Psicopedagogia

Quais são os Transtornos do Neurodesenvolvimento?

Em algum momento você já deve ter ouvido esse termo. Confira agora sua definição e quais são os principais tipos de Transtornos do Neurodesenvolvimento.

De origem neurológica, os Transtornos do Neurodesenvolvimento causam dificuldades específicas no desenvolvimento da fala, escrita, raciocínio lógico, atenção, etc. As causas são multifatoriais e discutidas por especialistas constantemente, mas é de comum acordo que existem algumas influências como: genética, desenvolvimento cerebral, fatores sociais, etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O TND é um termo que abrange vários tipos de transtornos, as principais são:

Transtorno da Matemática

Menino, resolvendo, matemática, problema Vetor grátis
Reprodução: Freepik

Também conhecido como Discalculia, essa é uma condição que impede que a criança desenvolva raciocínio lógico em relação à matemática, dessa forma ela não consegue memorizar e contar corretamente, também sofre dificuldades na hora de resolver equações e associar os conhecimentos numéricos com o cotidiano.

Transtorno da Leitura

Garotinho sentado no chão, tentando ler o livro. lição de logopédia, criança aprendendo a falar corretamente. ilustração plana dos desenhos animados Vetor Premium
Reprodução: Freepik

Já esse transtorno, chamado de Dislexia, ocorre quando a criança possui dificuldade em reconhecer as palavras, sílabas e letras, o que afeta consideravelmente na leitura e na interpretação de textos do cotidiano, desde os mais simples até os mais elaborados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Transtorno da Expressão Escrita

Menina se sentindo confusa e pensando. gracinha fazendo sua lição de casa. estude aula online enquanto o vírus corona da era pandêmica. estilo simples. Vetor Premium
Reprodução: Freepik

A Disgrafia atinge a produção de textos. A criança com esse transtorno não consegue absorver as regras ortográficas podendo errar coisas como a pontuação, acentuação e produzir textos ou frases sem uma coesão, coerência e sequência lógica.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH

Crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Vetor Premium
Reprodução: Freepik

É um transtorno de causa genética que se manifesta através da desatenção, impulsividade e hiperatividade. É muito comum ocorrer em crianças e adolescentes, exigindo que os pais e educadores observem com atenção os sinais do comportamento para que, se necessário, haja uma identificação precoce do problema.

Os Transtornos do Neurodesenvolvimento também incluem:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O tratamento deve ir de acordo com cada tipo de transtorno existente. Os especialistas que podem ser consultados são: Psicólogos, Psicopedagogo e/ou Neuropsicopedagogo. Em alguns casos é necessário um acompanhamento multidisciplinar. 

Pensando em apresentar propostas de Intervenção para os vários tipos de transtornos é que criamos o material “Transtornos do Neurodesenvolvimento na Prática” com mais de 270 páginas com atividades e jogos lúdicos.

Autora: Tainara Silva


Quer conhecer mais? Confira:

Transtornos do Neurodesenvolvimento na Prática – Volume 01


Referências:
http://plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=194
https://www.vittude.com/blog/o-que-e-transtorno-especifico-de-aprendizagem/
https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/
https://bit.ly/3tCwUsd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp