Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos

Alguns Testes e materiais utilizados na Avaliação, Intervenção e (ou) Acompanhamento Psicopedagógico

Antes de realizar o Atendimento Psicopedagógico com o paciente/aprendente o psicopedagogo precisa selecionar alguns testes e materiais que o auxiliem no desenvolvimento de estratégias adequadas para compreender o motivo da(s) queixa(s) apresentadas.

O tempo passou e com ele as pessoas mudaram. Uma nova era requer novos olhares, novas fórmulas, novas técnicas, novos recursos. E é isso que estamos propondo com IPI. Não é um material que irá mudar o processo que já existe, ao contrário, são novos recursos que serão SOMADOS aos que já são utilizados atualmente.

A proposta visa buscar mais informações, visto que grande parte dos pacientes/aprendentes dividem seu tempo estando em vários lugares durante seu dia como: em casa, na escola, na rua, com amigos e(ou) familiares. Outra parte passa dormindo, enfim, todas essas informações devem ser consideradas, não é mesmo?

O benefício da dúvida é a condição da inexistência de uma certeza sobre a culpabilidade de alguém.

Capa IPI Investigação Psicopedagógica Intensiva

Investigação Psicopedagógica é bem mais do que ouvir  e aceitar as queixas apresentadas, na verdade é encontrar respostas para elas.

Investigar dentre outros coisas é colocar problemas aos problemas que por vezes foram ingenuamente ou preguiçosamente julgados resolvidos.

Investigar é criar problemas às fórmulas prontas-a-consumir, é criar mecanismos sempre cada vez mais profundos e rigorosos no sentido de analisar a realidade social para além das formas e das fórmulas crédulas e superficiais pelas quais julgamos ter resolvido o problema ou os problemas de análise.

O IPI é composto por 42 formulários – 116 páginas. Saiba mais acessando o link: IPI – Investigação Psicopedagógica Intensiva

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Observe abaixo a relação de alguns testes que podem ser utilizados no atendimento psicopedagógico e as idades indicadas para cada uma delas.

Lista atualizada para baixar e imprimir: Lista de testes/materiais para utilização psicopedagógica

Nome Objetivo Indicação etária Observações
ABC Avaliar coordenação motora, memória visual, percepção verbal, entendimento e interpretação de texto, memória auditiva, consciência fonológica, percepção visual e motora, Crianças em fase de alfabetização
Audibilização Sondagem da capacidade de audibilização (linguagem receptiva), ou seja, quando a cognição auditiva permite a aquisição e o desenvolvimento correto da fala, da leitura e da escrita.

 

Crianças de 5 a7, mas pode ser realizado em crianças com mais idade também que apresentem dificuldades na aprendizagem. Quando a criança não se alfabetiza, para detectarmos os itens que o teste abrange que são: discriminação fonemática, memória e conceituação. Também em hipótese de Dislexia, DPAC … Até 3 sessões
Caixa lúdica e Eoca Caixa Lúdica: O objetivo é estabelecer a relação vincular entre o Pp e a criança (não há o objetivo de analisar as aprendizagens (isso pode até ocorrer, mas não é o propósito principal). Além disso, o Pp pode observar as relações da criança: resistência, bloqueios, hesitações, repetição de comportamentos que presencia em casa.

Eoca: investigar os vínculos que a criança tem com a aprendizagem, suas defesas, condutas, como enfrenta desafios.

Crianças e adolescentes (com adaptações para estes). É interessante fazer a

sessão lúdica e a Eoca no mesmo

atendimento, dividindo o tempo de atendimento por 2 (no caso, mais ou menos

25 minutos para cada).

Escala de

Transtornos

Disruptivos

Ter subsídios para encaminhamentos em caso de suspeita de transtornos diversos Preferencialmente, crianças de 6 a 12 anos Não se trata de um teste, mas de entrevistas.
IAR Verificar o conhecimento do atendente nas seguintes áreas: esquema corporal, lateralidade, posição, direção, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, verbalização de palavras, análise/síntese e coordenação motora. A partir de 4 anos (melhor com 5) Pode ser usado em caso de suspeita de

TEA

Duas sessões

Papéis de carta O objetivo geral é avaliar as dificuldades de aprendizagem e, se possível, também o nível de escrita da criança. No entanto, cada lâmina tem um objetivo específico, como poderá ser visto no quadro mais adiante. 5 a 11 anos Aplicação demora de 50 a 60 minutos. A indicação etária é um parâmetro. Teste projetivo
SPA Investigar o vínculo com a aprendizagem, como o sujeito se vê como sujeito

aprendente. (É importante lembrar que o SPA é uma técnica projetiva. Estas têm como objetivo investigar os vínculos do sujeito nos domínios: familiar, escolar e consigo mesmo.).

Aprendente de qualquer idade Técnica projetiva.

Normalmente é feito em um só atendimento; o tempo depende do quanto cada aprendente gasta em seu desenho.

