10 Dicas de Ouro do Marketing Digital no WhatsApp para Psicopedagogos.
1. Seja pessoal
Envie mensagens personalizadas. O app é usado principalmente para pessoas conversarem com outras pessoas. Portanto, jamais mande correntes.
Use o 1º nome do contato no início da mensagem e mande algo que realmente possa interessá-lo.
Ainda assim, mantenha uma postura profissional e respeite o espaço do usuário. Isso não significa ser sério o tempo todo.
Você pode (e deve!) ter uma relação amistosa. Pode até mandar alguns memes, dependendo do tom da conversa…
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2. Não inunde seus contatos com propaganda
Assim como no email marketing, o seu pior pesadelo deve ser uma marcação como spam.
Comunique e não seja invasivo. Justamente por ser um espaço mais íntimo, mantenha o seu fluxo de publicações baixo.
E, para continuar crescendo, fique de olho nos seus resultados, veja o que dá certo ou não e vá sempre otimizando as suas interações para manter a sua base de contatos por mais tempo.
3. Tenha uma estratégia multicanal
O WhatsApp é uma ferramenta ótima para manter um bom relacionamento, dar suporte e promover seus serviços, mas em hipótese alguma deve ser a única presente em seu marketing.
Ele funciona somente como um auxílio.
Por exemplo:
Você pode conciliar com divulgações nas redes sociais.
Escolha os canais certos e os conecte de forma poderosa para sua comunicação dar certo em todas as instâncias.
4. Faça um planejamento estratégico
O planejamento das ações é essencial em qualquer estratégia de marketing digital — e com o WhatsApp não poderia ser diferente.
Especialmente por se tratar de um canal tão pessoal, em que as mensagens chegam diretamente no celular do cliente.
Nesse plano, é necessário estabelecer os seguintes pontos:
- tipos de serviços a enviar (fotos, vídeos de divulgação, etc.);
- horários ou faixa de horário em que eles devem ser enviados;
- situações que motivam o envio de uma mensagem (novos serviços, ofertas e descontos, etc.).
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Isso vai permitir que só entre em contato quando for oportuno evitando que a comunicação desrespeite o espaço do seu paciente/cliente.
5. Comunicação pelo WhatsApp
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Quando seus clientes entrarem em contato ou responderem uma mensagem que você enviar, é importante não deixá-los esperando e retornar o quanto antes.
Por esse motivo, o mais interessante é contar com um aparelho e um número exclusivo para a comunicação via WhatsApp.
Já que o aplicativo só precisa de uma conexão à internet para funcionar, é possível desabilitar a rede de telefonia móvel do celular para evitar que uma ligação indesejada atrapalhe a interação com osclientes.
Além disso, outra boa prática é instruir o colaborador responsável a utilizar o WhatsApp Web ou o aplicativo para desktop, já que o uso de um teclado de computador e de uma tela maior pode facilitar o trabalho e dar mais rapidez aos diálogos.
6. Conecte-se com quem já é cliente
Receber mensagens de um número desconhecido é bastante desagradável e até considerado como uma espécie de spam.
Por isso, o WhatsApp não é a ferramenta ideal para se comunicar com potenciais clientes ou gerar leads — afinal, isso pode prejudicar a sua reputação.
O mais recomendado é utilizar o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens — como enviar algum comentário em alguma das suas redes sociais, adicionar o seu WhatsApp por iniciativa própria, entre outras ações.
7. Forneça o serviço de atendimento ao cliente por WhatsApp
Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento por meio do WhatsApp.
Preste um serviço mais ágil, simples e agradável.
Certifique-se de que o responsável por responder as requisições atenda o cliente o mais rápido possível, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.
Essa prontidão é fundamental porque as comunicações por celular já têm um caráter imediatista — e respeitar essa característica será o diferencial para encantar seus clientes.
Vale lembrar que o WhatsApp não tem um sistema de busca como as redes sociais, então apenas os usuários que tiverem o contato da empresa poderão chegar até ela por meio do app.
Sendo assim, garanta que o seu site, cartão de visita, perfis nas redes e outras mídias tenham o número específico para WhatsApp.
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8. Faça vendas diretamente pelo app
Para permitir que os seus clientes conheçam seus serviços, faça banners para colocar no catálogo do whatsapp, isso ajudará bastante os clientes identificarem o tipo de trabalho que realiza.
Em seguida, por meio das mensagens, dê a eles a oportunidade de conferir a disponibilidade e ofertas desses serviços.
9. Invista no pós-atendimento
Depois que tiver realizado o atendimento com seus clientes, faça um trabalho de pós-atendimento perguntando se ele gostou da forma que foi atendido, se teve uma boa experiência, se esta ansioso para a próxima sessão, enfim, verifique se os seus serviços atendeu às expectativas.
Atitudes como essa contribuem para estreitar o relacionamento entre psicopedagogo e cliente além de aumentar as suas chances de fidelizar mais clientes.
10. Envie mensagens personalizadas
O recurso “Listas de Transmissão” pode parecer ideal para enviar uma novidade ou promoção para os clientes sem precisar escrever a mensagem para cada um dos contatos.
Com essa funcionalidade, é possível enviar o mesmo texto para até 256 usuários, desde que eles tenham o seu número salvo em seus respectivos smartphones.
Porém, para obter resultados mais eficazes, o melhor é atingir as pessoas com textos personalizados e recomendações de acordo com suas preferências.
Podemos concluir que o marketing no WhatsApp é uma estratégia viável e com benefícios bastante interessantes.
A maior proximidade com seus clientes, a intensificação da oferta dos seus serviços e o aumento da satisfação dos clientes certamente são os mais impactantes.
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Pronto! Agora que você já sabe sobre como funciona o marketing no WhatsApp, é hora de melhorar os seus investimentos em social media.
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Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-no-whatsapp/