Psicopedagogia

Técnicas Psicopedagógicas podem me ajudar no processo de Alfabetização?

A psicopedagogia é uma grande ferramenta para o processo de aprendizagem, ela conta com várias técnicas que favorecem o ensino. Conheça as principais!

Cada criança, no processo de alfabetização, possui sua maneira única e particular de absorver novas informações. A alfabetização, geralmente, é influenciada não somente pelo conhecimento, mas também pelo vínculo social que ela estabelece com outras crianças, com o educador e com suas experiências de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Levando essas características em consideração, a Psicopedagogia apresenta diversos métodos que auxiliam no processo de alfabetização. Esses métodos são conjuntos de técnicas que atendem as necessidades de cada criança, tendo como guia a sua forma individual de adaptação. Conheça os principais métodos/técnicas:

Método Fônico:

Um dos métodos mais populares entre os educadores e psicopedagogos tem como objetivo alfabetizar através da associação de letras (grafemas) com os sons que elas produzem (fonema). A técnica respeita uma estrutura bem definida começando pela associação de sons com as vogais, avançando para as consoantes até chegar nas sílabas e palavras completas.

Music lyrics with pencil, tune and note of music  . music contract license white isolated Premium Vector
Reprodução: Freepik

Essa é uma forma lúdica de alfabetizar, pois, as crianças conseguem colocar em prática os conhecimentos enquanto eles são aplicados, ajudando na memorização e também na pronúncia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

étodo Sociointeracionista:

A interação social entre aluno e educador é o guia dessa técnica que considera as relações afetivas e sociais que são estabelecidas durante o processo de alfabetização. O educador se coloca no lugar de mediador entre o conhecimento e a sociedade.

Young teacher with joyful kids Free Vector
Reprodução Freepik

É uma estratégia onde a alfabetização é personalizada conforme a vivência de cada criança, ou seja, o sistema alfabético é relacionado com coisas que as crianças têm acesso no dia a dia. Um dos maiores desafios para o educador é conseguir conciliar as diversas características da classe com o cronograma escolar, assim, essa técnica torna-se pouco popular.

Método Teacch:

Desenvolvida por Dr. Eric Schopler e alguns colaboradores no início da década de 70, esse é um método voltado para atender as necessidades da criança com autismo. Geralmente é utilizado por Psicopedagogos em seus atendimentos com a finalidade de trabalhar as dificuldades das crianças relacionadas ao comportamento, comunicação e linguagem.

Teacher with student isolated Premium Vector
Reprodução: Freepik

Sua maneira lúdica e dinâmica de ser aplicada desperta a atenção dos pequenos e traz ótimos benefícios como otimização do processo de ensino, desenvolvimento da autonomia e qualidade de vida para o aprendente/paciente e sua família.

Assim é fácil observar que as técnicas psicopedagógicas são peças fundamentais para o processo de alfabetização, já que elas servem para oferecer suporte para a criança e ao sistema de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Algumas das técnicas que abordamos aqui são encontradas no nosso lançamento exclusivo “Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar”, o PPpA.


Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o nosso lançamento? Clique nos links abaixo.


Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar

Vem aí, PPpA – Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar.

Você já sabe o que é o PPpA?

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar – Primeiros Volumes + Edição Especial


Referências: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/20/20#

https://www.sistemamaxi.com.br/o-que-e-metodo-fonico-de-afabetizacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp