Como elaborar um Relatório Psicopedagógico e(ou) Neuropsicopedagógico?
Dentre os profissionais da área sempre surgem dúvidas acerca de como elaborar certos documentos. O relatório é um deles.
O relatório Psicopedagógico (Pp) e ou Neuropsicopedagógico (NPp) é uma apresentação descritiva e informativa acerca de situações e/ou condições voltadas para os problemas de aprendizagem constituídas por diversos motivos.
Como todo documento deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Entrevistas;
- EOCA;
- Anamnese;
- Dinâmicas;
- Jogos;
- Testes Pp e (ou) NPp;
- Observação,
- Intervenções,
- Avaliações;
- Outros.
A finalidade do relatório será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicopedagógica, relatando sobre possíveis:
- Encaminhamentos;
- Informes;
- Intervenções;
- Avaliações;
- Diagnóstico;
- Prognóstico e evolução do caso;
- Orientação e sugestão de acompanhamento.
O profissional deve limitar-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas ao caso em questão.
Como deve ser a Estrutura?
O relatório é uma peça de natureza e valor científico, devendo conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, onde os termos técnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Observe os cinco itens que o mesmo deve apresentar:
1.Identificação
O Profissional – quem elabora o Relatório, onde deverá ser colocado o nome do mesmo.
O Interessado – quem solicita o Relatório.
O paciente/aprendente
O Assunto/Finalidade – qual a razão/finalidade do Relatório.
2. Descrição da Demanda
Esta parte é destinada à narração das informações referentes à queixa apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento. Nesta parte, deve-se apresentar a análise que se faz da demanda de forma a justificar os procedimentos adotados.
3. Procedimento(s)
A descrição dos procedimentos apresentarão os recursos e instrumentos técnicos utilizados para coletar as informações (número de encontros, pessoas ouvidas, testes, entrevistas, dinâmicas, observação, intervenções, eoca, jogos, outros… ).
Os procedimentos adotados devem ser pertinentes para avaliar a complexidade da queixa apresentada.
4. Análise
É a parte do documento na qual o Pp e (ou) NPp faz uma exposição descritiva de forma metódica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situações vividas relacionados à demanda em sua complexidade.
Como apresentado nos princípios técnicos, “O processo de avaliação psicopedagógica/neuropsicopedagógica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões voltadas para aprendizagem) têm diversas determinações que devem ser consideradas , sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação.
O documento, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo. Somente deve ser relatado o que for necessário para o esclarecimento do mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
5. Conclusão
Ao concluir o documento, o Pp e (ou) NPp vai expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua investigação a partir das referências que subsidiaram o acompanhamento.
Após a narração conclusiva, o documento é encerrado, com indicação do local, data de emissão, assinatura do Pp e (ou) NPp e o CBO, ou se tiver número de inscrições na associação/ABPp e (ou) sindicato/SINDPSICOPP/BR. (tais inscrições não são obrigatórias).
Modelos de Relatórios para baixar, preencher e imprimir.
(Em setembro na nova versão do Software PsiquEasy estarão disponíveis para geração automática todos os modelos de documentos Pp e NPp).
Próxima Postagem: Como desenvolver um Laudo Psicopedagógico e (ou) Neuropsicopedagógico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sugestões muito interessantes e pertinentes para elaboração de um relatório. Obrigado!
Estou pesquisando modelos de relatórios, por me sentir insegura para elaborar os mesmos. Sou uma pessoa que precisa, praticar,ver modelos para seguir em frente.
Olá Luciana Alves, tudo bem?
É sempre bom termos modelos a seguir. É bem mais seguro sabermos onde colocarmos as devidas informações. Além dos modelos que temos no blog que são gratuitos para baixar e imprimir ainda temos mais de 110 modelos em nossos materiais com esta com uma super oferta. Conheça os materiais e entre em contato com nosso suporte para mais informações.
https://blog.psiqueasy.com.br/2019/07/04/apostila-com-mais-de-60-modelos-de-documentos-psicopedagogicos/
https://blog.psiqueasy.com.br/2019/12/20/modelos-de-documentos-psicopedagogicos-vol-02/
Caso goste e tenha interesse em adquirir entre em contato com nosso suporte para que os mesmos possam passar o preço promocional dos dois volumes juntos. Whatsapp: (21) 9 7421-7212
Qualquer dúvida, estamos a disposição. Abraços….
Muito bom esses modelos de relatórios,sou psicopedagoga e neuropsicopedagoga,e atual na educação e acho pertinente cada tópico dos relatórios,porque assim,temos como dá uma resolutiva com mais eficiência para a família e a escola. Parabéns pelo trabalho.
Olá Marizalva, tudo bem?
Que bom que você gostou, tudo feito e disponibilizado com muito amor e carinho. Respondi sua outra mensagem. Lá indiquei mais links e também o site da nossa plataforma. Acredito que irá gostar bastante.
Abraços
Pp e Escritora – Daliane Oliveira
Instagram – @dalianeoliveirapsico
Parabéns pelos modelos de relatórios,que são de grande relevância para a atuação do psicop,é do neupsip.
Olá Marizalva, tudo bem?
Obrigada pelo carinho. Que bom que você gostou dos modelos, foi disponibilizado com muito carinho. Temos várias postagens com diversos modelos que acredito que irá gostar bastante. Segue alguns links.
https://blog.psiqueasy.com.br/2020/04/22/com-elaborar-um-informe-psicopedagogico-com-dados-neuropsicopedagogicos/
https://blog.psiqueasy.com.br/2020/07/21/modelo-de-informe-neuropsicopedagogico/
https://blog.psiqueasy.com.br/2020/04/07/como-elaborar-um-informe-neuropsicopedagogico/
https://blog.psiqueasy.com.br/2018/05/24/modelos-de-documentos-psicopedagogicos/
Entre vários outros links….
Você também encontrará modelo de relatório em nosso software para Gestão do Atendimento Psicopedagógico – Faça seu cadastro gratuito
Lá é possível configurar todas as informações de maneira fácil e rápida em diversos documentos. Basta acessar: http://www.psiqueasy.com.br