TCLPP Avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas Não há indicação etária, mas de série/ ano que o Preferencialmente, deve ser aplicado em
Nome Objetivo Indicação etária Observações
O que o teste permite:

➡           Interpretar os dados do padrão de leitura específica apresentada pela criança (no modelo cognitivo do desenvolvimento de leitura e escrita); e

➡           Inferir o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra.

aprendente cursa. 1º ao

5º ano Ensino

Fundamental I

uma só sessão, apesar de longo.
TED Ser um primeiro instrumento para avaliação psicopedagógica individual, indicando, de maneira abrangente, quais áreas da aprendizagem estão preservadas ou prejudicadas. A partir dessa avaliação, podese desenvolver um plano de investigação e intervenção mais específicos, sugeridos pelos subtestes do TDE. Crianças de 7 a 11 anos

(1º ao 6º ano – Ensino

Fundamental)

O teste não tem ordem para ser aplicado, nem limite de tempo.

 

Outras Indicações:
Avaliação da compreensão Leitora de Textos Expositivos.
Moojen, Sonia; Saraiva; Rosalia Alvim; Munarski, Roberta.
Descrição: Este material tem como objetivo principal auxiliar os psicopedagogos e fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora dos pacientes a eles encaminhados.
Ao serem utilizados textos expositivos como foco deste instrumento, foi levada em conta a importância de seu uso na escola, pois eles estão presentes em todas as áreas do conhecimento, da sua compreensão, depende, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do aluno nas diferentes disciplinas. Estes textos possuem diferentes formas de organização (superestrutura). A clareza e a explicação das informações no texto, aliada à forma como o leitor segue as pistas textuais, são variáveis que interferem na compreensão leitora.
Ao utilizar, na avaliação, textos expositivos organizados com características mais definidas em relação às diferentes superestruturas, é possível tornar mais clara a forma como os leitores com dificuldades constroem, mentalmente, as informações textuais, o que aprendem sobre elas e quais seus possíveis problemas de compreensão. O material possibilita a avaliação da compreensão leitora de textos expositivos, oportunizando a observação e análise de aspectos cognitivos, metacognitivos e motivacionais do leitor.
Material completo: 01 manual de Aplicação e Avaliação, 01 Jogo com 18 cartões, 05 protocolos para Avaliação.

BBT – Teste de Fotos de Profissões – MARTIN ACHTNICH

Finalidade e Indicações:
É um método projetivo para a clarificação da inclinação profissional, construído para ser utilizado como técnica central para o processo de orientação vocacional e desenvolvimento organizacional. Pode ser aplicado em adolescentes a partir de 12 anos, jovens e também em adultos.
Material:Manual e Protocolo de aplicação, Conjunto de fotos de profissões (série masculina e feminina) (importado da Suiça), 10 Protocolos de aplicação.
Tempo e forma de aplicação: O teste é aplicado individualmente Instituto Achtnich São Paulo elaborou uma versão coletiva (dia- positivos) cuja validade de aplicação e resultados estão em estudo.>, o tempo é livre com duração média de duas horas.
Descrição:O BBT foi desenvolvido pelo autor na Suiça a partir de 1961 e publicado em 1978, após dezesseis anos de estudos e pesquisas dentro do campo da orientação profissional com jovens. O teste foi construído sobre os pressupostos da teoria de Szondi (Psicologia do Destino). O teste de fotos fundamenta-se sobre a combinação de diversos fatores hereditários e sua repercussão sobre os componentes de escolha, apresentados por Szondi em seu trabalho central “Análise do destino, escolha no amor, na amizade, escolha da profissão, da doença e da morte”.
O autor isolou oito fatores de inclinação: W – Ternura, feminilidade, devoção, K – Força, força física, dureza, obstinação, agressão, S -Senso social, com duas tendências: Sh – disponibilidade a ajudar, fazer o bem, curar, participar, Se – energia, coragem, dinamismo, necessidade de movimento e de ação, Z – Necessidade de mostrar, de representar, estética, V – Entendimento, razão, lógica, necessidade de conhecimento, clareza, racionalização, limitação e determinação,G – Espírito, inspiração, imaginação criadora, criatividade, idéia, intuição, tendência a expansão,M – Matéria, substância, relação com a posse (analidade), O – Oralidade, com duas tendências:Or – necessidade de falar, comunicação, amabilidade, On – relação com a alimentação, comer. Estes fatores de inclinação estão presentes de forma combinada nas 112 fotos que compõem o teste. As fotos do teste mostram os profissionais no trabalho. O sujeito deve escolher entre estas fotos, aquelas que o atraem, que rejeita ou que lhe são indiferentes, positivas, negativas e neutras.
Concluída a seleção das fotos, o examinador pede que o sujeito organize suas escolhas positivas em grupos de afinidade e passa a solicitar que o orientando verbalize suas associações sobre cada foto escolhida. Neste processo, o psicólogo reúne importantes elementos que emergem das associações verbalizadas; no sentido de confirmar a intensidade dos fatores de inclinação escolhidos, agregando maior nível de consistência à técnica.Para o orientando, durante todo este processo, através de suas próprias escolhas e associações verbalizadas, percebe em seu íntimo uma maior clareza em relação as suas preferências e inclinações. O manual apresenta um extenso capítulo sobre a interpretação dos resultados do teste.

CONFIAS – Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial
Autor: Sonia Moojen (coordenadora) 
Descrição: É um instrumento que tem como objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e seqüencial. A utilização deste instrumento possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com a hipótese da escrita (Ferreiro e Teberosky, 1991). Além disso, contribui para a prática na alfabetização e instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo também, subsidiar pesquisas acadêmicas na área da linguagem, da psicologia cognitiva e da educação.
Faixa de utilização:crianças a partir de 4 anos.
Tempo de aplicação:2 etapas, aplicação individual.
Material completo: 1 Manual de aplicação e avaliação, 1 Caderno de aplicação, 1 Bloco de folha de resposta, e 6 Pranchas com bolsa.

Inventário de Estilos Parentais – IEP/GOMIDE, PAULA INEZ 
Descrição:Estilo Parental é o conjunto de práticas educativas utilizadas pelos pais com o objetivo de educar, socializar e controlar o comportamento de seus filhos, que podem favorecer o desenvolvimento de características pró-sociais ou permitir o aparecimento de atitudes anti-sociais. O livro permite que psicólogos identifiquem o estilo parental utilizado nas famílias e as orientem ao caminho ideal. Gerenciamento do pensamento aborda, entre outros temas, como as teorias, técnicas e métodos da gestão contemporânea são portadores de valores ideológicos do neoliberalismo. A obra discute, ainda, como conseguem, de modo privilegiado, expandir estes valores, fortalecendo a consciência hegemônica conservadora.
Faixa de utilização: crianças acima de 8 anos e em adolescentes. Os pais poderão responder sobre os filhos acima de cinco anos desde que façam as devidas adaptações às situações propostas pelo inventário.
Tempo de aplicação: livre.
Material: manual, , 01 bl. c/ 16 fls. de resposta, 01 bl. c/ 16 fls. inventário materno, 01 bl. c/16 fls. paterno, 01 bl. c/ 16 fls. inventario de auto-avaliação.

Figuras Complexas de Rey
André Rey – Adap. Bras.: Margareth da Silva Oliveira
As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória. Faixa etária: a partir de 4 anos.
Tempo de aplicação: 2 minutos.
Indicações: estudo da atividade perceptiva e da memória.
Kit completo: manual, cartão com Figuras, bloco.


TDE – Teste de Desempenho Escolar 

 O TDE é um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando. A faixa etária abrange a avaliação de escolares de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas, para a 7ª e 8ª séries.


PROLEC – Provas de Avaliação dos Processos de Leitura

 É o teste mais utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e professores em países de língua hispânica, na avaliação de crianças disléxicas e, é igualmente empregado nas investigações científicas sobre dificuldades de aprendizagem como demonstram as numerosas vezes em que aparece citado nas publicações sobre esse tema.


Observações:

Os testes deverão ser arquivados, em forma física ou salvos em nuvem digitalizados, por 3 anos.


Se você tem outras sugestões de atividades que podem ser aplicados por Psicopedagogos e(ou) neuropsicopedagogos, que não se encontra na lista e gostaria de compartilhar fique a vontade. Caso tenha outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar dividindo saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail:  blog.psiqueasy@gmail.com

PsiquEasy

Veja ainda: O que fazer na 1ª Sessão Psicopedagógica?

Leia também: Avaliação Psicopedagógica sugestões para Imprimir – Iªparte

6 comentários em “Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos

  • 24 de julho de 2018 em 19:16
    Permalink

    Gostei muito do que li. Quero mais informações sobre testes psicopedagogicos. Obrigada por compartilhar.

    Resposta
    • 25 de julho de 2018 em 10:23
      Permalink

      Olá Rosimary, ficamos muito felizes por gostar das postagens, que bom poder ajudar de alguma maneira. Nesse link você encontrará mais informações sobre testes Pp, assim como sugestões para baixar e imprimir. Esperamos que goste. Agradecemos a atenção a nós dedicada. Continue nos visitando toda semana postamos novidades. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 26 de julho de 2018 em 22:20
    Permalink

    Gostaria de tirar uma dúvida: Na lista de testes acima que o psicopedagogo pode usar consta também Figuras de Rey, os psicólogos afirmam que este teste é restrito a eles e sempre fica a dúvida o teste é realmente restrito aos psicólogos ou o , o psicopedagogo pode aplicar ?

    Resposta
  • 16 de dezembro de 2018 em 11:19
    Permalink

    Parabéns ! Excelente Fonte de informações. Gostei muito.

    Resposta
    • 17 de dezembro de 2018 em 15:42
      Permalink

      Olá Maria Raimunda, agradecemos o carinho e atenção a nós dedicado. Que bom poder contribuir de alguma forma. Continue sempre nos visitando, toda semana temos novidades. Conte sempre conosco. Abraços carinhosos…

      Resposta

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