Anamnese Psicopedagógica
A anamnese consta de uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a história vital do avaliado.
É conveniente realizá-la depois de conhecer um pouco o paciente após o EOCA. Esta entrevista visa também confirmar ou descartar algumas hipóteses levantadas na entrevista operativa.
A história vital dará uma série de dados objetivos que estão vinculados ao problema atual e também permite detectar o grau de individuação que o avaliado tem com a mãe, assim como a de ser a sua história a continuação da história dela.
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O Modelo de Anamnese é utilizado para sondar sobre a história clínica do seu cliente. O formulário da anamnese deve incluir um registro da história pessoal, familiar e, além disso, problemas clínicos pertinentes ou incapacidades físicas que devem ser anotadas.
A anamnese tem como objetivo: estabelecer o contato inicial com o seu cliente, estabelecendo assim a confiança da pessoa. Esse procedimento, às vezes, é o único instrumento para se chegar a um diagnóstico, coletam-se as informações necessárias para elaborar as hipóteses diagnósticas. Portanto, ela é de suma importância, para que se possa fazer um diagnóstico confiável.
As áreas de indagação predominantes serão:
- Antecedentes natais
Prénatais: referese a gestação
Perinatais: referese ao parto
Neonatais: referese ao recém nascido
- Doenças
Graves
Comuns
Psicossomáticas
Fragilidade física
- Desenvolvimento
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento de hábitos
- Aprendizagem
Assistemática (social)
Sistemática (escolar)
É importante incluir que estes dados possibilitam ao psicopedagogo compreender a vida do paciente e de sua família, contribuindo no processo de confirmação de hipóteses.
Outro item a ser lembrado é a postura do psicopedagogo frente aos pais, lembramos que a adequação das palavras, tom de voz, paciência e descrição fazem parte da ética profissional e do respeito que devemos ter com os outros.
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ANAMNESE
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Naturalidade:
Data de Nascimento: / / Idade:
Filiação: Pai Idade: Profissão: Mãe:
Idade: Profissão: Escolaridade: Série:
Repetências: Estabelecimento de Ensino:
Endereço Residencial:
Comercial Fones residencial: Comercial: Contato:
Línguas faladas em casa: Informante:
2 MOTIVO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Encaminhado por:
Idade em que foi constatado o problema:
Providências tomadas na ocasião:
3 ANTECEDENTES
Concepção (se a criança foi desejada, e o sexo, se foi concebida para salvar ou consolidar um relacionamento, posição da criança frente aos irmãos, idade dos pais na época da concepção, abortos, etc.).
Gestação (acidentes, hemorragias, ameaças de aborto, vômitos, enfermidades da gestante, raio X, RH, drogas ou álcool, acompanhamento prénatal, etc.).
Parto (condições, tipo, complicações, má formação, necessitou de oxigênio, peso, comprimento, reflexos de sucção)
4 DESENVOLVIMENTO
Sono (dorme bem, quanto tempo, acorda a noite, mexese demais na cama, fala dormindo, é sonâmbulo, vai para a cama dos pais, range os dentes)
Alimentação (dificuldades para mamar, boa sucção, engolia bem, tempo de amamentação, mamadeira, alimentação de sólidos, alimentação atual, come sozinho)
Linguagem (quando aconteceu, sorriso social, fala, balbucio, vocalização, sons diferentes, frases, falou corretamente, desenvolvimento atual, receptiva, expressiva e vocabulário).
Psicomotor (segue pessoas ou objetos que estão ao seu redor, quando: sustentou a cabeça, sentou sozinho, com e sem apoio, rastejou, engatinhou, andou, com auxílio, sem auxílio, dificuldades, equilíbrio,agilidade)
Sócioemocional (relacionamento com o ambiente, agressividade, dependência, timidez, com os colegas, na comunidade, idade média dos principais amigos, atividades grupais, isoladas, gosta de estar com outras pessoas)
5 DOENÇAS E ATENDIMENTOS MÉDICOS
Da criança (que doenças foram contraídas pela criança, em que idade ocorreram, intensividade, acidentes, cirurgias, fraturas, hospitalizações, por quanto tempo, uso de medicamentos, exames e laudos médicos, convulsões, febre, aspectos auditivos, visuais, EGG)
Antecedentes de saúde da família (houve alguém da família com DM, DV, DF ou DA, alcoólatras, internados, epiléticos, asma, alergias, tratamento psicoterápico)
6 ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
Hábitos de higiene (toma banho sozinho, se veste, calça meias, sapatos, se penteia)
Responsabilidades por tarefas do lar (especificar)
7DINÂMICA FAMILIAR
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Constelação Familiar:
Nome: Idade: Sexo: Est. Civil: Parentesco: Instrução: Trabalho:
Relacionamento dos pais entre si:
Relacionamento dos pais com os filhos:
8TIQUES E MANIPULAÇÕES (chupa dedos ou objetos, rói unhas, enrola o cabelo)
9 HISTÓRICO ESCOLAR (préescola, gostou de ir para escola, gosta de aprender coisas novas, recebe ajuda nos estudos em casa, qual, reação da família frente a suas dificuldades, dificuldades na leitura ou escrita, algum defeito de fala)
Escolas que Freqüentou: Série: Ano:
10OBSERVAÇÕES
Data / /
Nome completo do profissional que procedeu a entrevista:
Assinatura e função que exerce:____________________________________________________
Outros Modelos:
modelo-de-ficha-de-anamnese-escolar
Leia ainda: Avaliação Psicopedagógica sugestões para Imprimir – Iªparte
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Parabéns ao site. Sei que vai contribuir bastante para o meu profissionalismo.
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