar para a palavra, a criança não vai dar conta de decodificar o mundo, que é muito visual”.

Para abrirmos caminhos que alcancem uma aprendizagem significativa selecionamos atividades lúdicas para o desenvolvimento das seguintes habilidades: raciocínio lógico, concentração, coordenação motora, memória, acuidade visual, percepção, lógica matemática, funções executivas, noção de tempo e de espaço, se reconhecer e reconhecer o outro, decodificar símbolos, discriminar sons e muito mais….

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Sabemos que para dominar a leitura e a escrita, é preciso trabalhar constantemente com a criança todas essas habilidades.

Atividades para Estimulação visual ensina o cérebro a ver (O ato de ver não é coisa natural, precisa ser aprendido – Rubem Alves)
O cérebro se molda pela experiência e pela prática, é o que chamamos de plasticidade cerebral. Isso tem tudo a ver com a aprendizagem e com a reabilitação visual, porque somos capazes de criar novas conexões neurais na nossa mente. É aí que a estimulação visual e outras técnicas de neurorreabilitação visual entram! Através de atividades adequadas é possível ensinar o cérebro a ver e habilitar a criança a enxergar usando da melhor forma todo o seu resíduo visual com os demais sentidos.
Por conta de sua importância, selecionamos algumas que são primordiais. Você pode baixar as atividades e imprimi-las quando quiser.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

 
O raciocínio é uma atividade mental global que envolve muitos processos cognitivos, entre eles a memória, a atenção e a compreensão. Usamos esta habilidade do cérebro nas mais variadas situações do dia a dia.
 
Através da atenção, nossa mente pode se concentrar em um estímulo específico ao nosso redor para ignorar todos os demais. Com a concentração, uma das habilidades fundamentais no processo de conhecimento, a gente mantém a atenção focada em um ponto de interesse, durante o tempo que for necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Sem concentração é praticamente impossível aprender algo. Portanto, a concentração é imprescindível para o aprendizado. 

A memória é uma capacidade crítica que desempenha um papel vital no funcionamento social, emocional e cognitivo. A memória forma a base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O treino psicomotor, além de auxiliar no desenvolvimento motor e intelectual também auxilia na estruturação da personalidade das crianças, já que podem expressar seus desejos, desenvolver suas necessidades e trabalhar suas dificuldades. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

É fundamental para o desenrolar do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem o treino psicomotor através de atividades como essa.

A memória é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Estimular a percepção visual das crianças por meio de atividades é uma das principais tarefas designadas a professores da educação infantil, pedagogos e psicopedagogos como forma de intervir em problemas específicos de aprendizagem. O principal objetivo desse tipo de atividades é fazer com que os alunos/aprendendes/pacientes aprendam a descriminar diversos objetos, por meio de suas diferentes características, como cor, posição, forma, entre outras.

Outro propósito é fazê-los discernir entre maior e o menor, o escuro e claro, diferente e igual, interno, externo e luminosidade, dentre outros. Para que esse propósito realmente seja concretizado, é necessário que o profissional elabore estratégias capazes de envolver as crianças, sendo que uma ótima alternativa são atividades de percepção visual como as que estamos vendo aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Para você imprimir:
Para baixar as atividades acima, clique com botão direito nas imagens, selecione a opção salvar imagem. Com elas já em seus arquivos você poderá imprimir, recortar e plastificar. Agora nossa última dica:
Gostou das atividades que selecionamos para você? Temos muitas opções de atividades eficazes para o desenvolvimento cognitivo dos seus aprendentes/pacientes vai amar conhecer nosso volume para Educação Infantil. Veja a oferta especial que preparamos para você.
Apostila com 300 Atividades para Educação Infantil


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212.botão chamar no whatsapp

One thought on “Atividades Lúdicas para Educação Infantil

  • As atividades lúdicas para Educação Infantil são maravilhosas. Desejo recebê-las no e-mail

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp