Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos
Alguns Testes e materiais utilizados na Avaliação, Intervenção e (ou) Acompanhamento Psicopedagógico
Antes de realizar o Atendimento Psicopedagógico com o paciente/aprendente o psicopedagogo precisa selecionar alguns testes e materiais que o auxiliem no desenvolvimento de estratégias adequadas para compreender o motivo da(s) queixa(s) apresentadas.
O tempo passou e com ele as pessoas mudaram. Uma nova era requer novos olhares, novas fórmulas, novas técnicas, novos recursos. E é isso que estamos propondo com IPI. Não é um material que irá mudar o processo que já existe, ao contrário, são novos recursos que serão SOMADOS aos que já são utilizados atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta visa buscar mais informações, visto que grande parte dos pacientes/aprendentes dividem seu tempo estando em vários lugares durante seu dia como: em casa, na escola, na rua, com amigos e(ou) familiares. Outra parte passa dormindo, enfim, todas essas informações devem ser consideradas, não é mesmo?
O benefício da dúvida é a condição da inexistência de uma certeza sobre a culpabilidade de alguém.
Investigação Psicopedagógica é bem mais do que ouvir e aceitar as queixas apresentadas, na verdade é encontrar respostas para elas.
Investigar dentre outros coisas é colocar problemas aos problemas que por vezes foram ingenuamente ou preguiçosamente julgados resolvidos.
Investigar é criar problemas às fórmulas prontas-a-consumir, é criar mecanismos sempre cada vez mais profundos e rigorosos no sentido de analisar a realidade social para além das formas e das fórmulas crédulas e superficiais pelas quais julgamos ter resolvido o problema ou os problemas de análise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O IPI é composto por 42 formulários – 116 páginas. Saiba mais acessando o link: IPI – Investigação Psicopedagógica Intensiva
Não perca mais tempo quebrando a cabeça na procura de Modelos de Documentos Psicopedagógicos, conheça a apostila que vai facilitar os seus atendimentos.
Se você perde muito tempo procurando modelos de documentos ou elaborando-os, precisa conhecer nossa apostila com mais de 60 Modelos de Documentos Psicopedagógicos. Essa apostila foi feita pensando na dificuldade que milhares de profissionais tem tido em elaborar ou encontrar modelos que são utilizados constantemente em suas sessões.
Clique no link e saiba mais: 67 Modelos de Documentos Psicopedagógicos – 195 páginas
Observe abaixo a relação de alguns testes que podem ser utilizados no atendimento psicopedagógico e as idades indicadas para cada uma delas.
Lista atualizada para baixar e imprimir: Lista de testes/materiais para utilização psicopedagógica
Nome | Objetivo | Indicação etária | Observações |
ABC | Avaliar coordenação motora, memória visual, percepção verbal, entendimento e interpretação de texto, memória auditiva, consciência fonológica, percepção visual e motora, | Crianças em fase de alfabetização | |
Audibilização | Sondagem da capacidade de audibilização (linguagem receptiva), ou seja, quando a cognição auditiva permite a aquisição e o desenvolvimento correto da fala, da leitura e da escrita. | Crianças de 5 a 7, mas pode ser realizado em crianças com mais idade também que apresentem dificuldades na aprendizagem. Quando a criança não se alfabetiza, para detectarmos os itens que o teste abrange que são: discriminação fonemática, memória e conceituação. Também em hipótese de Dislexia, DPAC … | Até 3 sessões |
Caixa lúdica e Eoca | Caixa Lúdica: O objetivo é estabelecer a relação vincular entre o Pp e a criança (não há o objetivo de analisar as aprendizagens (isso pode até ocorrer, mas não é o propósito principal). Além disso, o Pp pode observar as relações da criança: resistência, bloqueios, hesitações, repetição de comportamentos que presencia em casa.Eoca: investigar os vínculos que a criança tem com a aprendizagem, suas defesas, condutas, como enfrenta desafios. | Crianças e adolescentes (com adaptações para estes). | É interessante fazer asessão lúdica e a Eoca no mesmo
atendimento, dividindo o tempo de atendimento por 2 (no caso, mais ou menos 25 minutos para cada). |
Escala deTranstornos
Disruptivos | Ter subsídios para encaminhamentos em caso de suspeita de transtornos diversos | Preferencialmente, crianças de 6 a 12 anos | Não se trata de um teste, mas de entrevistas. |
IAR | Verificar o conhecimento do atendente nas seguintes áreas: esquema corporal, lateralidade, posição, direção, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, verbalização de palavras, análise/síntese e coordenação motora. | A partir de 4 anos (melhor com 5) | Pode ser usado em caso de suspeita deTEA
Duas sessões |
Papéis de carta | O objetivo geral é avaliar as dificuldades de aprendizagem e, se possível, também o nível de escrita da criança. No entanto, cada lâmina tem um objetivo específico, como poderá ser visto no quadro mais adiante. | 5 a 11 anos | Aplicação demora de 50 a 60 minutos. A indicação etária é um parâmetro. Teste projetivo |
SPA | Investigar o vínculo com a aprendizagem, como o sujeito se vê como sujeitoaprendente. (É importante lembrar que o SPA é uma técnica projetiva. Estas têm como objetivo investigar os vínculos do sujeito nos domínios: familiar, escolar e consigo mesmo.). | Aprendente de qualquer idade | Técnica projetiva.Normalmente é feito em um só atendimento; o tempo depende do quanto cada aprendente gasta em seu desenho. |
TCLPP | Avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas | Não há indicação etária, mas de série/ ano que o | Preferencialmente, deve ser aplicado em |
Nome | Objetivo | Indicação etária | Observações |
O que o teste permite:➡ Interpretar os dados do padrão de leitura específica apresentada pela criança (no modelo cognitivo do desenvolvimento de leitura e escrita); e
➡ Inferir o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra. | aprendente cursa. 1º ao5º ano Ensino
Fundamental I | uma só sessão, apesar de longo. | |
TED | Ser um primeiro instrumento para avaliação psicopedagógica individual, indicando, de maneira abrangente, quais áreas da aprendizagem estão preservadas ou prejudicadas. A partir dessa avaliação, podese desenvolver um plano de investigação e intervenção mais específicos, sugeridos pelos subtestes do TDE. | Crianças de 7 a 11 anos(1º ao 6º ano – Ensino
Fundamental) | O teste não tem ordem para ser aplicado, nem limite de tempo. |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras Indicações:
Avaliação da compreensão Leitora de Textos Expositivos.
Ao serem utilizados textos expositivos como foco deste instrumento, foi levada em conta a importância de seu uso na escola, pois eles estão presentes em todas as áreas do conhecimento, da sua compreensão, depende, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do aluno nas diferentes disciplinas. Estes textos possuem diferentes formas de organização (superestrutura). A clareza e a explicação das informações no texto, aliada à forma como o leitor segue as pistas textuais, são variáveis que interferem na compreensão leitora.
Ao utilizar, na avaliação, textos expositivos organizados com características mais definidas em relação às diferentes superestruturas, é possível tornar mais clara a forma como os leitores com dificuldades constroem, mentalmente, as informações textuais, o que aprendem sobre elas e quais seus possíveis problemas de compreensão. O material possibilita a avaliação da compreensão leitora de textos expositivos, oportunizando a observação e análise de aspectos cognitivos, metacognitivos e motivacionais do leitor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
BBT – Teste de Fotos de Profissões – MARTIN ACHTNICH
Finalidade e Indicações:É um método projetivo para a clarificação da inclinação profissional, construído para ser utilizado como técnica central para o processo de orientação vocacional e desenvolvimento organizacional. Pode ser aplicado em adolescentes a partir de 12 anos, jovens e também em adultos.
Material:Manual e Protocolo de aplicação, Conjunto de fotos de profissões (série masculina e feminina) (importado da Suiça), 10 Protocolos de aplicação.
Descrição:O BBT foi desenvolvido pelo autor na Suiça a partir de 1961 e publicado em 1978, após dezesseis anos de estudos e pesquisas dentro do campo da orientação profissional com jovens. O teste foi construído sobre os pressupostos da teoria de Szondi (Psicologia do Destino). O teste de fotos fundamenta-se sobre a combinação de diversos fatores hereditários e sua repercussão sobre os componentes de escolha, apresentados por Szondi em seu trabalho central “Análise do destino, escolha no amor, na amizade, escolha da profissão, da doença e da morte”.
O autor isolou oito fatores de inclinação: W – Ternura, feminilidade, devoção, K – Força, força física, dureza, obstinação, agressão, S -Senso social, com duas tendências: Sh – disponibilidade a ajudar, fazer o bem, curar, participar, Se – energia, coragem, dinamismo, necessidade de movimento e de ação, Z – Necessidade de mostrar, de representar, estética, V – Entendimento, razão, lógica, necessidade de conhecimento, clareza, racionalização, limitação e determinação,G – Espírito, inspiração, imaginação criadora, criatividade, idéia, intuição, tendência a expansão,M – Matéria, substância, relação com a posse (analidade), O – Oralidade, com duas tendências:Or – necessidade de falar, comunicação, amabilidade, On – relação com a alimentação, comer. Estes fatores de inclinação estão presentes de forma combinada nas 112 fotos que compõem o teste. As fotos do teste mostram os profissionais no trabalho. O sujeito deve escolher entre estas fotos, aquelas que o atraem, que rejeita ou que lhe são indiferentes, positivas, negativas e neutras.
Concluída a seleção das fotos, o examinador pede que o sujeito organize suas escolhas positivas em grupos de afinidade e passa a solicitar que o orientando verbalize suas associações sobre cada foto escolhida. Neste processo, o psicólogo reúne importantes elementos que emergem das associações verbalizadas; no sentido de confirmar a intensidade dos fatores de inclinação escolhidos, agregando maior nível de consistência à técnica.Para o orientando, durante todo este processo, através de suas próprias escolhas e associações verbalizadas, percebe em seu íntimo uma maior clareza em relação as suas preferências e inclinações. O manual apresenta um extenso capítulo sobre a interpretação dos resultados do teste.
CONFIAS – Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial
Autor: Sonia Moojen (coordenadora)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inventário de Estilos Parentais – IEP/GOMIDE, PAULA INEZ
Figuras Complexas de Rey
As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória. Faixa etária: a partir de 4 anos.
Indicações: estudo da atividade perceptiva e da memória.
Kit completo: manual, cartão com Figuras, bloco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TDE – Teste de Desempenho Escolar
O TDE é um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando. A faixa etária abrange a avaliação de escolares de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas, para a 7ª e 8ª séries.
É o teste mais utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e professores em países de língua hispânica, na avaliação de crianças disléxicas e, é igualmente empregado nas investigações científicas sobre dificuldades de aprendizagem como demonstram as numerosas vezes em que aparece citado nas publicações sobre esse tema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Observações:
Os testes deverão ser arquivados, em forma física ou salvos em nuvem digitalizados, por 3 anos.
Se você tem outras sugestões de atividades que podem ser aplicados por Psicopedagogos e(ou) neuropsicopedagogos, que não se encontra na lista e gostaria de compartilhar fique a vontade. Caso tenha outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar dividindo saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com
Veja ainda: O que fazer na 1ª Sessão Psicopedagógica?
Leia também: Avaliação Psicopedagógica sugestões para Imprimir – Iªparte
Gostei muito do que li. Quero mais informações sobre testes psicopedagogicos. Obrigada por compartilhar.
Olá Rosimary, ficamos muito felizes por gostar das postagens, que bom poder ajudar de alguma maneira. Nesse link você encontrará mais informações sobre testes Pp, assim como sugestões para baixar e imprimir. Esperamos que goste. Agradecemos a atenção a nós dedicada. Continue nos visitando toda semana postamos novidades. Abraços carinhosos…
Preciso de testes de desempenho escolar e dificuldades em aprendizagem
Olá Lorizete, temos um lançamento na página inicial do blog que pode ser útil para o que precisa.
Gostaria de tirar uma dúvida: Na lista de testes acima que o psicopedagogo pode usar consta também Figuras de Rey, os psicólogos afirmam que este teste é restrito a eles e sempre fica a dúvida o teste é realmente restrito aos psicólogos ou o , o psicopedagogo pode aplicar ?
Olá Daniela Amorim, sabemos que a Psicopedagogia assim como a Neuropsicopedagogia são áreas que ainda estão em expansão. Por isso, ainda existem muitas restrições, dúvidas a cerca de quais testes podem e (ou) poderão ser aplicados pelos mesmos. Alguns testes já foram liberados outros ainda estão passando por analise. Até o momento o que podemos afirmar é que todo Psicopedagogo com formação inicial em Psicologia pode utilizar o teste em questão, já os que tem formação inicial em Pedagogia ou Licenciaturas, aconselhamos utilizar outros testes que tenham a mesma finalidade. As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória.
Enquanto não tivermos a regulamentação da profissão, ainda teremos esse tipo de restrições, sendo assim, para que não haja confronto ou falta de ética e respeito com os profissionais da Psicologia, devemos nos restringir a utilização de outros ótimos testes que não possuem nenhum tipo de restrições para se trabalhar com a percepção e a memória visual, como por exemplo:
http://blog.psiqueasy.com.br/2018/04/17/teste-de-memoria-imediata-visual-auditiva-e-evocacao-tardia/
http://blog.psiqueasy.com.br/2017/09/14/audibilizacao-memoria/
https://blog.psiqueasy.com.br/2018/07/05/fichas-para-teste-de-atencao/
http://blog.psiqueasy.com.br/2018/03/23/especial-educacao-infantil-atividades/percepcao-corporal-psiqueasy/
https://www.fasdapsicanalise.com.br/teste-voce-passa-neste-teste-de-percepcao/
Essas são apenas sugestões que podem ser utilizadas e possuem os mesmos objetivos do Figuras de Rey, com uma aplicação e abordagem flexível e de acordo com a queixa, idade e situação apresentada. Agradecemos pela sua atenção e continue nos visitando. Abraços.
Olá, na descrição dos testes sobre o BBT não ficou claro se pode ser aplicado por psicopedagogo, vocês poderiam me esclarecer essa dúvida, obrigada! E outra coisa tem algum treinamento específico para utilizar esse teste?
Olá Fernanda, tudo bem?
Essa postagem apresenta alguns dos testes que podem ser utilizados por psicopedagogos. Para aprender como aplicá-los, basta buscar por supervisão. Veja algumas opções de profissionais que oferecem esse tipo de serviço: https://blog.psiqueasy.com.br/2018/07/31/supervisao-psicopedagogica-e-neuropsicopedagogica/
Indicamos também a profissional Daniela Janssen: Telefone: (19) 99127-3930
Abraços….
Parabéns ! Excelente Fonte de informações. Gostei muito.
Olá Maria Raimunda, agradecemos o carinho e atenção a nós dedicado. Que bom poder contribuir de alguma forma. Continue sempre nos visitando, toda semana temos novidades. Conte sempre conosco. Abraços carinhosos…
Lista de testes/materiais para utilização psicopedagógica.
Onde posso encontrar para comprar?
Olá Janaína tem várias opções na internet. No caso dos nossos materiais irá encontrar todos em nosso blog, caso queira um Combo entre em contato pelo whatsapp para pedir um orçamento com desconto especial. No caso dos outros materiais poderá encontrar em sites na internet. Qualquer dúvida estamos a disposição, abraços….
Adorei as informações! Inclusive, já me cadastrei no site e criei um paciente fictício para explorar melhor as ferramentas (sugestão do próprio site). Muito obrigada!
Olá Ana, nós que agradecemos a sua atenção e carinho, saiba que fazemos tudo com muito amor e dedicação. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços
Olá Daliane, minha dúvida é sobre o instrumento de teste vocacional sugerido BBT – Teste de Fotos de Profissões – MARTIN ACHTNICH, que também apresenta-se nos sites como uso restrito á psicólogos. Você teria outras opções de testes vocacionais em que sendo apenas psicopedagogo possamos desenvolver. Agradeço e aproveito para elogiar o trabalho, que está sempre me auxiliando em minha prática. Gostaria do contato no whats para trocar maiores informações.
Olá Maraizza, temos alguns links sugestivos que a senhora pode estar analisando como: https://www.pravaler.com.br/teste-vocacional-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/testes-vocacionais-podem-auxiliar-e-tambem-atrapalhar-na-hora-de-definir-uma-profissao/n1237625431647.html
Fique a vontade para conhecer, qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços
Boa tarde, gostaria de adquirir os testes de psicopedadoga que tem graduação em pedagogia. Poderia me enviar mais informações por email.
Olá Lívia, tudo bem?
Para conhecer nossas opções de materiais basta acessar nossa plataforma, além de ofertas incríveis terá acesso as amostras de todos os materiais e aos próximos lançamentos. Basta acessar: https://www.store.psiqueasy.com.br
Olá, materia muito boa, parabéns.
já houve atualização desta lista de teste que podem ser usados por psicopedagoga?
Fico no aguardo…