Técnicas para Intervenção com Autistas
O autismo é um distúrbio de desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há várias décadas.
Em primeiro lugar, para que ocorra a intervenção no autismo, é importante que a motivação seja um ponto chave durante esse processo. Por esse motivo, ela é importante para que a pessoa com autismo supere suas dificuldades enquanto realiza atividades com outro indivíduo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, existem alguns elementos que podem ser trabalhados por meio do prazer e da diversão na interação social, sendo eles a capacidade de aprender novas habilidades;
- Socioemocionais;
- Cognitivas;
- Sensório-motoras;
- De comunicação.
É importante que cada atividade realizada leve em conta as necessidades, interesses e o desenvolvimento da pessoa com autismo.
Técnicas de coordenação motora com rastreamento
De fato, essa é uma técnica utilizada que já surte excelentes resultados. A utilização do alfabeto movel se torna importante por trabalhar o significado dos sons e imagens de cada letra. Com ela, as crianças podem:
- Começar a traçar com o dedo;
- Usar uma cor de lápis para traçar os contornos de acordo com cada cor;
- Usar uma segunda cor para rastreá-lo novamente;
- Traçar os contornos mais uma vez.
O rastreamento é uma técnia simples para ajudar as crianças na coordenação motora fina.
Como ensinar cores no autismo
A fim de ensinar pessoas com autismo, o profissional deve utilizar poucas cores e instruir com cautela a pessoa com autismo.
- A cor azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para o autista;
- O laranja e amarelo, por serem muito próximas, podem ajudar no estímulo social.
As cores conseguem ultrapassar as barreiras da mente, levando um pouco de equilíbrio emocional ao autista.
Utilizando Dicas Visuais:
Ao passo que o desenvolvimento da pessoa for evoluindo, você pode ajudá-la a associar dicas visuais a palavras e conceitos com os pontos citados a seguir:
- Trabalhe na associação de palavras com a pessoa;
- Ajude a pessoa a discernir o que é real com relação ao que não é;
- Use a fixação da pessoa com algo como ferramenta para ajudá-la a aprender um novo conceito;
- Comece a ensinar conceitos matemáticos básicos com a ajuda da associação de cores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo sentido, as habilidades básicas da pessoa também podem ser desenvolvidas por meio das dicas visuais como citado a seguir:
- Para uma boa comunicação com o profissional que está ensinando a pessoa com autismo, utilizar o uso de representações visuais dos seus pensamentos como exemplo para ele(a);
- Ensine-a a pedir ajuda;
- Crie uma agenda para a pessoa;
- Utilize também as dicas para reforçar os bons comportamentos;
- Crie um meio para ajudar a pessoa em sua organização pessoal.
Por fim, o último método que utiliza as dicas visuais são algumas maneiras de ensinar as habilidades de cuidado próprio, onde a pessoa com autismo terá a capacidade de aprender a expressar problemas de saúde que ela venha a ter posteriormente.
Para que você possa ter uma melhor experiência acerca da intervenção em pessoas com autismo, disponibilizamos algumas atividades excelentes:
Nesta página, temos uma imagem de exemplo sobre a atividade que trabalha a técnica de rastreamento, que vai ajudar na coordenação motora fina.
Esse quadrado vermelho é utilizado para que a pessoa com autismo possa traçar com o dedo, ou, dependendo do seu desenvolvimento, utilizar um lápis de cor para contornar o formato, desenvolvendo também sua coordenação motora fina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma atividade para que o autista desenvolva suas habilidades sensório-motora se encaixa em colocar quais são os objetos e/ou móveis que existem na imagem da sala, onde ele vai aperfeiçoando os movimentos e sua observação.
Nesta imagem estão dispostos alguns exemplos de objetos em que a pessoa com autismo poderá observar, por meio dos métodos que envolvem as dicas visuais, e responder a atividade da sala colocada anteriormente.
Gostou das atividades? Caso queira exemplos mais completos e de qualidade, nosso lançamento “Intervenção Psicopedagógica – Autismo Vol. 04” vai te ajudar nessa questão!
Sabemos que a intervenção em pessoas com autismo não é fácil, principalmente pelo cuidado que é necessário durante esse processo. Por isso, nas 254 páginas do nosso material voltado para pessoas com autismo, temos o cuidado de preparar o melhor para o desenvolvimento da pessoa com o transtorno neurológico.