Como Interpretar os Desenhos das Crianças

 Os desenhos que as crianças fazem falam muito da sua personalidade, o seu estado de ânimo ou como vêem o mundo. Os traços, as cores ou a posição dos objetos também nos dão pistas sobre como se sentem. (Alba  Carabalho)

Observe como interpretar os desenhos das crianças segundo a autora: Simone Helen Drumond Ischkanian.

Interpretar sonhos das crianças psiqueasy

Interpretar como uma criança desenha sua família por Alba  Carabalho

A gente propõe a você o seguinte: peça ao seu filho que desenhe a sua família e a gente te ajudará a interpretar o desenho. A gente te diz como se sente dentro do núcleo familiar, com quem tem mais apego ou inclusive se sente ciúmes de algum irmão.

O desenho que uma criança faz da sua família expressa muito sobre que papel ela tem e que relação tem com o resto dos membros.

É importante antes de analisar o desenho não levar em conta se o desenho é bem feito ou não, já que segundo sua etapa evolutiva ela terá mais ou menos habilidade, e inclusive também prima a capacidade inata de cada um para o desenho.

A gente deve prestar atenção aos seguintes traços:
– Processo do desenho:

A ordem em que desenha os membros da família indica o nível de afeto ou importância para ela.

Se algum personagem lhe custa muito ou apaga para voltar a fazê-lo, pode ser que sinta algum conflito com essa pessoa. Se lhe custa muito começar a desenhar, pode ser que sinta algum bloqueio nesse momento ou algum desgosto.

– Tamanho:

Considera-se que a criança vive uma situação normal em família quando o tamanho da pintura for normal, não desproporcional, quando não apaga e volta a pintar constantemente, quando a pressão é a justa ou quando o traço for contínuo.

Se isso não se cumpre é possível que a criança não fique à vontade por alguma causa. Também é normal que desenhe maior a pessoa que considere mais importante.

– Situação:

É importante se fixar na posição que ocupam no plano cada um dos membros. O normal é que a criança se desenhe entre os pais.

Se não for assim e está afastada é possível que sinta que não receba atenção suficiente. É possível que sinta ciúmes do irmão se o pinta afastado do resto dos membros.

– Detalhes:

se faltam as mãos em algum dos personagens ou em todos, quando a criança já é capaz de desenhar bem indica falta de afetividade.

É importante ver se os personagens estão sorrindo, tristes ou chateados, porque também nos revela informação sobre o estado de ânimo da criança e como vê a sua família.

– Omissões:

Às vezes, de forma deliberada, não incluem no desenho algum membro. Geralmente pode ser um irmão e ser determinado por ciúmes, mas poderia omitir alguma figura paterna devido a algum conflito.

Alba Caraballo

Editora de GuiaInfantil.com

PsiquEasy

Leia também: Quanto custa montar meu Espaço Psicopedagógico?

Você pode gostar de: Entrevista Inicial com os Pais ou Responsáveis

4 comentários em “Como Interpretar os Desenhos das Crianças

  • 25 de julho de 2018 em 10:11
    Permalink

    Bom dia, muito obrigada por disponibilizarem gratuitamente informações tão importantes nessa pagina, está me ajudando pois, estou me organizando para montar meu espaço de atendimento psicopedagógico, essas orientações são basicamente tudo que eu preciso, parabéns pela ideia de criar uma página que orienta e ajuda quem acabou de se formar e não sabe por onde começar continuem está dando certo!Um ótimo dia e que Deus abençoe.

    Resposta
    • 25 de julho de 2018 em 10:47
      Permalink

      Olá Marinilza, agradecemos o carinho a nós dedicado. Como sempre dizemos a nossos leitores, fazemos tudo com muito carinho e dedicação, pois sabemos que essa área ainda esta em expansão e existem milhares de profissionais que precisam de apoio para começarem e investirem na profissão. Ficamos felizes em poder ajudar. Mensagens como a sua nos deixa muito motivados para fazer cada vez mais. Saiba que trabalhamos intensamente para postar novos testes e materiais, infelizmente nem sempre é possível postar todos os dias. Mas toda semana sim. Estamos torcendo por você nesse caminhada, saiba que estamos aqui e pode contar conosco. Temos um software com uma versão totalmente gratuita que também irá te ajudar a organizar seu espaço, o link é: https://psiqueasy.com.br, já vem com 10 testes, modelos de documentos, agenda, Ficha para acompanhamento Pp, modulo financeiro e muito mais. Acredito que você irá gostar bastante. Fique com Deus, abraços carinhosos.

      Resposta
  • 9 de fevereiro de 2019 em 21:37
    Permalink

    Quero agradecer por me ajudar a entender um pouco mais sobre como ver através do desenho o que posso ajudar a criança.

    Resposta
    • 13 de fevereiro de 2019 em 11:14
      Permalink

      Olá Erica que bom poder ajudar, iremos enviar para seu e-mail mais materiais sobre como Interpretar os Desenhos das Crianças. Conte sempre conosco. Agradecemos o carinho. Abraços…

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp