Como Interpretar os Desenhos das Crianças
Os desenhos que as crianças fazem falam muito da sua personalidade, o seu estado de ânimo ou como vêem o mundo. Os traços, as cores ou a posição dos objetos também nos dão pistas sobre como se sentem. (Alba Carabalho)
Observe como interpretar os desenhos das crianças segundo a autora: Simone Helen Drumond Ischkanian.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Interpretar como uma criança desenha sua família por Alba Carabalho
A gente propõe a você o seguinte: peça ao seu filho que desenhe a sua família e a gente te ajudará a interpretar o desenho. A gente te diz como se sente dentro do núcleo familiar, com quem tem mais apego ou inclusive se sente ciúmes de algum irmão.
O desenho que uma criança faz da sua família expressa muito sobre que papel ela tem e que relação tem com o resto dos membros.
É importante antes de analisar o desenho não levar em conta se o desenho é bem feito ou não, já que segundo sua etapa evolutiva ela terá mais ou menos habilidade, e inclusive também prima a capacidade inata de cada um para o desenho.
A gente deve prestar atenção aos seguintes traços:
– Processo do desenho:
A ordem em que desenha os membros da família indica o nível de afeto ou importância para ela.
Se algum personagem lhe custa muito ou apaga para voltar a fazê-lo, pode ser que sinta algum conflito com essa pessoa. Se lhe custa muito começar a desenhar, pode ser que sinta algum bloqueio nesse momento ou algum desgosto.
– Tamanho:
Considera-se que a criança vive uma situação normal em família quando o tamanho da pintura for normal, não desproporcional, quando não apaga e volta a pintar constantemente, quando a pressão é a justa ou quando o traço for contínuo.
Se isso não se cumpre é possível que a criança não fique à vontade por alguma causa. Também é normal que desenhe maior a pessoa que considere mais importante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
– Situação:
É importante se fixar na posição que ocupam no plano cada um dos membros. O normal é que a criança se desenhe entre os pais.
Se não for assim e está afastada é possível que sinta que não receba atenção suficiente. É possível que sinta ciúmes do irmão se o pinta afastado do resto dos membros.
– Detalhes:
se faltam as mãos em algum dos personagens ou em todos, quando a criança já é capaz de desenhar bem indica falta de afetividade.
É importante ver se os personagens estão sorrindo, tristes ou chateados, porque também nos revela informação sobre o estado de ânimo da criança e como vê a sua família.
– Omissões:
Às vezes, de forma deliberada, não incluem no desenho algum membro. Geralmente pode ser um irmão e ser determinado por ciúmes, mas poderia omitir alguma figura paterna devido a algum conflito.
Alba Caraballo
Editora de GuiaInfantil.com
Leia também: Quanto custa montar meu Espaço Psicopedagógico?
Você pode gostar de: Entrevista Inicial com os Pais ou Responsáveis
Bom dia, muito obrigada por disponibilizarem gratuitamente informações tão importantes nessa pagina, está me ajudando pois, estou me organizando para montar meu espaço de atendimento psicopedagógico, essas orientações são basicamente tudo que eu preciso, parabéns pela ideia de criar uma página que orienta e ajuda quem acabou de se formar e não sabe por onde começar continuem está dando certo!Um ótimo dia e que Deus abençoe.
Olá Marinilza, agradecemos o carinho a nós dedicado. Como sempre dizemos a nossos leitores, fazemos tudo com muito carinho e dedicação, pois sabemos que essa área ainda esta em expansão e existem milhares de profissionais que precisam de apoio para começarem e investirem na profissão. Ficamos felizes em poder ajudar. Mensagens como a sua nos deixa muito motivados para fazer cada vez mais. Saiba que trabalhamos intensamente para postar novos testes e materiais, infelizmente nem sempre é possível postar todos os dias. Mas toda semana sim. Estamos torcendo por você nesse caminhada, saiba que estamos aqui e pode contar conosco. Temos um software com uma versão totalmente gratuita que também irá te ajudar a organizar seu espaço, o link é: https://psiqueasy.com.br, já vem com 10 testes, modelos de documentos, agenda, Ficha para acompanhamento Pp, modulo financeiro e muito mais. Acredito que você irá gostar bastante. Fique com Deus, abraços carinhosos.
Obrigada por sua atenção e disposição em ajudar os profissionais na construção do seu trabalho psicopedagógico. Deus abençoe a todos da Psiqueasy.
Olá Regina, tudo bem?
Nós que agradecemos o carinho, que bom saber que estamos contribuindo de alguma forma na construção desse trabalho tão magnifico. Fazemos tudo com muito amor e carinho sempre. Abraços…
Pp. Daliane Oliveira
Instagran – dalianeoliveirapsico
Quero agradecer por me ajudar a entender um pouco mais sobre como ver através do desenho o que posso ajudar a criança.
Olá Erica que bom poder ajudar, iremos enviar para seu e-mail mais materiais sobre como Interpretar os Desenhos das Crianças. Conte sempre conosco. Agradecemos o carinho. Abraços…
Olá bom dia! Gostaria de agradecer por todas as informações passadas nesse site, está me ajudando muito! Gostaria de receber mais materiais por email. Desde já agradeço e aguardo.
meu email é; adrianagarcianavarro@gmail.com
Foi ótimo p minha formação como psicopedagoga, obrigada por compatilhar tantos conhecimentos!
Bom dia Vilmara agradecemos o carinho e atenção, acredite que é reciproco. Continue nos visitando toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….
Amei participar desse site gostaria de de me aperfeiçoar em relação ao atendimento especializado AEE.Grata.
Olá Conceição, tudo bem?
Temos algumas postagens que podem te ajudar bastante sobre o AEE. Vou te passar alguns links e enviar alguns materiais informativos para seu e-mail. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços…
https://blog.psiqueasy.com.br/2018/06/18/aee-substitui-o-acompanhamento-psicopedagogiconeuropsicopedagogico/
https://blog.psiqueasy.com.br/2018/06/18/aee-substitui-o-acompanhamento-psicopedagogiconeuropsicopedagogico/
Espero trabalhar com mais atividades e estratégias voltadas para cada nível de dificuldade que os alunos apresentam.
Olá Conceição, tudo bem?
Temos várias atividades que podem contribuir no desenvolvimento do seu trabalho, segue algumas sugestões:
https://blog.psiqueasy.com.br/2018/11/23/como-combater-as-dificuldades-de-aprendizagem/
https://blog.psiqueasy.com.br/2018/09/26/o-que-fazer-com-os-problemas-de-aprendizagem/
https://blog.psiqueasy.com.br/2019/06/12/materiais-para-dificuldades-especificas-de-aprendizagem-d-a-e/
Espero ter ajudado. Abraços…
Nossa! Amei! Sou professora dos anos iniciais do ensino fundamental há 24 anos e pós graduada em psicopedagogia, mas não atuo especificamente na área. Uso esses conhecimentos no atendimento a meus alunos que são tão carentes de tantas coisas. Sou estudante de psicanálise e pretendo atender crianças. Adorei mesmo! Como também a outros materiais do site por ser alfabetizadora. Muito obrigada! Que o Senhor abençoe vocês!
Olá Roseli, tudo bem?
Que bom Roseli que gostou, tudo é feito com muito amor, carinho e dedicação para profissionais assim como você, que para nós é muito especial. Temos uma categoria com muitos materiais gratuitos para baixar e imprimir, segue o link: https://blog.psiqueasy.com.br/category/testes/
Acredito que você vai amar….Continue nos visitando toda semana temos novidades. Abraços carinhos….
Ass. Pp.e Escritora: Daliane Oliveira
Instagram_dalianeoliveirapsico
Bom dia!
Estou amando as postagens e as informações .Acrescenta mto para nós
Professores.
Parabéns!
Olá Maria, gratidão pelo carinho, fazemos tudo com muito amor e dedicação. Caso queira sugerir algum tema fique a vontade.