Atividades de Memorização, Cognição, Raciocínio Lógico e Percepção
Dicas para vencer os desafios do ensino da Matemática com os alunos com deficiência.
Para que tenhamos uma inclusão de fato, precisamos estar atentos a todos os tipos de alunos inclusos, e saber de que forma podemos atendê-los e mediá-los na aprendizagem com eficácia. Os portadores de deficiência intelectual requerem uma atenção especial, para a qual existem medidas que precisam ser tomadas para que eles tenham pleno êxito em suas atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos a elas:
1. A identificação do aluno com deficiência intelectual
Antes de mais nada, é preciso saber se o aluno em questão é realmente portador de deficiência intelectual. Para isso, deve haver um parecer de um médico neurologista para endossar esta condição.
2. O plano de desenvolvimento individual
Tendo sido feito o diagnóstico, o gestor deve fazer um plano de desenvolvimento individual do aluno, no qual constarão os dados do aluno, informações médicas e terapêuticas, bem como os relatos dos pais sobre o que o aluno consegue fazer, e o que ele ainda precisa aprender.
3. Adaptação do currículo
O currículo deve ser, preferencialmente, o mesmo utilizado pelo restante da classe, porém, devem ser feitas as adaptações de acordo com as necessidades do aluno.
4. A prática
O aluno deficiente intelectual geralmente precisa de muita prática até conseguir assimilar um conteúdo. O professor não deve ficar preocupado em seguir o currículo, mas sim em respeitar o ritmo do aluno.
5. O tempo
Os alunos portadores de deficiência intelectual, via de regra, precisam de um tempo maior para desenvolver as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
6. O estilo de aprendizagem
É interessante certificar-se de que tipo de aprendiz é o aluno, se é visual, auditivo ou cinestésico.
7. As avaliações
As avaliações, dependendo de cada aluno e de seu estilo de aprendizagem, devem ser adaptadas. Avaliações orais para alunos auditivos, avaliações com materiais táteis para alunos cinestésicos e avaliações com figuras para alunos visuais devem ser incorporadas.
Link para baixar e imprimir o material: Apostila de matematica para Alunos com Deficiências
Leia ainda:Jogos e Atividades para se trabalhar com Autistas
Veja também: Fonoaudiologia e suas Áreas de Formação
Estou amando o conteúdo de vocês.
Mas afinal quem é a mãe?
Fizemos uma aposta de 20€ para saber quem é.
Obrigado.
Olá Arnaldo, tudo bem?
Resposta.
A mãe da criança é a mulher à esquerda. Ela está sentada de tal maneira que suas pernas estão voltadas para o menino.
Esta posição reflete o desejo natural de uma mãe de proteger seu pequeno.
A postura dela é protetora, levemente inclinada para a frente.
É natural que as crianças pequenas olhem para a mãe quando brincam ou fazem qualquer outro tipo de atividade.